FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COM MAIS 1,37 METRO HOJE, NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DE JANAÚBA JÁ SUBIU 6 METROS EM DEZEMBRO E TEM HOJE 8 METROS E MEIO DE ÁGUA A MAIS EM RELAÇÃO AO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2020

  • FALTAM SEIS METROS E MEIO PARA A REPRESA DO BICO DA PEDRA FICAR CHEIA 

  • NA CIDADE DE JANAÚBA JÁ CHOVEU 381 MILÍMETROS EM DEZEMBRO E 776 MILÍMETROS DESDE OUTUBRO 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro de 2021.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O nível de água na barragem do Bico da Pedra aumentou em 1,37 metro nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro, sendo a maior cheia diária na represa desde 1994. Com isso, a represa de Janaúba acumula a cheia de 6,10 metros de água neste mês. No mesmo período do ano passado a cheia teria sido de apenas 63 centímetros.

Numa comparação com o dia 29 de dezembro de 2020, hoje a barragem do rio Gorutuba estaria com 8,57 metros de água a mais. Conforme relatório do Distrito de Irrigação do Gorutuba, o volume de água na represa hoje seria de 286 hectômetros cúbicos de água (286 milhões de metros cúbicos ou 286 bilhões de litros) o que representa 57% da sua capacidade total.

E desde outubro até hoje o volume de água aumentou em sete metros e meio (7,57 metros). Para ficar cheia, a represa do Bico da Pedra precisaria de uma recarga de seis metros e meio de água, mais precisamente 6,57 metros.

CHUVA NA CIDADE DE JANAÚBA

Há muito tempo não se via um dezembro tão chuvoso como está acontecendo agora na cidade de Janaúba. E se comparar com os dois últimos anos o disparate ainda é maior. No último mês de 2021 os moradores desta cidade convivem com a chuva acumulada cinco vezes mais do que presenciaram em dezembro do ano passado.

Conforme levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, até o presente momento já choveu o correspondente a 381,8 milímetros em Janaúba neste mês. Um ano atrás a chuva foi menos de 10% em relação a esse índice pluviométrico que se torna o maior nos últimos 14 anos. A última vez que choveu mais de 300 milímetros em dezembro foi em 2013. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, no último mês daquele ano choveu 367,1 milímetros na cidade de Janaúba.

No período chuvoso, que compreende do dia 1º de outubro até hoje, 29 de dezembro, já choveu 776 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde, no mesmo período de 2020 foram 335 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR