FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

BARRAGEM DE JANAÚBA ACUMULA CHEIA DE 3 METROS DE ÁGUA DESDE OUTUBRO E ESTÁ COM 33% DA SUA CAPACIDADE

  • HOJE. A REPRESA DO BICO DA PEDRA TEM 4,17 METROS DE ÁGUA A MAIS EM RELAÇÃO A 20 DE DEZEMBRO DO ANO PASSADO 

Foto rede social

Rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, no dia 19 de dezembro de 2021.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais de três metros. Essa é a recarga de água na barragem do Bico da Pedra neste período chuvoso iniciado em outubro. De acordo com levantamento ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, a represa de Janaúba acumula cheia de 3,09 metros de água em dois meses e três semanas e estaria hoje com 33,6% da sua capacidade de armazenamento de água.

Os dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) que faz o monitoramento diário da barragem formada no rio Gorutuba e aponta que a quantidade de água represada estaria hoje em torno de 168 hectômetros cúbicos ou 168 milhões de metros cúbicos (168 bilhões de litros) de água. No tempo seco o nível de água no Bico da Pedra chega a ficar em torno de 10%. Vale ressaltar que são quase 15 anos que a barragem ficou cheia pela última vez.

Nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro, houve aumento em 16 centímetros numa comparação a sexta-feira passada, e o volume de água seria 4,17 metros de água a mais em relação ao dia 20 de dezembro de 2020.  Neste mês houve a recarga de 1,62 metros de água na barragem do Bico da Pedra que teve aumento de 55 centímetros no mesmo período do ano passado.

Para ficar cheia, a represa que fica cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, seria necessária a recarga de 11,05 metros de água, enquanto que em dezembro de 2020 a necessidade era de o nível de água subir em 15,22 metros.

CHUVA

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre os dias 1º de dezembro e esse domingo, 19, já choveu o correspondente a 137,8 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Nos 19 primeiros dias de dezembro de 2020 choveu 56 milímetros e no último mês do ano passado o acumulado teria sido de 69,6 milímetros.

A chuva acumulada no período chuvoso de 2021 (de 1º de outubro até esse domingo, dia 19 de dezembro) nas cidades de Janaúba e de Janaúba é 532,2 milímetros, enquanto que de outubro a 19 de dezembro de 2020 teria chovido 335 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR