FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

VOLUME DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA É MANTIDO POR 6 DIAS E HOJE TEM 2,72 METROS DE ÁGUA A MAIS EM RELAÇÃO AO DIA 22 DE NOVEMBRO DO ANO PASSADO

  • REPRESA TEM 26% DA SUA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra na sexta-feira, dia 19 de novembro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Já são seis dias consecutivos que o volume de água na barragem do Bico da Pedra não é alterado. Considerando que nesse período não choveu na redondeza dessa represa construída há mais de 40 anos no rio Gorutuba e que fica aproximadamente cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Neste mês de novembro houve a recarga de 62 centímetros na quantidade de água na barragem gorutubana que acumula cheia de 1,03 metro desde a primeira semana de outubro até esta segunda-feira, dia 22 de novembro. Numa comparação ao dia 22 de novembro de 2020, hoje a represa do Bico da Pedra estaria com 2,72 metros de água a mais.

Essa informação é do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) que realiza monitoramento diário na barragem que é administrada pela Codevasf, órgão do Governo Federal, objetivando a disponibilidade de água para os projetos irrigados do Gorutuba (em Nova Porteirinha) e Lagoa Grande (em Janaúba), assim como perenizar do rio Gorutuba e abastecimento destas duas cidades.

Dados do DIG apontam que o provável volume na barragem do Bico da Pedra atualmente seria 132,47 hm3 (hectômetros cúbicos) ou 132 milhões de metros cúbicos (132 bilhões de litros). Isso representa 26,4% da capacidade de armazenamento da represa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID