FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MADRUGADA COM CHUVA NAS CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA, ONDE EM OUTUBRO JÁ CHOVEU 64 MILÍMETROS; VOLUME DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA DIMINUIU EM UM CENTÍMETRO EM 24 HORAS

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra em 8 de fevereiro de 2021. Nessa data o volume de água era de 59 centímetros a menos em relação a esta quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Uma e meia da madrugada. Esse foi o horário em que começou a chuva desta quinta-feira, dia 21 de outubro, na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Durante 20 minutos a chuva foi intensa acompanhada de ventania. Após um rápido período de estiagem, ainda teve chuvisco pela madrugada.

De acordo com informações da estação meteorológica instalada na Epamig, na cidade de Nova Porteirinha, a poucos metros da cidade de Janaúba, a chuva na madrugada de hoje nestas duas cidades, separadas pelo rio Gorutuba, teria sido de 15 milímetros. Evidentemente que em outras partes destas cidades a precipitação pluviométrica tem sido mais intensa.

Com base nos dados da estação instalada na Epamig, que é referência para o serviço nacional de meteorologia, neste mês de outubro já choveu 64,5 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Numa comparação a outubro de 2020 quando choveu o correspondente a 206 milímetros, o índice pluviométrico deste mês é de 31% em relação a um ano atrás. Mas, nestas três primeiras semanas de outubro já choveu quase que a totalidade da chuva de outubro de 2019 que teria sido de 71 milímetro.

BARRAGEM

O nível de água na barragem do Bico da Pedra reduziu em um centímetro nas últimas 24 horas, conforme relatório divulgado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), nesta quinta-feira, 21 de outubro. No último domingo houve até uma elevação em dois centímetros na quantidade de água na represa em função de chuva ocorrida acima da represa que fica em torno e cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Nas três primeiras semanas de outubro a barragem do rio Gorutuba perdeu 26 centímetros em seu volume de água, enquanto que no mesmo período de outubro do ano passado a redução teria sido de 36 centímetros. Mesmo com a diminuição de 26 centímetros neste mês, hoje, quinta-feira, dia 21, tem mais água do que um ano atrás. Numa comparação a 21 de outubro de 2020, hoje a barragem teria 3,38 metros de água a mais.

Para ficar cheia, a represa gorutubana teria que receber uma recarga de 14,05 metros de água. Atualmente, a barragem do Bico da Pedra está com em torno de 15% da sua capacidade de armazenamento de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID