FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COM 20 MILÍMETROS NA MADRUGADA DE HOJE, CHUVA NESTE MÊS EM JANAÚBA SUPERA A MARCA DE OUTUBRO DE 2019

Foto reprodução Ieda Soares

Rio Gorutuba na região de Barreiro da Raiz, distrito de Janaúba, nesta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2021.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na madrugada desta segunda-feira, dia 25 de outubro, voltou a chover nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Nas duas últimas semanas tem chovido nessas localidades, apesar de período de estiagem. O site do jornalista Oliveira Júnior obteve a informação de que na madrugada de hoje foram 20 milímetros de chuva nas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba.

Com os 20 milímetros desta segunda-feira, a chuva acumulada em outubro de 2021 atinge a marca de 87 milímetros. Os dados são da estação meteorológica instalada na Epamig, na cidade vizinha de Nova Porteirinha. Em relação a outubro do ano passado, a chuva neste ano está aquém, pois corresponde a 42% do índice pluviométrico verificados nos 31 dias de outubro de 2020.

Imagem de Ieda Soares

Rio Gorutuba na região de Barreiro da Raiz, distrito de Janaúba, nesta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2021.

Mas, numa comparação a outubro de 2019, neste ano chove mais nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. São 87 milímetros ante os 71 milímetros registrados dois anos atrás. Isso implica em dizer que agora já choveu 22% a mais do que no décimo mês de 2019.

BARRAGEM

Há quatro dias o volume de água na barragem do Bico da Pedra se mantém. Desde sexta-feira, dia 22 de outubro, quando houve a recarga de dois centímetros, o armazenamento não teve alteração. A expectativa é de que nas próximas horas a represa possa ganhar nova recarga de água diante do aumento no volume no rio Gorutuba acima do lago da barragem.

De acordo com o relatório desta segunda-feira, dia 25, divulgado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), órgão que faz o monitoramento diário do volume de água nessa represa do rio Gorutuba, hoje a barragem de Janaúba possui 3,41 metros de água a mais em relação ao dia 25 de outubro de 2020. Contudo, o nível de água está muito baixo. A barragem do Bico da Pedra estaria hoje em torno de 15% do seu armazenamento de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID