FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CHOVEU MAIS DE 50 MILÍMETROS EM JANAÚBA NESTA SEMANA

Foto reprodução rede social

Rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba, na segunda-feira, dia 11 de outubro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Após alguns dias com temperatura elevada ultrapassando os 39 graus centígrados – no dia 22 de setembro chegou aos 40,8 graus centígrados – o clima em Janaúba modificou nesta semana. O calor deu lugar à temperatura amena e com precipitação pluviométrica nesta cidade situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Conforme apurações do site do jornalista Oliveira Júnior, entre a noite de ontem, terça-feira, dia 12 de outubro, e a madrugada desta quarta-feira, 13, choveu o correspondente a 23 milímetros na cidade de Janaúba. Dados extraoficiais apontam mais de 50 milímetros nesta semana. Isso porque na segunda-feira teriam sido 28 milímetros.

Com isso, o acumulado em outubro de 2021 é de 51 milímetros. A chuva desta semana equivale a 24% do índice pluviométrico de outubro do ano passado que teve 206,2 milímetros. Numa comparação a outubro de 2019, ocasião em que teria chovido 71,2 milímetros, a chuva nesta primeira quinzena de outubro de 2021 corresponde a 70% da totalidade de chuva de dois anos atrás.

O tempo chuvoso foi verificado também em outras localidades. A vazão de água no rio Gorutuba aumentou na região de Barreiro da Raiz, distrito de Janaúba. Há possibilidade de que nas próximas horas tenha alteração no volume de água na barragem do Bico da Pedra, que fica em torno de cinco quilômetros da cidade de Janaúba.

O nível de água nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, é o mesmo registrado no domingo, dia 10. Diante disso, até então a represa registra diminuição de 15 centímetro em seu armazenamento de água neste mês, conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG). Contudo, numa comparação ao dia 13 de outubro de 2020, o nível de água na represa hoje, dia 13, estaria com quase três metros e meio (3,25 metros) de água a mais. Para ficar cheia, a barragem de Janaúba precisaria receber uma recarga de 13,03 metros de água. Hoje, o volume acumulado é inferior a 15%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID