FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

INAUGURADO NESTE SÁBADO EM JANAÚBA O EMPREENDIMENTO DE TRANSMISSÃO DA TAESA DE ENERGIA RENOVÁVEL QUE TEVE INVESTIMENTO DE QUASE R$ 1 BILHÃO E GEROU CERCA DE 1 MIL EMPREGOS

Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba 

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes.

 

Já está em funcionamento o empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. (“Janaúba”), 100% controlado pela Taesa, e que contribui para o escoamento de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, e do prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, foi realizada na manhã deste sábado, dia 11 de setembro, a inauguração desse empreendimento entregue com quase seis meses de antecipação do prazo limite exigido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O ministro Bento Albuquerque destacou que a entrada em operação da Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. possibilita a segurança do sistema de abastecimento, considerando que o Brasil enfrenta a pior crise de 90 anos em reservatórios de hidrelétricas. O prefeito José Aparecido Mendes ressalta a importância técnica, social e econômica desse empreendimento para Janaúba com importante contribuição na geração e transporte de energia para o país. O investimento foi de quase R$ 1 bilhão.

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor de Implantação da Taesa, Luís Alessandro Alves, e o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes.


O prefeito de Janaúba explica que o empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica, controlado pela Taesa, tem oportunizado em torno de 1.000 de 800 empregos diretos, em média, por mês colaborando, inclusive, com o fortalecimento da economia local e regional.

O diretor de Implantação da Taesa, Luís Alessandro Alves, informou que o empreendimento inaugurado neste sábado, dia 11, tem capacidade para transportar 1.600 megawatts (MW) de potência, energia suficiente para atender ao consumo de cinco milhões de pessoas. Além disso, completa Alves, ajudará a escoar a carga de energia do Nordeste para trazê-la ao submercado Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do país.

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, e os secretários municipais de Janaúba Farley Frederico (Agronegócio), Maria Aparecida Jácomo (Educação) e Fábio Cantuária (Administração).


Na implantação do empreendimento Janaúba Transmissora de Energia Elétrica S.A. foram utilizados mais de 30.000m3 de concreto, mais de 12.000 toneladas de estrutura, mais de 12.500 toneladas de cabos condutores, além de terem sido realizadas 26 travessias em todo o seu trajeto.

Localizado entre os estados de Minas Gerais e Bahia, o empreendimento possui 542 km de extensão, compreendendo as linhas de transmissão LT 500 kV Bom Jesus da Lapa II – Janaúba 3 (304 km de Circuito Simples) e LT 500 kV Janaúba 3 – Pirapora 2 (238 km de Circuito Simples) e três subestações de 500 kV (Bom Jesus da Lapa II, Janaúba 3 e Pirapora 2). (Fonte: Taesa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID