FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

GOVERNO ATENDE AO PEDIDO DO PREFEITO DE JANAÚBA E DISPONIBILIZA AVIÃO PARA AJUDAR NO COMBATE A INCÊNDIO NA SERRA DE TAQUARIL

  • FORÇA TAREFA PARA APAGAR O FOGO CONTA COM SERVIDORES DA PREFEITURA DE JANAÚBA, CORPO DE BOMBEIROS MILITARES E COMUNIDADE

 

Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba

O pedido do prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, formalizado no início desta semana foi acatado pelo Governo de Minas e desde a manhã de hoje, quinta-feira, dia 16 de setembro, tem um avião para ajudar no combate aos focos de incêndio na serra de Taquaril, na região Sul desta cidade. O avião pousou no aeroporto municipal Mário Sena Braga nesta manhã e inicia voo com lançamento de água nos focos de incêndio.



A solicitação pela aeronave específica para essa ação foi durante reunião entre o prefeito José Aparecido e o subcomandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, Major Andrey Márcio, e o comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba, Tenente Herodes Figueira, ocasião em que foi ampliada a parceria entre esses órgãos público para apagar o fogo na serra.

Diante da dificuldade de acesso aos locais de maior intensidade do incêndio, o prefeito recorreu ao Governo de Minas, com apoio dos deputados Diego Andrade (federal) e Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho (estadual), no sentido de que fosse liberada a aeronave para conter as chamas. A solicitação foi deferida pelo Governo e pelo comando geral do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

Desde o final de semana, quando iniciou os focos de incêndio, a Prefeitura de Janaúba e o Corpo de Bombeiros desenvolvem atividades para apagar o fogo e evitar que o incêndio avançasse para propriedades habitáveis no entorno da serra. A prefeitura, por intermédio da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Obras, mantém equipe de servidores e maquinários para ajudar no combate ao incêndio, inclusive com a implantação de aceiro como barreira contra incêndio.


Nessa ação conjunta, o 6º Pelotão de Janaúba foi reforçado com bombeiros militares das unidades de Montes Claros, Diamantina, Pirapora e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), além do avião com o qual são realizadas operações nesta quinta-feira.

A prefeitura colocou à disposição patrol, carregadeira, caminhões-pipas, tratores, veículos, sopradores e pessoal de brigada. Sem contar o trator com pipa da Codevasf e diversas outras ações desde o primeiro momento. Nessa força tarefa, coordenada pelos bombeiros, o objetivo é ajudar no combate ao fogo na serra, que já completam seis dias de devastação à fauna e flora gorutubana, causando sérios danos ao meio ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID