FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FOGO PODE TER CONSUMIDO MAIS DE 500 HECTARES DE VEGETAÇÃO EM SERRA E ÁREA AGRÍCOLA EM JANAÚBA

  • PREFEITO JOSÉ APARECIDO MENDES E REPRESENTANTES DO 7º BATALHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES: COMBATE AO INCÊNDIO NO MUNICÍPIO

 

Foto satélite Sentinel-2

Área da queimada na serra de Janaúba no dia 13 de setembro de 2021. 

Fotos CB

Bombeiros em área controlada após o incêndio na serra de Taquaril, em Janaúba. 

Foto Ascom Prefeitura de Janaúba

Prefeito José Aparecido Mendes reunido com o Major Andrey Márcio e com o Tenente Figueira, ambos do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A cena que surgiu na serra de Taquaril na manhã de sábado, dia 11 de dezembro, retratou o dito popular: “onda há fumaça há fogo”. O fogo ganhou intensidade no fim de semana e avançou pela vegetação seca nessa serra que separa a cidade de Janaúba do lago da barragem do Bico da Pedra. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que até esta terça-feira, dia 14, o incêndio consumiu mais de 500 hectares.


O foco de incêndio contornou grande parte do morro conhecido como serra de Taquaril e foi notado à distância nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde os moradores tiveram que alterar o cotidiano para não inalar a fumaça. A mata fechada e vegetação seca foi atingida rapidamente pelo fogo. Isso tem sido um dos empecilhos para a equipe de brigadistas em ação para conter as chamas.

Teve prosseguimento nesta terça-feira, dia 14 de setembro, a força tarefa por parte da Prefeitura de Janaúba, do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba e da comunidade no sentido em apagar o incêndio que destruiu vegetação na serra de Taquaril e em plantações de propriedades no entorno da serra. De acordo com imagens do satélite Sentinel-2 obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, o fogo consumiu mais de 500 hectares. O satélite Sentinel-2 auxilia no monitoramento da vegetação e solos.

Na tarde desta terça-feira, dia 14, o prefeito José Aparecido Mendes esteve reunido na Prefeitura de Janaúba com o subcomandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais/Montes Claros, Major Andrey Márcio, e com o comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba, Tenente Heródes Figueira, para avaliar a situação e agir no combate aos focos de incêndios neste município. Os deputados Diego Andrade (federal) e Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho (estadual), fizeram gestão junto ao Governo de Minas por medidas para eliminar o incêndio.

A Prefeitura de Janaúba disponibilizou caminhão pipa, retroescavadeira e carregadeira para auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID