FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PREFEITURA DE JANAÚBA LANÇA SUA “PLATAFORMA CLICK EDUCAÇÃO”

  • Esta proposta está incluída no Programa “Educação Além dos Muros das Escolas” da Secretaria Municipal de Educação

 

Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba

Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Jácomo, e o prefeito José Aparecido Mendes.



A Secretaria Municipal de Educação de Janaúba lançou, nessa terça-feira, dia 17 de agosto, o “Programa Educação Além dos Muros da Escola”. O objetivo geral desta proposta tem dois focos: aluno e sociedade. O programa visa, para o aluno, promover ações de continuidade ao processo de aprendizagem, contextualizando o ensino e favorecendo a formação cidadã. Para a sociedade, o programa propõe envolver as pessoas com informação, conhecimento, levando-os a participarem do desenvolvimento do município.


Coordenado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, serão propostos aos professores temas que podem ser desenvolvidos na transversalidade dos conteúdos.

Para a execução da proposta destes temas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCC) indicam a elaboração de projetos que são uma das formas de organizar o trabalho didático e que podem integrar diferentes modos de organização curricular.



As ações do programa, quando desenvolvidas com foco na sociedade, serão realizadas em horário extraturno, com participação voluntária dos profissionais da educação.

Entre os temas abordados, estão: Ética, orientação sexual, meio ambiente – como lixo e limpeza da cidade – Projeto Vigilantes da Vida, Projeto Saúde e Vida na Adolescência, Projeto Trânsito Legal, Projeto Horta Escolar e Comunitária entre outros.

Estes temas devem ser trabalhados nas áreas e disciplinas já existentes. Sendo assim, a aplicação dos temas transversais na educação está diretamente relacionada com questões e aprendizados essenciais para a formação integral dos alunos, visando oferecer a todos os estudantes uma base sólida.


Neste ano de 2021 o Programa iniciou com o “Projeto Vigilantes da Vida.” Depois foi trabalhado a questão do lixo na cidade, inclusive com o Concurso “Faça a diferença! Jogue o lixo na lixeira”. O objetivo maior deste concurso, não foi apenas premiar os vencedores, mas trabalhar os estudantes, na formação cidadã como protagonistas na manutenção da limpeza da cidade. O concurso aconteceu e as imagens e frase dos vencedores foram estampadas nas lixeiras das escolas.

Os alunos vencedores e seus respectivos professores receberam premiação durante a solenidade. Entre os prêmios, computadores (notebooks) e tabletes.

Na modalidade desenho, Educação Infantil, venceram a aluna Esther Fernandes Barbosa do 2º período da Escola Municipal Emídio Pereira da Silva, e a professora Priscila Moura, sendo supervisionadas pela pedagoga Rozaline Fernandes de Almeida e pela diretora Rita Senhora Martins

Na modalidade desenho, do primeiro ao quinto ano, os vencedores são da Escola Municipal Madre Cândida Maria de Jesus: o aluno Willian Pereira de Aquino Freitas e a professora Lucineide Barbosa Ramos, sob a supervisão da pedagoga Núbia Gonçalves da Silva Veloso e da diretora Rosângela Barbosa Soares.


Na modalidade frase, do sexto ao nono ano, a vencedora é aluna da Escola Municipal Barão de Macaúbas, Mayulle Gonçalves Pereira de Jesus e a professora Graciele Rodrigues Silva, supervisionadas pela pedagoga Karla Geanne Souza Dias e pelo diretor Cláudio Farias de Jesus.

Também recebeu premiação, aluna da Educação Especial do município de Janaúba, da Escola Municipal Ensino Especial Professora Escola Marina Cordeiro, da Apae, Ana Clara Alves de Jesus, estudante do 5º Ano e sua professora Maria Aparecida Pereira Rocha, supervisionadas pela diretora Vera Lucia Duarte Rodrigues.



Presentes ao evento, Fernando Barreto, diretor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), instituição parceira desta proposta, agradeceu o dinamismo da atual administração em buscar este tipo de apoio para implantar projeto tão importante para a educação do município.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Jácomo se disse bastante gratificada com os resultados obtidos em sua pasta ao longo destes sete meses de administração. “As dificuldades são muitas, mas isso não me impede de buscar o melhor para nossa educação”, disse ela.



O prefeito José Aparecido Mendes Santos, bastante emocionado se mostrou agradecido à sua equipe, destacando a secretária Maria Aparecida Jácomo pela atuação que culminou com a implantação deste projeto. Salientou ser apenas o começo. “Muitos outros benefícios estão por vir”, disse ele, e avisou que serão instalados pontos de internet para ajudar os alunos a atuarem, principalmente com a nova ferramenta que a Secretaria Municipal de Educação implantou: Plataforma Click Educação, para ajudar as crianças e adolescentes durante seus aprendizados na rede municipal de Ensino. “Um projeto pioneiro, onde a partir de agora os alunos terão mais facilidade para dar sequência aos seus estudos de forma online”, destacou o prefeito.

Trata-se de uma grande inovação na educação da rede municipal que foi aprovada pelos alunos e seus pais, pois facilita, e muito, o acesso às aulas e as explicações dos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO