FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NO PRIMEIRO DIA DE VACINAÇÃO EM JANAÚBA, 43 IDOSOS ACIMA DOS 90 ANOS FORAM IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19

Foto SMS/Janaúba

Vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 90 anos em Janaúba no dia 15 de fevereiro de 2021. 

A Secretaria Municipal de Saúde começou nessa segunda-feira, dia 15 de fevereiro, a vacinação contra o novo coronavírus em idosos de Janaúba acima dos 90 anos de idade. Pelo menos 43 cidadãos nessa faixa etária receberam o imunizante. Paralelamente houve a aplicação da vacina em outros profissionais da saúde que ainda não haviam recebidos a primeira e a segunda dose.

Em Janaúba, a estimativa é de que 296 pessoas com mais de 90 anos sejam vacinadas contra a Covid-19. Nesse primeiro dia de imunização nesse grupo de janaubenses foram aplicadas 43 doses da vacina, o correspondente a 14,5% do total estimado. Pelo menos quatro nonagenários (acima de 90 anos) do distrito de Vila Nova dos Poções foram imunizados. As outras doses abrangeram idosos na cidade. Nesta terça-feira devem ser imunizados idosos acima de 90 anos nos distritos de Barreiro da Raiz e Quem Quem.


Na manhã desta terça-feira, dia 15, devem ser vacinados 47 janaubenses com mais de 90 anos que são assistidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) abrangidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Herlinda Silveira, situada na praça do Triângulo, bairro Padre Eustáquio. Na parte da tarde é prevista a imunização em 33 moradores acima dos 90 anos assistidos pelas equipes das UBS dos bairros Novo Paraíso e Nova Esperança.

Vale ressaltar que os aplicadores da vacina vão nas residências dos idosos desse grupo prioritário – acima dos 90 anos – conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Nessa segunda-feira foram aplicadas 123 doses da vacina, das quais 43 doses (a primeira) em idosos acima de 90 anos. As outras 80 vacinas foram aplicadas em profissionais da saúde, sendo 69 receberam a primeira dose e 11 a segunda dose do imunizante.

Até então, Janaúba recebeu 3.762 doses de vacinas contra o novo coronavírus e já foram aplicadas 2.486 doses (primeira e segunda doses) seguindo o cronograma referendado pelo Ministério da Saúde, inclusive com a reserva de segunda dose a ser aplicada num intervalo médio de duas semanas, no caso da CoronaVac. Já a vacina AstraZeneca tem um intervalo maior entre a primeira e a segunda dose.

Pelo menos 56 idosos em instituição de longa permanência em Janaúba, no caso o Asilo, já foram vacinados tanto na primeira quanto na segunda dose, enquanto que 4 pessoas com deficiência em residência inclusiva receberam a primeira dose da vacina. 1.401 profissionais de saúde em Janaúba já foram vacinados contra o novo coronavírus, dos quais 926 receberam a segunda dose. Os profissionais de saúde, principalmente da iniciativa privada (consultórios), que ainda não foram imunizados e estejam no grupo prioritário da vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde, podem procurar a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde para serem vacinados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID