FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU MAIS 41 CENTÍMETROS E TEM CHEIA DE 3 METROS ESTE MÊS

  • HOJE, QUINTA-FEIRA, A BARRAGEM DE JANAÚBA TEM 5,12 METROS DE ÁGUA A MAIS EM RELAÇÃO AO DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2020

 

Fotos DIG

Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba-MG, em 30 de outubro de 2020 e no dia 8 de fevereiro de 2021.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo quinto dia consecutivo, a barragem do Bico da Pedra apresenta aumento em seu volume. Nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, foi constatado que o nível de água subiu em 41 centímetros em relação ao dia anterior que teve cheia de 49 centímetros, enquanto que na terça-feira a recomposição teria sido de 1,33 metro.

Na primeira semana deste mês, quer dizer, entre os dias 1º e 6 a represa teve diminuição em seis centímetros na quantidade de armazenamento. Contudo, no domingo passado houve o início da cheia com a reposição de 35 centímetros. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que nos últimos cinco dias o nível de água na represa do Bico da Pedra subiu em 3,04 metros.

Hoje, quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a barragem gorutubana tem 5,12 metros de água a mais em relação ao dia 11 de fevereiro do ano passado. Levantamento do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) aponta que o volume atual na represa do rio Gorutuba representa 28,9% da sua capacidade. Subiu um 1,5 ponto percentual num comparativo a essa quarta-feira.

Ainda conforme o DIG, o provável volume acumulado na barragem do Bico da Pedra nesta quinta-feira seria 144,93 hectômetros cúbicos de água ou então quase 145 milhões de metros cúbicos. Quando foi construída, em meados dos anos 70, a represa gorutubana teria a capacidade de armazenamento em torno de 703 milhões de metros cúbicos de água. Anos depois, essa capacidade teria tecnicamente reduzida para algo em torno de 550 milhões de metros cúbicos considerando o assoreamento entre outros fatores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID