FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CHUVA ACUMULADA ESTE MÊS EM JANAÚBA É DE 200 MILÍMETROS E NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 3,30 METROS EM FEVEREIRO

  • Este mês já choveu o equivalente a 90% da chuva de fevereiro do ano passado

 

  • Com 30% da sua capacidade, barragem de Janaúba possui 5,39 metros de água a mais em comparação ao dia 19 de fevereiro de 2020

 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra no dia 18 de fevereiro de 2021. Nessa imagem a régua marca a cota 541 metros quase que submersa. A menor cota este mês foi 537,55. O limite para ficar cheia é a cota 553 metros.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 200 milímetros. Essa é a quantidade de chuva na cidade de Janaúba neste mês de fevereiro que também registra cheia na barragem do Bico da Pedra que apresenta a recuperação de 3,30 metros de água em seu volume. Há quase duas semanas o cenário na represa é de acúmulo de água, bem diferente do que aconteceu na primeira semana deste mês em que houve a redução de seis centímetros.

Hoje, sexta-feira, dia 19 de fevereiro, teve o acréscimo de dois centímetros na quantidade de água acumulada no lago da represa do rio Gorutuba. Diante disso, conforme levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, o nível de água barragem do Bico da Pedra subiu em 3,30 metros este mês.

Numa comparação ao dia 19 de fevereiro do ano passado, hoje há na represa gorutubana 5,39 metros de água a mais. Esses dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) e apontam para 30% o volume de água na barragem de Janaúba. Entretanto, ainda faltam muito para ela ficar cheia. Seria necessário que o nível subisse em 12,15 metros para ocorrer o transbordamento pelo vertedouro.

Nessa quinta-feira, 18, choveu pouco mais de cinco milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, separadas pelo rio Gorutuba e que ficam em torno de cinco quilômetros depois da barragem. Na quarta-feira o Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva de 36 milímetros nestas duas cidades localizadas na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que neste mês de fevereiro já choveu o correspondente a 200,6 milímetros na cidade de Janaúba. Isso equivale a 90% do total da chuva em fevereiro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID