FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

REGINA FREITAS É A NOVA PREFEITA DE NOVA PORTEIRINHA: EMPODERAMENTO FEMININO NO MUNICÍPIO

  • VEREADORA TONHA É ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL 

  • SAIBA QUAIS SÃO AS 3 MULHERES QUE JÁ FORAM PREFEITAS DE NOVA PORTEIRINHA: ELEITAS E INTERINAS 

Foto Paulo & Gallego

Prefeita Regina Freitas, vice-prefeito Raul Alves e os 9 vereadores de Nova Porteirinha.

 

NOVA PORTEIRINHA – Desde sexta-feira, 1º de janeiro, este município é governado por Regina Antônia de Souza Freitas (PSL), primeira mulher a ser eleita prefeita de Nova Porteirinha em eleição ordinária e para o mandato de quatro anos. No dia anterior, Regina encerrou o mandato de vereadora para o qual teria sido eleita em 2016. A prefeita Regina Freitas e o vice-prefeito Raul Alves Rocha (PSB) foram empossados neste fim de semana.

Com a atuação no legislativo local por mais de um mandato e ainda ter exercida a função de secretária municipal de Saúde em duas ocasiões e ainda a chefia de gabinete da prefeitura na gestão do prefeito Raul Alves Rocha (2013 a 2016), hoje o seu vice-prefeito, Regina inicia a administração tendo a saúde como prioridade, assim como outros setores público, principalmente com relação aos serviços essenciais como limpeza pública e melhoria na infraestrutura.

A eleição de Regina Freitas demonstra o empoderamento feminino nos poderes em Nova Porteirinha. Isso porque a vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues, a Tonha (PSL), foi eleita presidente da Câmara Municipal. Dos 9 vereadores, há duas vereadoras. Mas, as mulheres já foram maioria na Câmara. A bancada feminina chegou a ocupar 5 das 9 vagas na legislatura de 2005 a 2008. Regina e Tonha eram vereadoras nessa época.

A supremacia feminina nos poderes eletivos neste município também ocorreu em 2012, momento em que Nova Porteirinha era administrado por uma mulher e a Câmara era presidida por uma vereadora. No dia 15 de novembro passado, Regina derrotou a então prefeita Joélia Santos Barbosa (Podemos), que tentava a reeleição, por 370 votos de diferença. As duas teriam sido eleitas vereadoras em 2016. Regina foi a mais votada nessa eleição e sustenta até hoje a posição de campeã de votos em todas as eleições para vereador em Nova Porteirinha.

Joélia se tornou prefeita interina em maio de 2019 – ela era presidente da Câmara e assumiu o executivo devido ao afastamento do prefeito e do vice-prefeito por decisão judicial – e eleita prefeita em julho do mesmo ano em eleição suplementar, sendo a primeira mulher eleita prefeita, mas não em eleição ordinária. Na eleição suplementar de 7 de julho, Joélia superou Regina nas urnas por 24 votos.

A ex-vereadora Dalvanir Pereira Gumarães foi a primeira mulher a assumir o executivo municipal. Ela foi prefeita interina a partir do dia 12 de julho de 2012 por ocasião do afastamento do então prefeito Wilmar Soares de Oliveira, que retornou ao cargo no dia 20 do mesmo mês. Naquela época, Dalvanir era vice-presidente da Câmara.

Ela chegou ao executivo diante da renúncia da então vice-prefeita Marilza Pereira de Souza Mendes por motivo de ser candidata ao mesmo cargo na eleição daquele ano (foi eleita vice na chapa do prefeito Raul Alves da Rocha). O mesmo aconteceu com a então presidente da Câmara, Maria Antônia Lima Rodrigues, a Tonha, que deixou a presidência do legislativo e continuou sendo vereadora, uma vez que ela foi candidata a vice-prefeita em 2012. No período em que Dalvanir foi prefeita interina, a vereadora Joélia Barbosa assumiu a presidência da Câmara.

Quase oito anos depois a hegemonia feminina nos dois poderes em Nova Porteirinha retorna, com Regina na prefeitura e Tonha na Câmara. Regina é a primeira mulher eleita prefeita de Nova Porteirinha em eleição ordinária. Joélia foi a primeira prefeita em eleição suplementar e segunda prefeita interina, já que Dalvanir foi a primeira prefeita interina. Marilza Mendes foi a primeira mulher a ser vice-prefeita de Nova Porteirinha, em dois mandatos.

VEREADORES

A vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues, a Tonha, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Nova Porteirinha, função que já exerceu em outras legislaturas. O vereador Ailson Soares de Oliveira, o Tita, será o vice-presidente da Câmara, onde foi presidente no mandato passado. O vereador Rafael Alex Martins Soares foi eleito secretário da mesa diretora. Rafael foi o vereador mais votado na eleição de 2020.

Nessa sexta-feira, dia 1º, tomaram posse os 9 vereadores, sendo eles: Everson da Silva Ferreira, o Everson da Paraguaçu (PSDB), Marcos Paulo da Silva Macedo Fernandes, o Marcos Paulo Macedo (PSC), Maria Antônia Lima Rodrigues, Tonha (PSL), Maria Aparecida Souza Rodrigues, a Maria de Porfírio (PODEMOS) Ailson Soares de Oliveira, o Tita do Táxi (PODEMOS), Murilo Nunes Santos Alves, o Murilo da Padaria (PSL), Odair de Jesus Lacerda, o Dai da Banana (MDB), Rafael Alex Martins Soares, o Rafael de Tião Cabeça Branca (PSDB) e Renato Vieira dos Santos, o Renato da Auto Escola (MDB).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO