FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNORTE - FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
O curso de Psicologia da FUNORTE Janaúba dará início aos atendimentos na Clínica Escola e contará com os serviços de: Plantões Psicológicos voltados ao Acolhimento; Psicodiagnóstico; Psicoterapia Individual e em Grupo de caráter breve. Os serviços serão desenvolvidos às assistências de demandas psicológicas e emocionais para públicos de todas as idades, em formato presencial. O atendimento é *gratuito*, não é necessário encaminhamento e o agendado poderá ser feito através do contato: (38) 98838-5606, de segunda-feira a sexta-feira. Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA TEM 221 CANDIDATOS A VEREADORES, SENDO 77 MULHERES

  • Desde 2009 não há representação feminina na Câmara de Vereadores de Janaúba 

  • As últimas vereadoras foram Elza da Saúde e Marluce Enfermeira no período de 2005 a 2008 

  • Saiba quantos candidatos a vereador cada partido em Janaúba requereu junto à Justiça Eleitoral 

  • 10 dos atuais 15 vereadores vão tentar a reeleição; 2 são candidatos a prefeito e 3 optaram em não concorrer a um novo mandato 

Foto Oliveira Júnior

Desses 15 vereadores, 10 estão concorrendo à reeleição e 5 já garantiram que não voltarão ao plenário a partir de janeiro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Estamos no segundo dia de campanha eleitoral no Brasil visando a composição das câmaras municipais e do poder executivo. Em Janaúba, são 8 candidatos a prefeito/vice e 221 candidatos a vereadores que requereram o registro de candidatura perante à Justiça Eleitoral. Todos eles já estão ou podem fazer campanha, apesar de que, no caso de Janaúba, ainda não houve o deferimento, a aceitação, por parte do Tribunal Eleitoral dos pedidos de candidaturas.

Na eleição deste ano são 221 pessoas que aguardam a autorização de candidatura oficial para as 15 vagas na Câmara Municipal de Janaúba. O site do jornalista Oliveira Júnior verificou que esses 221 candidatos estão distribuídos em 15 partidos, média de quase 15 candidatos por partido. A lei eleitoral permite o limite de 23 candidatos por partido em Janaúba, quer dizer, 150% (uma vez e meia) sobre a quantidade de vagas na Câmara que são 15 vereadores.

Pelo que consta no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), nenhuma agremiação partidária neste município requereu o registro de 100% do limite. O máximo foram 22 candidaturas e o mínimo 7 pedidos de registro. A legislação determina ainda que pelo menos 30% das candidaturas sejam preenchidas pelo sexo feminino, quer dizer, do limite de 23 candidatos por partido, no caso de Janaúba, 7 têm que ser representadas pelas mulheres.

De acordo com levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, na eleição deste ano são 77 mulheres na condição de candidatas a vereadora por Janaúba. Isso representa quase 35% do total de pedidos de registros de candidaturas na eleição deste ano para o legislativo local. Dos 221 pedidos de registro de candidaturas, 144 são do sexo masculino e 77 do sexo feminino.

Atualmente, nenhuma das 15 cadeiras que compõem a mesa diretora e o plenário da Câmara Municipal de Janaúba é ocupada por mulher. Aliás, nas últimas três legislaturas – desde 2009 – não tem presença feminina no legislativo janaubense. A última vez que Janaúba teve mulher no poder foi entre 2005 e 2008 através de Elza Mendes Nogueira Freitas (Elza da Saúde) e Marluce Alves de Siqueira Oliveira (Marluce Enfermeira).

Neste ano, 10 dos atuais 15 vereadores vão tentar a reeleição. Sendo assim, no mínimo, 5 não estarão no legislativo a partir de 2021 implicando em princípio na renovação de 33%. Dois vereadores são candidatos a prefeito e 3 optaram em não concorrer a um novo mandato.

QUANTOS CANDIDATOS CADA PARTIDO ESTÁ LANÇANDO

REPUBLICANOS: 22 candidatos, sendo 15 do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

MDB: 19 candidatos, sendo 13 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PSD: 18 candidatos, sendo 12 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PROS: 18 candidatos, sendo 12 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PSL: 18 candidatos, sendo 12 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PP: 17 candidatos, sendo 11 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PT: 17 candidatos, sendo 11 do sexo masculino e 6 do sexo feminino.

PCdoB: 17 candidatos, sendo 10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

CIDADANIA: 16 candidatos, sendo 11 do sexo masculino e 5 do sexo feminino.

PTB: 15 candidatos, sendo 10 do sexo masculino e 5 do sexo feminino.

PSDB: 11 candidatos, sendo 6 do sexo masculino e 5 do sexo feminino.

PODEMOS: 10 candidatos, sendo 6 do sexo masculino e 4 do sexo feminino.

PSB: 9 candidatos, sendo 6 do sexo masculino e 3 do sexo feminino.

DC: 7 candidatos, sendo 4 do sexo masculino e 3 do sexo feminino.

PMB: 7 candidatos, sendo 5 do sexo masculino e 2 do sexo feminino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122 EM NOVA PORTEIRINHA: UMA PESSOA MORRE E OUTRA FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CAMIONETE E MOTOCICLETA

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

GAROTO DE 15 ANOS É APREENDIDO SOB ACUSAÇÃO DE MATAR O PAI COM GOLPE FATAL DE FACA; FILHO ALEGA QUE FOI SOCORRER A MÃE DE AGRESSÃO COMETIDA PELO PAI: JANAÚBA

ELEIÇÕES 2022: RESULTADO EM JANAÚBA, NA SERRA GERAL, EM MINAS GERAIS E NO BRASIL

CAMINHÃO BATE EM ÔNIBUS ESCOLAR NA BR-122 ENTRE PORTEIRINHA E NOVA PORTEIRINHA; ÔNIBUS SAIU DA PISTA E TOMBOU