FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CINEASTA RENATO TERRA PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA DO CURSO DE JORNALISMO DA FUNORTE

MONTES CLAROS (por Leonardo Queiroz) – A conexão entre cinema e jornalismo está mais uma vez na pauta das rodas de conversa do curso de graduação da Funorte. O convidado desta quarta-feira, dia 30 de setembro, é o cineasta Renato Terra, que falará sobre a sétima arte. A transmissão será pelo YouTube (youtube.com/funorteoficial), às 19h30, e integra as atividades da disciplina Cinema: Produção e Linguagem.

O debate será em torno da obra cinematográfica “Uma Noite em 67”, longa que surgiu a partir da monografia de conclusão de curso de Renato, em 2003, sobre a Era dos Festivais e teve a parceria de Ricardo Calil.

Ao comentar a produção do filme, o cineasta declara que a proposta era “provocar” uma experiência sobre o que foi aquela noite. “A gente queria que a pessoa entrasse naquela noite e sentisse o que aconteceu naquele festival, mais do que explicá-lo didaticamente. Para tanto, tivemos que usar a maior quantidade possível de acervo que te puxasse para dentro daquilo. Toda a montagem foi feita para que, quando se chegasse numa música, você tivesse algumas informações prévias para potencializar a imersão”, explica Renato Terra.

Além de documentarista, Terra escreve na revista Piauí, é colunista do jornal Folha de São Paulo e roteirista do talk show Conversa com Bial, exibido pela Rede Globo. Também em parceria com Calil, dirigiu o documentário “Eu Sou Carlos Imperial” (2016) e “Narciso em Férias” (2020), que relata os 54 dias de prisão de Caetano Veloso, durante a ditadura militar e foi exibido há duas semanas no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Devido ao estrondoso sucesso, “Narciso em Férias” também será discutido nesta roda de conversa e está disponível na Globoplay.

PARTICIPAÇÕES

O debate contará com a participação do professor e coordenador do curso de Jornalismo, Elpidio Rocha. “A proposta do evento é discutir a conexão entre cinema e jornalismo, valorizando o setor do jornalismo cultural, que é responsável pela cobertura das produções cinematográficas. Admite-se que a sintonia de jornalismo e cinema promove benefícios e direcionamentos importantes para a evolução do audiovisual brasileiro”.

O professor vê com muito entusiasmo o retorno do público participante e, principalmente, de seus acadêmicos que estão bastante envolvidos no projeto.

Quem também estará no estúdio como debatedora, ao lado do professor Elpídio, é a idealizadora do projeto, a atriz Isabel Lôpo, que está cursando Jornalismo e encontrou no espaço virtual uma forma de aumentar o conhecimento e manter contato com os colegas e com o mundo artístico.

“Uma Noite em 67 é um documentário musical que aborda de forma precisa e muito envolvente o fascínio dos festivais da Record e as relações políticas presentes naquele momento de grande efervescência cultural. Ao trabalharmos com o documentário, reforçamos a importância de um gênero cinematográfico que assume valor jornalístico ao apresentar um ‘recorte da realidade’ associando fatos, personagens históricos e culturais numa narrativa fílmica”, afirmou a futura jornalista. (Fonte: jornal O Norte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA