FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA FUNORTE JANAÚBA PREPARA ALUNOS PARA ATUAREM NO AGRONEGÓCIO

Foto Funorte/arquivo

PRONTOS PARA O CAMPO - Alunos da Funorte Janaúba são preparados para atuar nas fazendas da região e em outros cantos do Brasil e na elaboração de projetos experimentais, como Taís Mirian de Souza, que realizou estágio na Embrapa e agora já está liberada para o mercado de trabalho. 

JANAÚBA (por Christine Antonini) – A região da Serra Geral, no Norte de Minas, engloba pelo menos 15 cidades, todas campeãs no agronegócio mineiro. São nestes municípios que ficam localizadas as maiores plantações de banana da América Latina, dentro dos Projetos Gorutuba, Lagoa Grande e Jaíba, que tem ainda grande importância na pecuária, com a produção de queijo e leite. Em função desse destaque do campo, a região abriga a fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolve importantes projetos para todo o Brasil.

Para agregar às necessidades da região, a Faculdade Funorte Janaúba oferece a graduação de Tecnologia em Agronegócio, que forma mão de obra capacitada para atuar nas fazendas e contribuir com os projetos experimentais.

Taís Mirian de Souza acabou de concluir o curso e já teve a oportunidade de fazer estágio em um dos maiores órgãos de pesquisa agropecuária do Brasil - a Embrapa. Nos dois meses de atuação, a acadêmica pôde participar do projeto “Sacarose do Sorgo Sacarino”, que demonstra que é possível extrair frutose/sacarose através do caldo do sorgo.

“Comecei o estágio no início do ano, mas tivemos que dar uma pausa devido à pandemia. No curto prazo em que estive lá, participei na obtenção de dados. Estávamos testando o nível de sacarose do sorgo sacarino, com o objetivo de avaliar a glicose, frutose. Esse projeto tem sido estudado para ser usado como fonte complementar de matéria prima para a produção de etanol em microdestilaria”, explica Taís.

Ainda de acordo com a estudante, as aulas das disciplinas de solos, irrigação e até mesmo a de tecnologia em agronegócio, ministrada pelo professor Arley Figueiredo, foram de suma importância para o desenvolvimento do projeto na Embrapa.

CAPACITAÇÃO

“O curso de Tecnologia em Agronegócio se apresenta propício para suprir a carência de profissionais ligados à área produtiva, com a formação de profissionais habilitados a prestarem serviços técnicos de orientação e solução de problemas”, destaca Benara Carla Frota, coordenadora da graduação.

Wille Martins Santos está no 6º período e vai iniciar o estágio no Mercado Municipal de Janaúba, onde está concentrada a agricultura familiar. “Vou receber o cronograma com as ações que devo executar. Quero ajudar os pequenos agricultores a se firmarem no mercado, mostrando alternativas de vendas que nos foram ensinadas durante as aulas”, afirma Wille.

O CURSO

Há cinco anos, o curso de Tecnologia em Agronegócio foi fundado na Faculdade Funorte Janaúba. De acordo com a coordenadora Benara Carla Frota, a graduação está atenta às novas tecnologias do setor, à qualidade e produtividade do agronegócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos, e principalmente na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

“O curso tem uma importância inquestionável na região. Por base foi realizado um estudo da situação atual do mercado de trabalho regional, no qual há grande potencial e desenvolvimento em agronegócios, somado à expectativa existente, por parte das empresas, de obterem recursos humanos qualificados para a área”, ressalta.

A graduação tem duração de três anos e são ofertadas 80 vagas anuais.

Existem duas formas de ingressar nas graduações das Faculdades Funorte/Fasi: através do vestibular on-line, que pode ser acessado em www.funorte.edu.br, e a utilização da nota do Enem.

Em Janaúba tenha informações na FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG. Contatos: (38) 3821-3427 e (38) 99243-1152 (whatsapp)

Outras informações no site da Funorte www.funorte.edu.br e pelos telefones: (38) 2101-9292 ou (38) 98826-8821. (Fonte: jornal O Norte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID