FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

HOJE, ÀS 19, TERÁ A LIVE SOBRE A CIÊNCIA DIANTE DA PANDEMIA COM AS PARTICIPAÇÕES DO JANAUBENSE DOUTOR LUIZ CARLOS, PESQUISADOR DA FIOCRUZ, E DA VIROLOGISTA ITALIANA MARTA GIOVANETTI

  • E ainda da Biomédica e Tecnologista em Saúde Pública, Ana Carolina de Souza Gonzalez, a partir de 19h
  • E da Professora Janaubense Mônica Brandão, Especialista no Ensino de Ciências e Coordenadora Pedagógica do Colégio Pilares, de Jaíba 
  • A Virologista Marta Giovanetti integrou o estudo internacional que analisou os 12 primeiros genomas completos do novo coronavírus


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Logo mais às 19h desta terça-feira, dia 2 de junho, acontecerá a videoconferência “A Ciência diante da pandemia: ensinando, aprendendo e divulgando” com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais na área de saúde, dentre eles o janaubense Luiz Carlos Júnior Alcântara, Doutor em Biologia Celular e Molecular e Pesquisador Titular da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
A videoconferência é uma organização da Professora janaubense Mônica Silvana Brandão, Especialista no Ensino de Ciências e Coordenadora Pedagógica do Colégio Pilares, de Jaíba, com a finalidade em orientar a população nesse período de enfrentamento à Covid-19, o novo coronavírus. A live é organizada pelo Colégio Pilares, da cidade de Jaíba.
Além do Doutor Luiz Carlos Alcântara, Pesquisador Titular da Fiocruz, a videoconferência contará com as participações da Virologista Italiana Marta Giovanetti e da Biomédica e Tecnologista em Saúde Pública, Ana Carolina de Souza Gonzalez.
OS CONFERENCISTAS
Luiz Carlos Júnior Alcântara (morou e estudou o Ensino Fundamental e Médio em Janaúba, onde tem familiares) – Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisador Visitante do Departamento de Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Possui também 2 pós-doutorados, sendo o último realizado no Instituto Nacional do Câncer, no Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática dos Retrovírus Humanos (HIV e HTLV) e Arbovírus Humanos (Chikungunya, Zika, Dengue, Febre Amarela etc), atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância genômica, epidemiologia molecular e evolução dos vírus humanos, Polimorfismos nos genes dos hospedeiros de vírus humanos, Correlações clínico-epidemiológicas nas viroses humanas, Desenvolvimento de novas ferramentas de bioinformática para estudo dos genes dos vírus humanos/hospedeiros.

Marta Giovanetti – Virologista italiana Marta Giovanetti é pesquisadora visitante da Fiocruz e integrou o estudo internacional que analisou os 12 primeiros genomas completos do novo coronavírus.
Doutorado em Imunologia e Biotecnologia pela Universidade de Roma Tor Vergata, onde também fez o Doutorado em Biologia Celular e Molecular.
Tem experiência na área de Virologia, Biologia Molecular, Genética de microrganismo, e Bioinformática aplicada nos estudos de diferentes vírus. Iniciou o pós-doutorado no Laboratório do Prof. Luiz Carlos Júnior Alcântara na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), investigando a evolução dos vírus transmitidos por artrópodes, como Zika, Chikungunya e o vírus da Febre Amarela.

Ana Carolina Souza Gonzalez – Biomédica e Tecnologista em Saúde. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/Fiocruz). Mestre em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2006), especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ (2011). Foi Assessora Técnica do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio de 2007 a 2012 (Coordenação nacional do Sesc Ciência) e desde 2012 é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é chefe do Serviço de Itinerância do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e faz a coordenação geral do Projeto Arte e Ciência Sobre Rodas.

Mônica Silvana Brandão – Graduada em Licenciatura Curta em Ciências Físicas e Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993). Licenciatura Plena em Matemática pela Unimontes. Especialista no Ensino de Ciências e Biologia. Professora de Ciências há 30 anos da Rede Estadual de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID