FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SERVIDORES VÃO ÀS RUAS PARA PROTESTAR CONTRA AS SUAS DEMISSÕES PELA PREFEITURA DE JANAÚBA NO PERÍODO DE PANDEMIA

  • Foi o segundo protesto em frente à prefeitura em uma semana; os demitidos já manifestaram por 3 vezes em frente à Câmara de Vereadores 
  • Prefeito chama demitidos para conversar, mas desmarca a reunião quando os servidores o aguardavam no gabinete 
Imagem e fotos Oliveira Júnior
Protesto de servidores que foram demitidos pela Prefeitura de Janaúba no dia 30 de abril de 2020, no período de pandemia. Mais de 200 funcionários, a maioria da Educação, foram dispensados.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mesmo com a chuva fina que caiu na cidade por alguns minutos na tarde desta segunda-feira, dia 25 de maio, os servidores demitidos pela Prefeitura de Janaúba há quase um mês foram às ruas protestarem contra a perda dos seus empregos sob a alegação, da prefeitura, a falta de recurso para pagá-los. No dia 30 de abril deste ano, na véspera do Dia do Trabalhador, o prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) demitiu mais de 200 funcionários ( leia AQUI), sendo que a maioria (196) é da Educação.
Concentrados na praça Rômulo Sales de Azevedo, em frente à agência do Banco do Nordeste, os demitidos caminharam até em frente da sede administrativa da Prefeitura na praça Dr. Rockert. O detalhe é que, por coincidência, o trajeto de aproximadamente 400 metros de protesto dos servidores demitidos levou em consideração três pontos ligados diretos e indiretamente ao prefeito: o início foi em frente ao banco onde ele trabalhou, passou pela rua Francisco Sá onde o pai mora e acompanhou da sacada do prédio a reivindicação dos servidores e finalizou em frente ao gabinete do prefeito.
Com apitos, cornetas e cartazes, os demitidos estavam com máscaras de proteção facial. Em coro, eles buscavam o apoio do público no sentido a convencer ao prefeito para que os professores e outros servidores dispensados fossem retornados aos seus devidos cargos, inclusive com decisão retroativa a 30 de abril, ou seja, desconsiderar as dispensas. São mais de três semanas sem emprego e renda nesse período de pandemia referente à Covid-19.
Desde o dia 4 de maio os demitidos fazem manifestos e tentam sensibilizar a atual administração a rever a decisão pelo encerramento dos contratos de trabalho desse pessoal alegando a queda na arrecadação. Os trabalhadores que perderam o emprego manifestaram por quatro vezes em frente à Câmara Municipal durante as reuniões dos vereadores nos dias 4, 6 e 8 de maio. (Servidores demitidos protestam na Câmara e vereador João compara o prefeito de Janaúba a judas: “joga a pedra e esconde a mão” )
Indignados com o ato do prefeito em dispensá-los, os servidores estiveram hoje pela segunda vez em frente à Prefeitura de Janaúba. No dia 19, terça-feira da semana passada eles concentraram e protestaram em frente ao gabinete do prefeito ( veja AQUI). Pelo menos três secretários municipais (Administração, Planejamento e Saúde) passaram pela porta principal da sede administrativa da prefeitura onde ocorria o manifesto dos servidores.
Na tarde de hoje, segunda-feira, dia 25, os servidores, na maioria professores e auxiliar de classe e de serviços gerais, ficaram concentrados em frente à prefeitura. O secretário de Saúde passou em frente à sede administrativa e foi para o prédio da Secretaria de Saúde no momento da chegada dos manifestantes.
O prefeito Carlos Isaildon ao chegar no poder executivo municipal foi ao protesto e, através do serviço de som dos manifestantes, propôs uma reunião com uma comissão de três servidores demitidos. O prefeito disse que os dispensados não o procuraram antes, desde o momento das demissões, para conversar.
Num ato pacífico, os manifestantes decidiram aguardar em silêncio em frente à prefeitura, enquanto a comissão mantivesse o diálogo com o prefeito na tarde desta segunda-feira. Entretanto, a conversação não avançou. Não houve a reunião proposta pelo prefeito perante os manifestantes. A alegação é de que ele, o gestor, precisaria do suporte dos seus secretários e com isso marcou a reunião para quarta-feira, dia 27, às 15h, na prefeitura.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, no dia 12 de maio, o prefeito de Janaúba disse que a dispensa dos 200 contratados vai representar uma economia mensal da ordem de R$ 400 mil para o município (confira AQUI ). “Caso não ocorra corte de despesas com folha de pagamento de pessoal, o município extrapolaria o limite “prudencial” a ser respeitado destes gastos, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51,3%”, alegou o prefeito.
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) anunciou no dia 20, quarta-feira da semana passada, em sua rede social, ( leia AQUI) que tomaria providência com relação à demissão de aproximadamente 200 professores e profissionais da Educação pela Prefeitura de Janaúba no dia 30 de abril nesse período de pandemia diante da Covid-19, o novo coronavírus. Ela denunciaria o fato ao Ministério Público de Minas Gerais. De acordo com a deputada, o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que o município recebe é calculado de acordo com as matrículas. O número de matrículas determina o pessoal necessário nas escolas, sejam efetivos ou contratados. “Mesmo durante a pandemia e suspensão das atividades escolares, os municípios continuam recebendo os recursos do Fundeb”, completa Beatriz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA