FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MAIS 15 CENTÍMETROS NESTE DOMINGO, DIA 26, NO NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA QUE TEM CHEIA DE QUASE MEIO METRO EM TRÊS DIAS

  • Volume aumentou em 49 centímetros de sexta-feira, dia 24, até a manhã deste domingo 
  • Numa comparação ao dia 1º de janeiro deste ano, o nível de água na represa gorutubana aumentou em 68 centímetros 
  • Entre os dias 11 de janeiro e 23 o volume de água na represa que fica antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha teve perda de 21 centímetros 
  • Um ano atrás, no dia 26 de janeiro, tinha 1,61 metro de água a mais em relação a este domingo, 26 de janeiro de 2020 
Foto rede social
Situação do nível de água na barragem do Bico da Pedra na primeira quinzena de janeiro de 2020: Com quase 10% da sua capacidade.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Pelo terceiro dia consecutivo a barragem do Bico da Pedra registra elevação no seu volume de armazenamento de água. A cheia é de meio metro (mais precisamente 49 centímetros) entre a manhã de sexta-feira, dia 24 de janeiro, e este domingo, 26. Para se ter uma ideia, no mesmo período de janeiro de 2019 (entre 24 e 26) houve redução de cinco centímetros.
Mesmo assim, um ano atrás tinha mais água na represa formada no rio Gorutuba e que fica em torno de cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. O mês de janeiro de 2019 não choveu nas cidades nestas duas cidades e foi de pouca precipitação pluviométrica acima da barragem. Mas, o ano de 2018 foi bom de chuva e com isso houve um acúmulo considerável na represa gorutubana.
Nas últimas 24 horas o nível de água na barragem do Bico da Pedra subiu em 15 centímetros numa comparação com o volume da manhã do dia anterior. Os dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) aos quais o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso.
Na sexta-feira, 24, a elevação teria sido de 24 centímetros no volume de água na barragem que teve o acréscimo de mais 10 centímetros ontem, sábado, e os 15 centímetros neste domingo totalizando 49 centímetros neste fim de semana.  Os números superam a perda de 21 centímetros ocorrida entre o dia 11 deste mês até a última quinta-feira, dia 23.
Vale ressaltar que até o dia 11 de janeiro houve aumento em 40 centímetros no volume de água na represa. Numa comparação ao dia 1º de janeiro deste ano com a medição deste domingo, dia 26, verifica-se que há uma recarga de mais de meio metro, mais precisamente de 68 centímetros, na quantidade de água na barragem do Bico da Pedra.
Entretanto, hoje tem menos água do que um ano atrás. No dia 26 de janeiro de 2019 o nível se encontrava com 1,61 metro de água a mais em relação a este domingo, 26 de janeiro de 2020. Com 10,59% da sua capacidade, o nível de água na barragem gorutubana se encontra com 18,85 metros abaixo de ficar cheia e transbordar pelo vertedouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID