FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MORRE O JORNALISTA ELIAS SIUFI, FUNDADOR DA TV MONTES CLAROS, HOJE INTERTV/GLOBO

  • Ele foi sócio e comandou a rádio Sociedade AM de Montes Claros
  • O velório será na Funerária Avelar, em Montes Claros, a partir das 22h de hoje
  • O sepultamento do corpo do jornalista Elias Siufi será amanhã, quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 10h da manhã, em local ainda a ser definido
 Foto Oliveira Júnior
Elias Siufi, homenageado em 2013 no tradicional Encontro da Imprensa do Norte de Minas.

MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – Faleceu na tarde desta terça-feira o jornalista Elias Siufi, que se encontrava hospitalizado há dias no Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros. Aos 78 anos de idade ele não suportou à enfermidade. Elias Siufi foi um dos fundados da primeira emissora de televisão no Norte de Minas, a TV Montes Claros e também administrou e apresentou programa na rádio Sociedade de Montes Claros.
O velório será na Funerária Avelar, em Montes Claros, a partir das 22h. O sepultamento do corpo do jornalista Elias Siufi será amanhã, quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 10h da manhã, em local ainda a ser definido.
Foto Oliveira Júnior
Jornalista Elias Siufi, fundador da TV Montes Claros, hoje a InterTV/Globo, no Encontro da Imprensa do Norte de Minas em 2017.

Natural de Campo Grande-MS, Elias decidiu vir para o Norte de Minas em 1964. Nesses 55 anos de convivência com o extremo norte de Minas Gerais, Siufi participou ativamente das ações governamentais, comunitárias e sendo um visionário na comunicação trazendo para a região o mistério e o encanto da televisão.
Comunicativo e sendo um porta-voz não somente de Montes Claros, mas também das mais longínquas localidades do Norte de Minas, Elias Siufi fazia ecoar pelas ondas do rádio e, mais tarde, pelas telas da emissora de televisão, o clamor da população e também o que de bom as comunidades norte-mineiras apresentavam.
Foto Oliveira Júnior
Elias Siufi sempre prestigiava o Encontro da Imprensa do Norte de Minas, caso do evento ocorrido em 2014.

Nascido no dia 14 de janeiro de 1941, o jovem Elias Siufi desembarcou em Montes Claros aos 23 anos. O rapazote trazia na bagagem o conhecimento e o desafio de interligar Montes Claros e região com os grandes centros urbanos e outras regiões brasileiras. Veio e ficou. Mesmo depois de se afastar do rádio e da tv, Elias se orgulhava em acompanhar os colegas de comunicação, sobretudo aqueles que iniciaram a carreira quando ele comandava a rádio Sociedade AM e a TV Montes Claros.
Ao chegar em Montes Claros em 1964, Siufi foi para a rádio Sociedade, uma das mais influentes emissoras do interior do estado. Foi sócio e apresentou programas com audiência surpreendente. O comunicador Elias era o porta-voz do povo. O desafio do campo-grandense ainda não estava concluso. Ele pensava grande, afinal, nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Pois bem, em 1980 estava eufórico em poder também fazer ecoar a sua voz representando os anseios do povo também pela tela. É que em 14 de setembro de 1980 entrava no ar a TV Montes Claros, tendo Elias Siufi como um dos sócios e, diga de passagem, apresentador. Naquela época a emissora montesclarina retransmitia a programação da TV Bandeirantes de São Paulo com alguns programas locais, dentre eles o espaço de Siufi para falar dos problemas, das soluções e das potencialidades de Montes Claros e do Norte de Minas.
Sete anos mais tarde, mais precisamente em 1º de junho de 1987, a comunicação de Elias Siufi pela TV Montes Claros seria intercalada com a programação da Rede Globo, sobretudo com o jornalismo da Tv Globo Minas. Ele fazia comentários com o quadro “Dois Pontos”, apontando os problemas como ponto negativo e, obviamente, as coisas boas como ponto positivo.
Em 1994, a TV Montes Claros, fundada por Elias, passou a se chamar TV Grande Minas avançando pelo Norte de Minas, região Central e Noroeste de Minas, além dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nessa época ele trouxe a sucursal da TV Montes Claros para Janaúba ocasião em que o jornalista Paulo Nunes fazia reportagens em Janaúba e na região da Serra Geral e eram retransmitidas para vária sparte do estado. Pouco tempo depois o escritório da emissora foi desativado na cidade janaubense.
Dez anos mais tarde, ou seja, em 2004, Elias Siufi transferiu a TV Montes Claros, ops, a TV Grande Minas, para o grupo empresarial proprietário da InterTV, no ar até hoje.
Missão cumprida. O rapazote Elias Siufi passou o bastão da comunicação. Mas, ele não ficou quieto. Mesmo fora daquilo que ele ajudou a edificar, Elias continuou a lidar com o meio de comunicação, mesmo em menor frequência. Paralelamente às suas atividades administrativa e comunicativa no rádio e televisão, Elias Siufi também atuava voluntariamente em instituições filantrópicas, sobretudo na área de saúde.
Casado com Vera Lúcia Campos Siufi com quem teve os filhos Hervê e Carlos Frederico, Elias é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir, hoje Unimontes).
Possui uma extensa folha de serviços prestados à comunidade de Montes Claros e Norte de Minas. Fundador da Câmara de Diretores Lojistas de Montes Claros, Diretor da Rádio Sociedade do Norte de Minas, Diretor do Max-Mim Clube, Presidente do Montes Claros Tênis Clube e Automóvel Clube. Esteve a frente do Rotary Club de Montes Claros, Secretário Municipal da Indústria e do Comércio e ajudou na Fundação da TV Montes Claros, hoje InterTV.
Membro vitalício do conselho curador da Fadenor. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros onde prestou relevantes serviços a comunidade de Montes Claros e região norte-mineira. Elias ajudou a transformar a Santa Casa em um dos melhores hospitais do Estado, o que o torna cada vez mais respeitado pela sociedade montesclarense.
Foi diretor da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (Federassantas), entidade essa que lhe concedeu a comenda "Dr Eduardo Levindo Coelho". (Fonte: connect)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS