FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SENAR MINAS E SINDICATO RURAL DE JANAÚBA REALIZAM CURSO DE OPERAÇÃO DE DRONES PARA USO NA AGROPECUÁRIA

Fotos Oliveira Júnior
As aulas práticas do curso de drone para estudante da área de Ciências Agrárias foi no parque de exposições de Janaúba. 
Fotos Oliveira Júnior
Instrutora Senar Minas, Clara Oliveira Baldi, com o presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes, e participantes do curso de operação em drone na Sala de Inclusão Digital no Sindicato Rural de Janaúba. 
Fotos Oliveira Júnior
A instrutora Clara Baldi orienta a acadêmica Sara Guedes e outros participantes do curso sobre o plano de vôo do drone.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Aconteceu nesta semana no parque de exposições de Janaúba o curso Operação de Drones para uso na Agropecuária, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas objetivando que produtores e estudantes da área de ciências agrárias possam se atualizarem em relação aos avanços e novidades da tecnologia.
Fotos Oliveira Júnior
Presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes, durante o curso operação de drone para uso na agropecuária. 
Fotos Oliveira Júnior
Aula prática do curso operação de drone para uso na agropecuária realizado pelo Sindicato Rural de Janaúba e Senar Minas.

As pequenas máquinas voadoras já estão presentes nos céus brasileiros há algum tempo, a maior parte destinada apenas para o lazer. Agora é a vez do campo contar com essa tecnologia. Em Janaúba, o curso atraiu a atenção dos estudantes dos cursos de Agronegócio, da Funorte Janaúba, e de Agronomia e Zootecnia, ambos da Unimontes Janaúba, além de produtores rurais, dentre eles o presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes.
Fotos Oliveira Júnior
Após a execução dos planos de vôos, os participantes do curso verificaram o desempenho do drone e a captação de imagens. 
Fotos Oliveira Júnior
Matheus Pereira executa o plano de vôo do drone durante a aula prática do curso finalizado nesta quarta-feira, 11 de setembro, no parque de exposições de Janaúba.

O curso foi realizado na sala de Inclusão Digital do Sindicato Rural e o treinamento nas dependências do Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva e teve duração de 24 horas-aula, divididas em três dias. A capacitação terminou na tarde desta quarta-feira, dia 11 de setembro.
Fotos Oliveira Júnior
Os acadêmicos Flávio Monção e Anthony Henrique colocam em ação os ensinamentos com relação à desmontagem dos equipamentos após o drone realizar o vôo. 

Fotos Oliveira Júnior

Momento em que os participantes do curso finalizam o vôo do drone planejado tecnicamente.

“Já havia manuseado um drone, contudo não tinha conhecimento técnico. E isso agora aprendi aqui, nesse curso”, comentou Anthony Henrique Santos, estudante do curso de Agronegócio, na Funorte Janaúba, que hoje concluiu mais um curso de capacitação promovido pelo Sindicato Rural de Janaúba e Senar Minas. “Agradeço ao presidente José Aparecido Mendes e ao mobilizador social Sérgio Azevedo (o Vermelho) por proporcionarem essas oportunidades para o estudantes e produtores rurais”, completou Anthony.
Fotos Oliveira Júnior


A instrutora Clara Glória Oliveira Baldi, do Senar Minas, explicou aos participantes sobre a legislação e regulamentação vigente para uso da tecnologia aplicada no ambiente rural. Durante as aulas práticas os estudantes conheceram sobre o planejamento na execução de voos. “Fiz esse curso por entender que o drone será uma ferramenta para o meu trabalho futuro”, justificou Matheus Pereira da Silva, estudante de Zootecnia na Unimontes, que também enalteceu a parceria Sindicato Rural de Janaúba e Senar Minas na qualificação das famílias e dos profissionais que atuam diretamente no campo.
Fotos Oliveira Júnior



O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, frisou que ao inserir na grade dos cursos de formação profissional rural e de promoção social o curso Operação de Drones para uso na Agropecuária a intenção foi colocar à disposição dos acadêmicos e futuros profissionais da área de ciências agrárias e dos produtores de Janaúba e região as potencialidades, que não são poucas, destes equipamentos na atividade da agropecuária, sobretudo da fruticultura que tem grande importância regional. José Aparecido foi um dos participantes do curso. “Gosto da área de comunicação e tecnologia que muito auxilia no manejo do campo, seja na condução do rebanho e na avaliação da lavoura”, citou.
Fotos Oliveira Júnior



Para Sara Guedes de Paula, acadêmica em Agronomia pela Unimontes Janaúba, esse curso oferecido pelo Senar Minas e Sindicato Rural de Janaúba possibilita mais conhecimentos para os profissionais. “Tive a oportunidade em manusear o drone com as técnicas de segurança e precisão”, declarou Sara Guedes para quem a instrutora Clara Baldi transmitiu com clareza e competência as técnicas de manutenção e manuseio do drone.
Fotos Oliveira Júnior


O curso teve os seguintes participantes: Alisson Júnior Moura Alves Barroso, Anthony Henrique Santos, Cristina Maria Silva Almeida, Flávio Pinto Monção, Matheus Ferreira da Silva, Sara Guedes de Paula e José Aparecido Mendes.
Fotos Oliveira Júnior


Segundo o gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, não há mais espaço para amadorismo no meio rural. “Hoje, o trabalho no campo está cada vez mais tecnológico e com uso do que há de mais moderno e avançado no mercado, por isso, os produtores e profissionais que atuam na assistência na agropecuária têm que se atualizar em relação aos avanços e novidades tecnológicas”, disse. (*com informações do Senar Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO