FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

ESPAÇO CULTURAL CENTRAL DO BRASIL É RECUPERADO PELO IFNMG EM JANAÚBA

  • Imóvel foi cedido há quase duas décadas para incentivar o artesanato e acolher a Biblioteca Pública Municipal em local mais adequado 
Fotos IFNMG
Mesmo com a reforma, fachada do Espaço Cultural Central do Brasil é mantida e preserva o estilo arquitetônico da Rede Ferroviária.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Uma nova roupagem estrutural. Isso é o que se pode dizer do Espaço Cultural Central do Brasil ao receber investimento por parte do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) objetivando a continuidade do funcionamento da Biblioteca Pública Municipal, de cursos profissionalizantes e também como anexo do próprio instituto que tem sede provisória nas proximidades do Espaço Cultural.
Há quase duas décadas o Governo Federal permitiu que o local fosse usado pela comunidade. Onde tempos atrás era alojamento e almoxarifado da Central do Brasil e da Rede Ferroviária se transformou num complexo de conhecimento, cultura e lazer. A destinação desse imóvel no início do ano 2000 para a municipalidade foi fortalecida diante da reivindicação de artesãos por espaço para fabricarem e exporem as suas artes.
Os investimentos nessa reforma foram provenientes de emenda parlamentar e de recursos do IFNMG.

Diante da precariedade onde funcionava a Biblioteca Pública Municipal (o imóvel foi reconstruído e virou sede provisória do (IFNMG), esse órgão de pesquisa e estudo foi transferido justamente para a área que virou Espaço Cultural Central do Brasil. Sendo assim, num mesmo ambiente estão o conhecimento, a arte e a qualificação profissional.
Melhoria no telhado e manutenção da área arborizada.

Nesse período de quase 20 anos de atividade, o Espaço Cultural Central do Brasil ganhou reformas e, principalmente, pintura na fachada retratando a história e as potencialidades de Janaúba. A mais recente intervenção de melhoria no local é a que está em fase conclusão pelo IFNMG que buscou parcerias, dentre elas com a Prefeitura de Janaúba e com o deputado federal Leonardo Monteiro que destinou recursos via emenda parlamentar.
“A parceria entre IFNMG e prefeitura se deu por meio de um Termo de Cooperação, que foi firmado em 2018. Nesse termo, ficou definido que o IFNMG reformaria o Espaço Cultural e a prefeitura cederia três salas para o Instituto: uma sala para a biblioteca do IFNMG e duas salas de aula. Os demais espaços seriam de uso comum: pátio, demais salas, banheiros e cozinha”, informou o diretor-geral do Campus Avançado Janaúba do IFNMG, Fernando Barreto Rodrigues.
Além da Biblioteca Municipal, a biblioteca do IFNMG-Campus Avançado Janaúba também funcionará no Espaço Cultural.

Além de manter um quadro de servidores municipais, a prefeitura também arca com os custos de manutenção do Espaço Cultural, que abrange luz, água e vigilância. Vale ressaltar que maior parte do imóvel é utilizado pela estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Cultural, pois no Espaço Cultura funciona a Diretoria Municipal de Cultura e a Biblioteca Municipal.
A inauguração oficial da nova reforma acontecerá no dia 30 de agosto, mas desde julho já estão sendo ofertados diversos cursos, como: yoga, dança, espanhol básico e intermediário e Humanidades para o Enem. “A prefeitura também ofertará alguns cursos que já eram ministrados no espaço antes da reforma, como artesanato, corte e costura, pintura e outros”, destaca Renata Cristina Nogueira Santos, que é assistente em administração e chefe de gabinete do IFNMG-Campus Avançado Janaúba.
Espaço Cultural Central do Brasil fica na avenida Brasil, bem perto da estação ferroviária.

A diretora de Cultura de Janaúba, Adriana Mikaelly Soares Silva e Silveira, comenta que o Espaço Cultural vai oferecer gratuitamente oficinas diversas que propiciam para a população de Janaúba maior acesso ao conhecimento e a atividades culturais.
A estudante Ketner Miriam Daniel, 18 anos, já fez uma visita ao novo espaço e aproveitou para se inscrever em um curso de biscuit que será ofertado no local. “Eu já conhecia antes da reforma, e agora o espaço está melhor, mais bonito, mais confortável”, assegurou a estudante.
A bibliotecária do IFNMG-Campus Avançado Janaúba, Thaís Viana Lopes, também concorda. “O espaço está super agradável, está todo pintado e com um colorido ótimo”, conta Thaís, que está no seu novo local de trabalho há um mês.
Localizado no centro de Janaúba, na Avenida Brasil, nº 660, o Espaço Cultural tem como propósito unir saberes e reunir pessoas num ambiente cultural no centro da cidade, nos espaços para leitura, nas atividades recreativas e culturais. (Fonte: IFNMG)

Comentários

O espaço cultural ficou lindo. Parabéns pela obra!

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID