FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CARTA ATRIBUÍDA A EQUIPE DE MÉDICOS CONFIRMA O DESCASO COM OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO HOSPITAL REGIONAL (Municipal) DE JANAÚBA

  • “Trabalhamos no limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura”. 
  • “Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos seja necessário para atendimento ao público”, 
  • “Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital” 
  • “Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para a realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências”.


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Desde a noite dessa quinta-feira, dia 8 de agosto, circula pelas redes sociais uma carta atribuída a equipe de médicos na qual retrata a triste realidade no sistema hospitalar desta cidade. Desde a falta de medicamentos, aparelhos sem funcionar há tempo e constantes atrasos do pagamento salarial com o risco de uma paralisação geral, o documento comprova o caos no Hospital Regional de Janaúba, na verdade é uma instituição municipal mantida pela Fundação Hospitalar de Janaúba ligada à administração pública municipal.
Sem receber há quatro meses, os profissionais da Medicina mencionam na carta que trabalham no “limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura”. Diante dessa situação, vários profissionais já deixaram o Hospital Regional de Janaúba. “Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos seja necessário para atendimento ao público”, completa a equipe de médicos na carta aberta à população.
Os profissionais da saúde hospitalar expõem ainda o não cumprimento de acordos por parte do Hospital Regional e Secretaria de Saúde. “Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital, já́ que temos contas a pagar, compromissos financeiros e outros tantos planos, como qualquer outra pessoa. Somos humanos, somos pais, mães, filhos, maridos e esposas... Trabalhamos dia e noite, sem final de semana ou feriado para descanso”, completa.
Na carta há relato da falta de medicamentos básicos como antibióticos, “estão ausentes em nossa farmácia, muitas vezes obrigando-nos a substituir por outros que não possuem a mesma eficácia”. Alguns profissionais até doam materiais essenciais para que o atendimento de emergência e urgência não sejam suspensos. “Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para a realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências. Os pacientes se acumulam nos corredores do Pronto Socorro por falta de leitos nas enfermarias e CTI”, citam.
Outro relato um tanto agravante diz respeito à escassez de recursos humanos o que, na maioria das vezes, levam os profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos) a redobrarem as suas funções e cobrirem plantões com o objetivo de salvar aqueles com maior risco de morte. “Ainda assim, há uma sobrecarga de pacientes para um reduzido número de médicos, sendo que no Hospital Regional a relação de paciente atendidos por médico é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informam os profissionais.

Eis a carta da equipe médica à população

À população de Janaúba e autoridades competentes

A equipe médica do Hospital Regional de Janaúba (HRJ) vem a público prestar informações e esclarecimentos sobre a atual situação em que nos encontramos dentro da referida instituição. Essa carta é um desabafo e um pedido de socorro do corpo clínico do HRJ, que luta diariamente a favor da vida, mesmo frente a inúmeros obstáculos.
O Hospital Regional de Janaúba é referência microrregional para 15 municípios (Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia), abrangendo uma população de aproximadamente 275 mil pessoas. Mensalmente são realizadas mais de 3.000 consultas no Pronto Socorro, além de centenas de internações e procedimentos cirúrgicos.
São décadas de existência, com milhares de vidas salvas, inúmeros atendimentos realizados, dores aliviadas e curas alcançadas. Perdemos sim várias vidas... Infelizmente! Mas jamais faltou empenho e amor em salvar vidas. Trabalhamos no limite, oferecendo o que temos de melhor, mesmo em condições não tão favoráveis. Faltam medicamentos, exames básicos e uma infraestrutura que nos permitam trabalhar com toda excelência que a população merece.
Medicamentos básicos, como antibióticos, estão ausentes em nossa farmácia, muitas vezes obrigando-nos a substituir por outros que não possuem a mesma eficácia. Faltam equipamentos essenciais ao bom funcionamento do hospital, como um tomógrafo para realização de tomografias diversas. Respiradores mecânicos estão sucateados e em números insuficientes para atender as emergências. Os pacientes se acumulam nos corredores do Pronto Socorro por falta de leitos nas enfermarias e CTI. Já faltou alimento dentro do HRJ.
A escassez de recursos humanos, materiais e de estrutura leva a priorização de atendimentos, com o objetivo de salvar aqueles com maior risco de morte. Ainda assim, há uma sobrecarga de pacientes para um reduzido número de médicos, sendo que no Hospital Regional a relação de paciente atendidos por médico é superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trabalhamos no limite para oferecer o melhor atendimento ao público, mas somos limitados pela ausência de alguns medicamentos, exames e estrutura.
Frente a este ambiente de recursos escassos, estrutura deficiente e sobrecarga de trabalho, vários profissionais médicos já deixaram o Hospital Regional de Janaúba. Escalas médicas estão em aberto, muitas vezes com apenas 1 profissional trabalhando no Pronto Socorro, embora um mínimo de 2 médicos sejam necessários para atendimento ao público.
Somem a tudo isso que foi dito, um salário atrasado em mais de 120 (cento e vinte) dias, sem perspectivas de melhora, com tendência a piora. Acordos que foram realizados, não são cumpridos pelo Hospital Regional e Secretaria de Saúde. Tem se tornado inviável manter um vínculo com o hospital, já que temos contas a pagar, compromissos financeiros e outros tantos planos, como qualquer outra pessoa. Somos humanos, somos pais, mães, filhos, maridos e esposas... Trabalhamos dia e noite, sem final de semana ou feriado para descanso. Temos o direito de receber pelo nosso tão suado e importante trabalho. Mas não estamos recebendo o que nos é devido. Ainda assim, estamos aqui atendendo a toda população.
Apesar do exposto, sempre convivemos com críticas, queixas, reclamações, denúncias e até agressões. Sabemos que é preciso melhorar, mas a verdadeira realidade está demasiadamente oculta aos olhos da população. Convivemos com um ambiente de incertezas e insegurança, para todos.
O cenário atual afasta qualquer outro profissional que eventualmente queira trabalhar por aqui. Lutamos não apenas por salários em dia, mas também por uma melhor estrutura para atendimento de toda a população. Não somos responsáveis por todas as mazelas do Hospital Regional de Janaúba. Somos tão vítimas como todos vocês. Vítimas do descaso público, da falta de estrutura, de medicamento e recursos. Lutamos diariamente para fazer um Hospital Regional melhor e por isso, viemos expor ao público o atual cenário do hospital. EXIGIMOS MUDANÇAS! EXIGIMOS RESPEITO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA