FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JOÉLIA BARBOSA VENCE REGINA POR DIFERENÇA DE 24 VOTOS (MEIO POR CENTO) E CONTINUARÁ SENDO PREFEITA DE NOVA PORTEIRINHA

Foto divulgação
Joélia Barbosa e Marlene Ribeiro, eleitas prefeita e vice-prefeita, respectivamente, de Nova Porteirinha.
  • PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA SERÁ ADMINISTRADA POR DUAS MULHERES: JOÉLIA, PREFEITA, E MARLENE, VICE
  • VITÓRIA DE JOÉLIA GARANTE A EFETIVAÇÃO DE EVERSON DA PARAGUAÇU NA FUNÇÃO DE VEREADOR 
  • REGINA CONTINUARÁ SENDO VEREADORA E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA CÂMARA CONTINUARÁ COM 3 VEREADORAS
  • AUSÊNCIA DE ELEITORES FOI ALTA: 18%; NA ELEIÇÃO DE 2016 APENAS 5% DOS ELEITORES NÃO COMPARECERAM
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Por uma diferença de apenas 0,5% (meio por cento) ou 24 votos, a vereadora Joélia Barbosa Santos (MDB) e a produtora rural Marlene Barbosa Ribeiro Menezes (PTC) foram eleitas, respectivamente, prefeita e vice-prefeita de Nova Porteirinha, neste domingo, dia 7 de julho, em eleição suplementar. Elas derrotaram a vereadora Regina Antônia de Souza Freitas (PSL) e o ex-prefeito e ex-vice-prefeito Raul Alves da Rocha (PSB), respectivamente, candidatos a prefeita e a vice-prefeito.
Pelos resultados, foi uma eleição acirrada e se assemelha do pleito ocorrido em 2016 em que as duas vereadoras estiveram em grupos políticos opostos. Neste domingo, dia 7, a prefeita eleita obteve 2.069 votos contra 2.045 votos concedidos à candidata Regina. Foram apurados 70 votos em branco e 174 nulos. Joélia venceu com 50,29% dos votos válidos, Regina com 49,71%.
A abstenção foi alta, o triplo do que ocorreu na eleição municipal de 2016. Naquele ano, 269 eleitores (5,29%) não compareceram, enquanto que hoje 965 eleitores não foram votar, ausência de 18,13%. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, estavam aptos a votar neste domingo em Nova Porteirinha 5.323 pessoas, das quais 4.358 foram às urnas hoje.
Foto divulgação
Regina Freitas e Raul Alves: candidatos a prefeita e a vice-prefeito na eleição deste domingo.

JOÉLIA 100% EM ELEIÇÃO EM NOVA PORTEIRINHA
Quatro eleições, quatro vitórias. Essa é a trajetória política da educadora Joélia Barbosa Santos, 48 anos, eleita neste domingo, dia 7 de julho, prefeita de Nova Porteirinha. Professora e produtora rural, ela está inserida na política deste município desde a emancipação dessa localidade.
Mas, foi em 2008, ou seja, 11 anos atrás, que ela decidiu participar diretamente das eleições quando então deixou a direção escolar para ser candidata a vereadora. Foi eleita. Quatro anos mais tarde obteve a reeleição e em 2016 a terceira vitória consecutiva como vereadora.
Foto Oliveira Júnior
Everson Ferreira, o Everson da Paraguaçu: agora vereador efetivo.

Hoje, Joélia disputou a sua quarta eleição seguida em Nova Porteirinha e manteve a invencibilidade. Só que agora a sua representatividade muda de endereço, da Câmara para o Executivo municipal. Na verdade, isso só aconteceu. Uma vez que Joélia é prefeita interina de Nova Porteirinha desde o dia 10 de maio passado, ou seja, já governa o município há dois meses e a interinidade será até o final deste mês quando tomará posse automática e definitivamente na função de prefeita para exercer o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.  
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO “ATRASADO”
A prefeita eleita Joélia Barbosa recebe literalmente neste domingo, dia 7, um presente de aniversário. A vitória nas urnas de hoje pode ser considerada também como um presente “atrasado” para Joélia, que fez aniversário na última quarta-feira, dia 3 de julho.
Mineira de Janaúba, Joélia é casada com o técnico agrícola Aélcio José dos Santos com quem tem duas filhas. O casal é atuante na política local, onde Aélcio foi vereador na primeira composição da Câmara de Nova Porteirinha e de lá para cá tem atuado na administração pública e sempre ao lado da esposa.
COMANDO FEMININO
A partir deste segundo semestre e até o final do ano que vem, a Prefeitura de Nova Porteirinha será comandada por duas mulheres. O empoderamento feminino já está em evidência há dois meses quando Joélia Barbosa, então presidente da Câmara Municipal, assumiu o executivo local por decisão judicial.
Com a eleição deste domingo, a chefia da prefeitura será exercida por duas mulheres: a prefeita eleita Joélia e a vice-prefeita eleita Marlene Ribeiro, a Marlene de Anastácio.
Foto Oliveira Júnior
Maria Aparecida Rodrigues, a Maria de Porfírio: vereadora efetiva desde o final do primeiro semestre deste ano.

Há exatos 7 anos, o município de Nova Porteirinha foi governado por uma mulher. A então vereadora Dalvanir Pereira Guimarães (na época no PP) assumiu a prefeitura devido ao afastamento do prefeito Wilmar Soares de Oliveira (PMDB) do cargo, em julho de 2012. Wilmar retornou ao cargo no mesmo mês. A ex-vereadora Marilza Pereira Mendes foi vice-prefeita de Nova Porteirinha por dois mandatos seguidos: 2009 a 2012 e de 2013 a 2016, e depois disputou a eleição de 2016 para prefeita.
CANDIDATA CONTINUARÁ SENDO VEREADORA
A candidata a prefeita Regina Antônio de Souza Freitas permanecerá exercendo mandato eletivo. Eleita vereadora em 2016, Regina continuará o mandato até o final de dezembro de 2020. Essa foi a quinta eleição que ela disputou em Nova Porteirinha, a primeira na eleição majoritária.
Regina foi eleita vereadora em 2004 e 2016 e não teve êxito nas eleições de 2008 e 2012 para o legislativo e neste domingo para o executivo municipal.
EVERSON DA PARAGUAÇU GANHA A VAGA
Ao comparecer nas urnas neste domingo, dia 7, os eleitores de Nova Porteirinha literalmente votaram em “duas” eleições: a para prefeita e a definição de vaga na Câmara, uma vez que Joélia e Regina são vereadoras e a vitória de uma delas promoveria alteração na representação no legislativo municipal.
Joélia e Regina disputaram voto a voto. O mesmo aconteceu, de maneira indireta, com os suplentes de vereadores Everson da Silva Ferreira, o Everson da Paraguaçu (PSDB) e Maria Antônio Lima Rodrigues, a Tonha (SD). Everson é da coligação de Joélia e Tonha, da coligação de Regina.
Foto Oliveira Júnior
Ex-vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues, a Tonha: primeira suplência.

No dia 10 de maio deste ano, Everson tomou posse na Câmara diante da ascensão da vereadora Joélia na função interina de prefeita. No mesmo dia, a primeira suplente da coligação de Joélia, a ex-secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida de Souza Rodrigues, Maria de Porfírio (PTB), foi empossada no local do vereador José Gonzaga da Cruz (MDB), afastado da função por decisão judicial. A Câmara continuará com três mulheres: Regina, Maria de Porfírio e Sirlene. O legislativo local tem 9 vereadores.
Primeiro suplente de vereador nas eleições municipais de 2012 e 2016, Everson da Paraguaçu agora assegura definitivamente a titularidade para o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020.
PRIMEIRA VITÓRIA E QUARTA DERROTA
A disputa para vice-prefeito (a) envolveu duas lideranças que três anos atrás eram aliadas. Na candidatura à reeleição, o então prefeito Raul Alves teve apoio da produtora rural Marlene Barbosa Ribeiro Menezes. Entretanto, hoje, os dois produtores rurais estavam em lados opostos e disputavam a mesma função no pleito.
Marlene Ribeiro, conhecida como Marlene de Anastácio, disputou neste domingo a sua primeira eleição política partidária em Nova Porteirinha e, obviamente, conquistou a primeira vitória. Já o Raul Alves confirmava a sua hegemonia em disputar todas as sete eleições no município: quatro para prefeito e duas para vice-prefeito. Das sete eleições, Raul venceu em três: duas como vice-prefeito e uma para prefeito. Ele perdeu três eleições para prefeito e agora uma para vice-prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA