FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

VEREADORA JOÉLIA ASSUME A PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA DIANTE DO AFASTAMENTO DO PREFEITO JURACY E DO VICE-PREFEITO EDÉSIO

  • QUASE SETE ANOS ATRÁS UMA VEREADORA ASSUMIU A PREFEITURA COM O AFASTAMENTO DE PREFEITO E RENÚNCIA DA VICE-PREFEITA
  • SUPLENTES MARIA DE PORFÍRIO E EVERSON DA PARAGUAÇU TOMAM POSSE NA CÂMARA DE VEREADORES 
Foto Oliveira Júnior
Joélia Santos Barbosa, prefeita de Nova Porteirinha.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A vereadora Joélia Santos Barbosa, 47 anos, do MDB, assumiu nesta sexta-feira, dia 10 de maio, a Prefeitura de Nova Porteirinha diante do afastamento do prefeito Juracy Fagundes Jácome (MDB) e do vice-prefeito Edésio Vital Neto (PSDB). O vereador José Gonzaga da Cruz (MDB) também foi afastado do cargo.
No terceiro mandato como legisladora neste município, Joélia Barbosa esteve reunida no final da manhã de hoje com os secretários e assessores ocasião em que ressaltou a necessidade de continuar as ações positivas em favor das comunidades. Ela se torna a segunda mulher a governar Nova Porteirinha. Antes, a vereadora Dalvanir Pereira Guimarães Rocha (então no PP), Dalva, administrou a prefeitura entre os dias 13 de julho de 2012 a 19 de julho daquele ano (confira AQUI) devido ao afastamento do prefeito Wilmar Soares de Oliveira (MDB), que retornou ao cargo em 20 de julho de 2012 (saiba AQUI ).

Foto Oliveira Júnior
Izael Antunes de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Porteirinha.

Há quase sete anos o prefeito Wilmar foi afastado. A vice-prefeita Marilza Pereira de Souza Mendes (PP) preferiu renunciar ao mandato, pois seria candidata a vice-prefeita – e foi reeleita. A vereadora Maria Antônia Lima Rodrigues (PSDB), a Tonha, também renunciou à presidência da Câmara para não poder assumir, uma vez que era candidata a vice-prefeita. Com a ascensão de Dalvanir ao executivo municipal, a vereadora Joélia Barbosa, então secretária da mesa diretora, assumiu a presidência da Câmara. Isso em 2012.
Foto Oliveira Júnior
Maria Aparecida Rodrigues, a Maria de Porfírio, e Everson da Silva Ferreira, o Everson da Paraguaçu, tomam posse como vereadores de Nova Porteirinha.

Ao tomar posse nesta sexta-feira, dia 10, no cargo de prefeita, Joélia Barbosa se torna a sexta gestora pública municipal de Nova Porteirinha. José Mendes Neto (PSDB), o Zé da Farmácia, foi prefeito por dois mandatos seguidos (1997 a 2000 e de 2001 a 2004). Wilmar Soares foi prefeito por dois mandatos consecutivos (2005 a 2008 e 2009 a 2012). Dalvanir Pereira exerceu o mandato de prefeita em julho de 2012. Raul Alves da Rocha foi prefeito no período de 2013 a 2016. Juracy Fagundes Jácome assumiu o executivo municipal em 2017 e Joélia Barbosa comanda a prefeitura a partir desta sexta-feira, 10.
Foto Oliveira Júnior
Reunião na Câmara Municipal de Nova Porteirinha nessa quarta-feira, dia 10, em que a vereadora Joélia Barbosa tomou posse como prefeita.

Através da sua defesa, o prefeito afastado Juracy Fagundes, juntamente com o vice-prefeito Edésio Vital e com o vereador José Gonzaga também afastados, apresentam recurso especial e liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com relação aos seus respectivos mandatos.
SUPLENTES ASSUMEM
Com o afastamento do vereador José Gonzaga e da ascensão da vereadora Joélia Barbosa ao executivo municipal, dois suplentes de vereadores tomaram posse na Câmara na manhã desta sexta-feira. Antes, o vereador Izael Antunes de Souza (MDB) assumiu a presidência do legislativo. Ele era o vice-presidente do legislativo local.
Diante disso, para suprir a vacância na Câmara, a suplente Maria Aparecida Souza Rodrigues, Maria de Porfírio (PTB), e o suplente Everson da Silva Ferreira, Everson do Paraguaçu (PSDB), foram empossados no cargo de vereador. Maria Aparecida exerceu até ontem, quinta-feira, dia 9, o cargo de Secretaria de Saúde deste município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID