FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CHOVEU 2 MILÍMETROS EM JANAÚBA E EM NOVA PORTEIRINHA NESTA TERÇA-FEIRA: PRIMEIRA CHUVA DE 2019 EM SOLO GORUTUBANO

  • ÚLTIMO DOMINGO FOI O DIA MAIS QUENTE DE 2019 NO VALE DO GORUTUBA, QUASE 40 GRAUS CENTÍGRADOS
  • BARRAGEM DO BICO DA PEDRA PERDE 8 CENTÍMETROS DE ÁGUA ESTE MÊS E VOLUME ESTÁ MAIS DE DOIS METROS E MEIO INFERIOR AO DIA 5 DE FEVEREIRO DE 2018
  • UM ANO ATRÁS, NÍVEL DE ÁGUA NA REPRESA GORUTUBANA SUBIU 1,25 METRO 
  • BARRAGEM DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA ESTÁ PERTO DO SEU VOLUME MORTO 
Foto Oliveira Júnior
Represa do Bico da Pedra, em Janaúba, no dia 30 de outubro de 2017, quando o volume de água era 1,59 metro mais baixo do que hoje, dia 5 de fevereiro de 2019.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na manhã desta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a temperatura máxima nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, variou entre 25 e 33 graus centígrados. Nesse mesmo período, conforme o site do jornalista Oliveira Júnior apurou, a temperatura mínima oscilou entre 24 e 28 graus. O calor foi mais intenso no domingo, dia 3.
Naquele dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura no Vale do Gorutuba – denominação referente ao rio Gorutuba que separa as cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba – teria sido de 39,6 graus centígrados. O calor de quase 40 graus foi sentido na tarde de domingo, 3 de fevereiro, sendo o dia mais quente de 2019.
Ontem, segunda-feira, dia 4, a temperatura também foi bem elevada. O termômetro oficial registrou 38,7 graus na tarde de ontem, enquanto que na noite dessa segunda-feira a máxima nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha variou entre 29 e 37 graus.
Na manhã de hoje, terça-feira, dia 5, os moradores dessas duas cidades nas margens do rio Gorutuba tiveram a sensação térmica entre 25 e 33 graus.
CHUVA
No final da manhã desta terça-feira, 5, choveu tanto na cidade de Nova Porteirinha quanto em Janaúba. De acordo com os dados do Inmet, a precipitação pluviométrica teria sido o correspondente a 2 milímetros.
No levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia, ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, essa teria sido a primeira chuva de 2019 nas duas cidades, onde a estiagem já durava um mês e uma semana. Isso porque o último registro pluviométrico do Inmet nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha na noite do dia 29 de dezembro, pouco mais de um milímetro.
BARRAGEM PERDE ÁGUA TODOS OS DIAS
Nos últimos 30 dias a barragem do Bico da Pedra apresenta redução diária em seu volume. A diminuição de água na represa formada no rio Gorutuba varia de um a três centímetros por dia. Mais de meio metro tem sido a redução no volume de água na barragem que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.
UM ANO ATRÁS HOUVE CHEIA DE 1,25 METRO NO BICO DA PEDRA
Do dia 4 de janeiro deste ano até hoje, terça-feira, 5 de fevereiro, o nível de água na represa diminuiu em 65 centímetros. Quadro adverso do que se via um ano atrás. No dia 5 de fevereiro de 2018 a barragem gorutubana tinha 1,25 metro a mais de água em relação a 4 de janeiro do mesmo ano.
O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que nestes cinco primeiros dias de fevereiro a represa do Bico da Pedra apresenta perda de oito centímetros em seu volume. Já do dia 1º ao dia 5 de fevereiro do ano passado o nível de água na barragem subiu um metro e meio. Numa comparação ao dia 5 de fevereiro de 2018, hoje a represa estaria com menos água, ou seja, com um volume de 2,67 metros mais baixos.
BARRAGEM ESTÁ PERTO DO SEU VOLUME MORTO
Pelo menos 17,45 metros separam o nível atual de água da capacidade de armazenamento da barragem do Bico da Pedra. Para a represa encher seria necessário que o seu volume subisse em 17 metros e meio. Nesta terça-feira, 5 de fevereiro de 2019, teriam 55 centímetros (pouco mais de meio metro) de água acima do volume morto, ponto crítico que requer o bombeamento e até possível suspensa de água para a irrigação. Mas, com entendimento perante os órgãos que controlam a barragem, o chamado volume morto reduziu em dois metros, quer dizer, em tese, ainda teriam em torno de dois metros e meio de água para a irrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA