FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE JANAÚBA - VESTIBULAR 2022/2

Imagem
FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG Contatos: (38) 3821-3427 e (38) 9 9877-6968 Vem ser Funorte Janaúba você também. Se liga no Vestibular Funorte Janaúba 2022/2 Inscrições abertas! Estude nos formatos: EAD Digital Presencial E se liga porque só na Funorte Janaúba tem ✅ Estágio desde os primeiros períodos ✅ Professores mestres e doutores ✅ Núcleo de Carreiras ✅ Núcleo de Inovação e Tecnologia ✅ Núcleo de Orientação Psicopedagógica ✅ Avaliação de excelência pelo MEC Te esperamos por aqui!! Vem ser Funorte Janaúba, mude de vida já! VEM SER FUNORTE Janaúba Mais informações acesse funortejanauba.com.br/vestibular FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG Contatos: (38) 3821-3427 e (38) 9 9877-6968

BARRAGEM BICO DA PEDRA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

Foto SRJ
Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba e em Nova Porteirinha, pouco tempo depois que ocorreu o seu último transbordamento (cheia), em fevereiro de 2007.

O rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Minas Gerais, em pouco mais de três anos, causando dezenas de mortes de pessoas, devastação ambiental e destruição de plantações e propriedades agrícolas, turísticas e comunitárias, mostra a fragilidade que existe nas barragens das mineradoras. Evidente que essas tragédias ocorridas em Mariana (2015) e em Brumadinho (2019) nos leva a reflexão sobre o provável risco da barragem de rejeito de mineradora nos municípios de Riacho dos Machados e Porteirinha não suportar a demanda de rejeito e o mesmo vir a ser deslocado pelos mananciais e ecossistema até atingir o rio Gorutuba e, consequentemente, o espelho d`água da barragem do Bico da Pedra que tem importância humana, social, econômica e ambiental.
Diante disso, solicitei ao deputado federal Diego Andrade a indicação de um engenheiro técnico especialista em avaliação de barragem de rejeitos de mineração para poder fazer uma avaliação, in loco (presencial), na barragem lá em Riacho dos Machados quanto a realidade da situação de armazenamento e segurança da barragem da mineradora em Riacho dos Machados e Porteirinha.
Solicitei também ao deputado federal Diego Andrade que faça gestão junto aos colegas da bancada mineira e aos deputados federais de outros estados no sentido de que adotem medidas objetivando o grau de comprometimento das mineradoras quanto à destinação correta dos rejeitos da mineração e evitando mais tragédias que tem resultado em perdas humanas e devastação da fauna e flora, além da destruição na lavoura impactando a produção de alimentos. O deputado federal Diego Andrade nos informou que já elaborou o requerimento de criação de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Federal e já está colhendo assinaturas de apoio com outros parlamentares federais, objetivando a tramitação do requerimento na próxima semana quando reassumirá o mandato na próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, na Câmara Federal pela instalação da CPI, comissão para averiguar possíveis descasos por parte das mineradoras e também dos órgãos responsáveis pela fiscalização dessa atividade em Minas Gerais e no Brasil.
José Aparecido Mendes
Presidente Sindicato Rural de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM