FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

NO MÊS EM QUE COMPLETA 70 ANOS, JANAÚBA “PERDE” O SEU AEROPORTO MUNICIPAL: PISTA ESTÁ FECHADA POR 7 MESES

  • Município não apresentou plano básico de zona de proteção no aeroporto inaugurado há 28 anos e controlado pela prefeitura
  • Decolagem e aterrissagem de aviões estão impedidas no aeroporto de Janaúba, a segunda maior cidade do Norte de Minas 
  • Piloto sugere que além da liberação para funcionamento, aeroporto de Janaúba tenha balizamento para receber aviões à noite
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Há quase três décadas, em 1990, esta cidade ganhava o seu aeroporto pavimentado, na região do Jacarezinho. Passados 28 anos, esse espaço para descida e decolagem de aviões não opera à noite por não possuir permissão. Para piorar a situação, a movimentação de aeronaves no aeroporto municipal Mário Sena Braga está comprometida diante de uma decisão drástica no final de novembro passado.
Desde o dia 7 de dezembro o aeroporto de Janaúba está fechado. A medida, numa espécie de punição, tem vigência por sete meses. Conforme o Diretório de Aeródromos (Rotaer), Janaúba literalmente ficará sem o aeroporto até o dia 04 de junho de 2019. Isso ocorre devido não ter apresentado o plano básico de zona de proteção. O aeroporto Janaúba é, segundo informações aeronáuticas do Brasil, controlado pela prefeitura.
Foto Oliveira Júnior
Aviões em movimentação para decolagem do aeroporto municipal de Janaúba: essa cena está proibida por sete meses, desde a primeira semana de dezembro de 2018.

Com uma pista de 1.500 metros (um quilômetro e meio) de comprimento por 30 metros de largura, o aeroporto municipal fica, com a punição, impedido de ter movimentação de aterrissagem e decolagem de aeronaves. Uma triste realidade para Janaúba que nesta quinta-feira, 27 de dezembro, completará 70 anos de emancipação.
O piloto Gleison Silva entrou em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior e lamentou a situação pela qual o aeroporto desta cidade passa e entende que é preciso que providência seja tomada o quanto mais breve possível para evitar perdas em vários aspectos para o município. Segundo ele, a pista do aeroporto local é ótima, mas falta adequar às normas estabelecidas há 5 anos pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac). “Tenho utilizado o aeroporto de Janaúba várias vezes e sei da sua importância no aspecto macroeconômico”, comentou Gleison Silva que é de Belo Horizonte e presta serviço para investidores com propriedades em Janaúba e na região da Serra Geral de Minas.
Outros pilotos, sendo de Janaúba, também estão indignados com a interdição do aeroporto janaubense. Mesmo preferindo não citarem os seus nomes, eles consideram que a medida causa prejuízos e transtornos para o município. Gleison Silva sugere que além de buscar a regularização e liberação do aeroporto municipal, o ideal é que haja um esforço para o balizamento e iluminação objetivando que aeronaves possam pousar e descolar no período noturno.
Foto Oliveira Júnior
Construído há 28 anos, aeroporto mantido pela Prefeitura de Janaúba está literalmente lacrado e não pode receber aviões.

O aeródromo ou aeroporto de Janaúba fica fechado entre os dias 7 de dezembro de 2018 até às 23h05 do dia 4 de junho de 2019. O objetivo é garantir a segurança e incentivar administradores a tomarem as providências cabíveis. Caso ocorra a movimentação de aeronaves no aeroporto desta cidade durante a interdição o piloto poderá perder a carteira, o avião ser impedido de voar e ainda a aplicação de multas.
A decisão em fechar o aeroporto de Janaúba por sete meses afeta a cidade e região. Mesmo com as deficiências, a pista tem movimentação considerável por intermédio de aeronaves menores de investidores de Janaúba, assim como de aeronaves governamentais, de empresários e táxi aéreo. Até o fim dos anos 80, os aviões de pequeno porte, a maioria táxi aéreo, desciam no campo de pouso onde hoje se encontram edificados o Hospital Regional, o Caic (onde funciona provisoriamente os cursos da UFVJM) e o presídio de Janaúba, no bairro Veredas.
O aeroporto municipal de Janaúba foi construído na gestão do prefeito Aldimar (Dimas) Rodrigues (1989 a 1992) e do governador Newton Cardoso e no mandato do deputado estadual Adelino Pereira Dias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA