FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

JUSTIÇA CONDENA VEREADOR A QUATRO ANOS DE PRISÃO POR FORNECIMENTO INDEVIDO DE ALIMENTAÇÃO PARA ELEITORES

Com a decisão, vereador mais votado e reeleito Harley perde a vaga para o suplente Romildo

MPMG e PMMG flagraram fornecimento de almoço e de cerveja no dia da eleição de 2016 em Verdelândia, comarca de Janaúba


VERDELÂNDIA – Atendendo a ação penal proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Eleitoral da comarca de Janaúba, a Justiça condenou um vereador do município de Verdelândia a quatro anos de prisão em regime aberto, à perda do mandato e à suspensão dos direitos políticos por fornecimento indevido de alimentação para eleitores. O vereador ofereceu almoço e cerveja para várias pessoas no dia da eleição de 2016.
A sentença substitui a pena de quatro anos de reclusão por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo prazo. Fixa indenização de R$ 5 mil para suprir o dano à coletividade e pagamento de 200 dias-multa com valor unitário de 1/15 do salário mínimo vigente. O vereador deverá também pagar um salário mínimo a uma entidade com destinação social.
Consta na denúncia oferecida pelo MPMG que, no dia 2 de outubro de 2016, o promotor eleitoral e policiais militares flagraram várias pessoas com lata de cerveja na mão saindo da residência do vereador, onde também foram encontrados pratos de refeição sujos e latas de cerveja vazias.
Duas testemunhas informaram ao MPMG que estavam passando de moto em frente à residência do vereador quando ele os convidou a entrar. Uma delas disse que almoçou a convite e que a bebida e a comida teriam ficado à disposição de 10 a 20 pessoas por mais de duas horas.
Uma outra testemunha afirmou ter visto também “santinhos” da campanha eleitoral disponíveis na residência do vereador.
Consta ainda na sentença que “foi provado que o vereador agiu com dolo específico e que seu comportamento foi antijurídico, culpável e típico”. (Fonte: Ascom/MPMG)
Com base na decisão, o vereador Harley Matos de Aguiar (PSC) perde o mandato eletivo. Ele foi o candidato mais votado em 2016 com 296 votos e sendo reeleito para o mandato. Diante dessa decisão, a vaga de Harley poderá ser ocupada pelo suplente de vereador Romildo Barbosa (PDT), que teve 110 votos na eleição de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID