FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COMUNIDADE DO QUEM QUEM PEDE POR SOCORRO: MORADORES ENFRENTAM TRANSTORNOS COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA POR CAMINHÃO PIPA HÁ QUASE 4 MESES

Equipamento do sistema de tratamento de água na comunidade danificou em outubro de 2017

Foto divulgação
Há mais de três meses os moradores do distrito de Quem Quem ficam à espera do caminhão pipa e mesmo assim nem todos conseguem a água.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Debaixo do sol com alta temperatura e horas na fila à espera do veículo que leva água da cidade de Janaúba até o distrito distante aproximadamente 40 quilômetros. Tem dia que o aguardado caminhão pipa não chega. Esse é o drama vivido pelos moradores do distrito de Quem Quem há quase quatro meses. A população está impaciente com o poder público que não toma a providência desde outubro de 2017.
Foto divulgação
Crianças, jovens e idosos disputam espaço para encher os baldes de água. No desespero para ter a água alguns até ficam com raiva dos amigos.
O morador Fábio está indignado com isso. Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior, ele relatou com raiva o sofrimento do povo do Quem Quem. “O pior é que as pessoas amigas acabam ficando com raiva uma da outra nessa ‘luta’ para encher o balde com água”, explica Fábio ao acrescentar que nem todos os moradores conseguem esse abastecimento. Insatisfeito com o fato, Fábio pede por socorro para a comunidade do Quem Quem.
A servidora pública Tatiane é outra pessoa agoniada com o sofrimento dos moradores. Ela até esteve reunida com representantes da atual administração da prefeitura mencionando o que ocorre no Quem Quem. No dia 16 deste mês, Tatiane foi à prefeitura e conversou com a equipe de governo do atual prefeito. Entretanto, com relação à normalidade do abastecimento de água no distrito até esta quarta-feira, dia 24, a precariedade permanecia.
Foto divulgação
De acordo com morador, um investimento em torno de R$ 18 mil no sistema de captação e tratamento de água na própria comunidade evitaria essa humilhação que o povo do Quem Quem enfrenta desde outubro de 2017.
O tratorista Gildo Aparecido Alves de Souza, o Gil do Quem Quem, lamenta o episódio. Suplente de vereador e tendo 589 votos no distrito na eleição de 2016, Gil disse que é preciso mobilizar para sensibilidade as autoridades. Ele já manteve contato com lideranças e um deputado com o intuito de sanar o problema. “Fiz uma pesquisa e observei que custaria algo em torno de R$ 18 mil ou menos a aquisição de novo filtro para o dessanilizador que trata a água captada aqui no Quem Quem e servida para a nossa população”, citou Gil.
Os moradores queixam que desde outubro do ano passado o tratamento de água pelo dessanilizador está comprometido e até então, passados quase quatro meses, não foi tomada providência. Aliás, a providência acatada tem sido o transporte de água da Copasa em caminhão pipa da cidade de Janaúba até o distrito. “A fila começa a ser feita na parte da manhã com mulheres, jovens e crianças e, quando vem, o caminhão chega à tarde e com quantidade insuficiente para a demanda da população do Quem Quem”, frisou Fábio.
Na rede social, moradores e familiares externam a insatisfação diante do descaso público em atender a comunidade em questão básica. A todo instante parentes que moram em outras cidades e estados expõem os seus testemunhos de tristeza ao conviverem com essa situação nesse período de férias. Ao invés das crianças estarem brincando e dos jovens estarem interagindo, eles têm a atenção deslocadas para esse drama que as suas famílias enfrentam.
Desde o início deste mês alguns moradores têm demonstrado vontade em realizar um manifesto público na própria comunidade, na rodovia BR-122 que dá acesso ao distrito e até realizarem protesto na cidade de Janaúba como forma de que o poder público seja mais ágil e atuante com o povo do Quem Quem. A precariedade no abastecimento e até a falta de água é um dos problemas desse distrito que ainda carece de maior atenção na questão de segurança pública, conservação de estrada, limpeza, falta de iluminação na quadra esportiva e melhor atendimento na área médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID