FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

VOLUME DE ÁGUA NA BARRAGEM BICO DA PEDRA AUMENTOU NOVAMENTE E ACUMULA CHEIA DE QUASE 3 METROS ESTE MÊS

Lagoa transborda e inunda casas em residenciais de Janaúba; moradores tiveram que abandonar as residências

Fotos rede social
Cenário triste: água avança pelo residencial Dona Lindu e carrega colchões e outros objetos dos moradores na cidade de Janaúba.

Essa cena de mudança se tornou corriqueira esta semana em residencial do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O volume de água na barragem do Bico da Pedra subiu em mais 35 centímetros nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro. Diante disso, a cheia na represa é de quase três metros neste mês. São exatos 2,92 metros a mais entre o dia 1º de dezembro e hoje. No ano passado a cheia teria sido de cinco centímetros no mesmo período.
Rua do residencial Dona Lindu foi inundada diante do transbordamento da lagoa Dente Grande, em Janaúba.
Vale ressaltar que no dia 1º deste mês o volume de água na represa estava com 4,23 metros a menos em relação ao mesmo dia de dezembro do ano passado. Ainda falta 1,31 metro para atingir o mesmo nível de um ano atrás. No entanto, deve-se considerar que já houve a recuperação de 70% dessa quantidade.
No dia 13 de dezembro de 2016 a lâmina de água na barragem do Bico da pedra estava 14,9 metros (quase 15 metros) abaixo da sua capacidade. Hoje, 13 de dezembro de 2017, o volume de água na represa estava 16,21 metros inferiores ao nível de transbordamento.
Lagoa Dente Grande, na cidade de Janaúba, encheu diante das intensas chuvas nos últimos dias.
CHUVA
Neste mês de dezembro já choveu 238,6 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, entre o dia 1º e por volta de 11h da manhã desta quarta-feira, dia 13.
Entre 1º de novembro e hoje, 13 de dezembro, o acumulado é de 358,2 milímetros, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Já são 576 milímetros de chuva este ano nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
Movimento de solidariedade para socorrer as famílias que tiveram casas inundadas no residencial Dona Lindu com o transbordamento da lagoa Dente Grande, na cidade de Janaúba.
INUNDAÇÕES

Vários moradores dos residenciais Dona Lindu e Acássias, ambos no bairro Algodões, tiveram que abandonar as suas casas devido à inundação de alguns imóveis pela cheia na lagoa do Dente Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID