FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DE JANAÚBA SOBE 3 METROS EM DUAS SEMANAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A represa formada no rio Gorutuba voltou a receber considerável volume de água. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que na manhã desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a cheia na barragem do Bico da Pedra foi de 20 centímetros numa comparação ao dia anterior que teve elevação de 30 centímetros, quer dizer, em dois dias a represa situada no município de Janaúba ganhou meio metro de água que é, geralmente, a mesma quantidade que ela perde num mês, fora do período chuvoso.
De acordo com o Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), órgão que realiza o monitoramento de água na represa e também a distribuição dessa água para o projeto irrigado do Gorutuba, neste mês de dezembro o nível de água na barragem do Bico da Pedra já subiu 3,12 metros desde o dia 1º de dezembro.
No primeiro dia deste mês a represa estava com 4,23 metros a menos de água em relação ao mesmo dia de dezembro de 2016. Com base nos dados de hoje deduz que houve uma recuperação de 73% no volume e falta 1,11 metros para igualar o nível verificado um ano atrás.
Nas duas primeiras semanas de dezembro do ano passado o volume de água na barragem gorutubana teria aumentado em 35 centímetros, já neste ano foram 3,12 metros. No entanto, hoje tem menos água do que teria sido verificado há um ano. São quase um metro e meio a menos. Numa comparação ao dia 14 de dezembro de 2016, hoje o nível de água está com 1,46 metro a menos. Porém, o volume de água na barragem do Bico da Pedra se encontra 16 metros abaixo do nível de transbordamento.
CHUVA
O período chuvoso em dezembro deste ano é 123% a mais em relação ao último mês de 2016. Em dezembro do ano passado choveu o correspondente a 111,2 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Já nas duas primeiras semanas de dezembro de 2017 o índice pluviométrico nestas duas cidades tem sido de 248,6 milímetros registrados entre o dia 1º de dezembro e cinco horas da madrugada desta quinta-feira, 14.
A chuva acumulada de novembro e dezembro deste ano em Janaúba e em Nova Porteirinha é 368,2 milímetros. Desde janeiro até a manhã desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, já choveu 586 milímetros nestas duas cidades que tiveram chuva de 749,9 milímetros no ano de 2016 e 366,5 milímetros em 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID