FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

VÍTIMAS TENTAM VOLTAR À ROTINA UM MÊS DEPOIS DA TRAGÉDIA NA CRECHE GENTE INOCENTE

Oito pessoas permanecem internadas em hospitais de Belo Horizonte e Montes Claros


JANAÚBA (por Osmar Macedo/Itatiaia) – Era para ser um dia como outro qualquer, na véspera da semana da criança. Setenta e cinco alunos, entre nove meses e cinco anos, e 17 funcionários. Esse era o número de pessoas no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, Norte de Minas, há exatamente um mês. Mas, por volta das 09h40, o vigia licenciado do lugar, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, passou pelas ruas de terra, no bairro Rio Novo, e interrompeu o sonho e a vida de muita gente. O que ninguém esperava, aconteceu. Ele levava um galão cheio de combustível dentro da mochila.
Foto Osmar Macedo/Itatiaia
Mesmo com as lembranças da tragédia ainda vivas, crianças não perderam a alegria.
Damião entrou na creche, despejou o líquido inflamável sobre as vítimas e depois ateou fogo. As chamas e o desespero tomaram conta do lugar. O teto de pvc derreteu, envolto por labaredas, sobre dezenas de vítimas. “Caiu chuva de fogo em cima de mim, vovó. A minha professora morreu. Caiu fogo em cima dela”, desabafa Cleusa Dias, avó de Ruan Emanuel Dias Barbosa, de 05 anos, que ainda está internado na Santa Casa, em Montes Claros, desde 05 de outubro. Ele está estável. Segundo a assessoria do hospital, outras duas vítimas, também estáveis, continuam na Santa Casa: Jéssica Morgana Silva Santos, de 23 (funcionária da creche); e Thiago Felipe Medeiros, de 4. Em Belo Horizonte, no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, referência para o tratamento de queimados, são cinco, de acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG): duas mulheres e uma criança em estado grave, além de duas crianças estáveis.
O enredo da tragédia comove até quem está preparado para enfrentar as adversidades do dia a dia. Segundo o sargento da Polícia Militar Wyclefson Lopes Teixeira, um dos primeiros a socorrer os feridos, ele ficou estarrecido assim que chegou ao local. “É muito difícil ver o que a natureza humana pode fazer a um semelhante. Tinha muita gente ferida”, afirma.
Foto Osmar Macedo/Itatiaia
Novas instalações da creche devem ser inauguradas no início do próximo ano letivo.
Onze pessoas morreram, entre elas, nove crianças, de 3 a 5 anos, a professora Heley de Abreu Batista, de 43, que heroicamente salvou a vida de muitos que estavam ali, e o próprio vigia. Cerca de outras 50 ficaram feridas por queimaduras externas e/ou internas.
A perícia da Polícia Civil deve apontar nos próximos dias qual combustível foi utilizado pelo vigia para cometer o atentado. É o que afirma o delegado de homicídios de Janaúba, Ricardo Amaral. “Tudo indica que seja gasolina. Mas, para termos certeza, precisamos da conclusão do laudo”, diz. O responsável pelas investigações afirmou ainda que outro laudo deve apontar o grau de transtorno psicológico de Damião e se ele tinha consciência dos seus atos no momento do crime.
Conforme a Itatiaia informou, as instalações da creche Gente Inocente não possuíam condições mínimas de segurança. De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Waldeci Gouveia, as vistorias em todas as escolas de Janaúba já foram concluídas. “Todas as 17 escolas estaduais e 28 municipais de Janaúba foram fiscalizadas e, antes do final do ano, o Corpo de Bombeiros vai fazer o treinamento dos brigadistas para essas unidades de ensino”, ressalta. Gouveia afirma ainda que a prefeitura se comprometeu a colocar os equipamentos de segurança nesses locais, como extintores, placas e sinalização de emergência.
Foto Osmar Macedo/Itatiaia
Luiz Carlos recebeu, em nome da esposa Heley, Medalha Santos Dumont, no dia 24 de outubro.
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara de Vereadores para investigar as causas da tragédia. Segundo o presidente do legislativo municipal, vereador Adauri Cordeiro, testemunhas começam a ser ouvidas nessa semana.
O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), esteve na semana passada no prédio provisório da creche, no bairro Veredas, e disse que o que aconteceu no município faz o Brasil repensar a segurança em todo os seus espaços públicos. “Todas as providências que deveriam ser tomadas, nós fizemos”, enfatiza.
Apesar das lembranças negativas do ataque, segundo o promotor de Justiça e curador de saúde do município, Jorge Barreto, a creche vai ser reconstruída no mesmo local, atendendo ao desejo de todos os familiares das vítimas. “Eles ficaram sensíveis a isso porque o projeto inclui, além da reforma daquele espaço, a pavimentação da rua e a melhoria da iluminação pública”, explica o promotor.
A demolição do prédio antigo começou na quarta-feira (01). As novas instalações, modernas e seguras, serão financiadas por empresários. Devem ser inauguradas no início do próximo ano letivo, em fevereiro. Enquanto isso, 44 dos 68 alunos aptos a voltar para a creche já convivem com uma nova rotina. Eles contam com todo o cuidado para esse recomeço.
Miriam Sandraia de Souza Oliveira é mãe da pequena Maria Eduarda, de apenas 2 anos e 7 meses. Ela lembra que, agora que se completaram trinta dias do ataque, estão aprendendo a se adaptar, aos poucos, à rotina. “Eu tenho apegado muito com Deus para conseguir forças. A dor ainda não passou. Essa ferida que foi aberta vai cicatrizar”, diz, confiante.
Para a diretora da creche Gente Inocente, Aline Santos, ela e os funcionários do local também estão encontrando forças em Deus, na comunidade e no sorriso das próprias crianças para seguirem em frente. “Sabemos que recomeçar não é fácil, mas temos a esperança, a fé e o amor que vamos conseguir. Somos fortes!”, enfatiza.
Essa força também faz parte da vida de Luiz Carlos Batista, esposo da falecida professora Heley. Ele tem a responsabilidade de criar os dois filhos adolescentes e o pequeno Olavo, de 1 ano e 3 meses. Luiz diz que a família ainda está abalada, pois, segundo ele, a convivência era muito boa. “Éramos muito unidos. Hoje, com a falta dela, acabou-se a graça. Não temos mais ânimo. Entregamos nas mãos de Deus para que possamos prosseguir”, relata emocionado.
A aposentada Valda Terezinha Abreu, mãe da professora Heley, tem sido um braço forte para ele e os netos. “Deus, os amigos e parentes estão dando muita força para nós. Vou ajudar a criar os meus netos, com certeza”, revela.
Ao longo de todos esses dias, ouvimos relatos emocionantes como esse. Olhos lacrimejados. Corações partidos. Mas, também, a certeza de que o amor e a esperança superam tudo. Isso pôde ser constatado por nossa reportagem em vários momentos. Em um deles, durante a hora do lanche no espaço provisório, o sorriso das crianças, algumas delas ainda marcadas por queimaduras, é a certeza de que a vida continua. (Fonte: Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA

CRIANÇA NÃO RESISTE AO SE AFOGAR EM ÁREA DA MATINHA, EM NOVA PORTEIRINHA