FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O EX-VEREADOR E EX-PREFEITO DE JANAÚBA, JOSÉ CUSTÓDIO MENDES, O “SEU ZICA”

Foto Oliveira Júnior
José Custódio Mendes, o “seu Zica”: produtor rural, vereador, vice-prefeito e prefeito de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Faleceu por volta do meio-dia desta terça-feira, dia 30 de maio, o produtor rural e ex-prefeito José Custódio Mendes, conhecido por “Zica” Mendes. Aos 91 anos de idade, o gorutubano “Zica” Mendes não resistiu à enfermidade. Ele estava internado há alguns dias em unidade hospitalar de Montes Claros. Além de prefeito, José Custódio também foi vereador por este município em três mandatos.
Filho de Santos Mendes Ferreira e Maria Custódio Ferreira, o gorutubano José Custódio Mendes, o “seu Zica”, nasceu no dia 24 de setembro de 1925 na comunidade de São José do Gorutuba, município de Porteirinha, e veio para Janaúba em 1936. Ele tinha onze anos quando se aportou no povoado denominado de Gameleira que, mais tarde seria cidade.
Foto Studio Anthonny
José Custódio Mendes com a esposa Eny comemorando 70 anos de casados, agora em 2017.
VEIO PARA JANAÚBA AOS 2 ANOS DE IDADE
Os avós e pais de Zica Mendes já moravam e possuíam fazendas na região onde foi construída Janaúba. Aos dois anos de idade, o garoto José Custódio Mendes deixou o povoado de São José do Gorutuba para morar na fazenda na região de Lagoa Grande, hoje comunidade de Janaúba.
“Seu” Zica Mendes casou-se com dona Eny Cordeiro Mendes com quem teve os filhos Dirceu, Wilson, Maria Luciene, Lígia Cleone, Selme Rozana e Enilde Eliane.
MOROU EM JANAÚBA DURANTE 80 ANOS
Durante 80 anos, “seu” Zica Mendes morou na cidade onde foi vereador, vice-prefeito e até prefeito. Em 1936, a família estabeleceu residência no recém-criado povoado de Gameleira, onde hoje é a cidade de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
“Seu Zica” Mendes recebendo do neto, o vereador Sérgio Coelho, a homenagem que a Câmara Municipal prestou em 27 de dezembro de 2015, aniversário de Janaúba, aos ex-prefeitos deste município.
O pai de “seu Zica”, o senhor Santos Mendes construiu a primeira casa na rua que hoje se chama avenida da Saudade. No mesmo local abriu comércio. Posteriormente veio a construção de casa e comércio na praça Doutor Rockert, onde, em 1937, a família de “Zica Mendes” participou da construção da segunda igreja, a igreja de Bom Jesus. Sete anos depois veio a estrada de Ferro Central do Brasil que alavancou o progresso do povoado, hoje Janaúba.
PAI E FILHO FORAM VEREADORES
Produtor rural e de fácil convívio, “seu” Zica Mendes sempre carregava consigo o espírito de liderança tanto na família quanto na comunidade. Esse jeito de representatividade e seguindo os passos do pai Santos Mendes, que participou ativamente da política partidária no surgimento de Janaúba e sendo vereador na primeira composição da Câmara, fizeram com que o gorutubano José Custódio Mendes, o “Zica” Mendes, tornasse político. Foi vereador, vice-prefeito e até prefeito de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Os três José: O Padre José Antista, José Custódio (Zica) Mendes e Joaquim José dos Santos que compuseram a primeira diretoria da fundação que implantou o hospital da Fundajan.
ZICA PEDIU LICENÇA, MAS VOLTOU
Exerceu três mandatos de vereador e em cada um deles foi presidente do legislativo janaubense. Eleito em 1958, Zica Mendes tomou posse em 31 de janeiro de 1959 para o mandato de vereador exercido até 3 de fevereiro de 1963. Nesse mandato, “seu” Zica havia solicitado licença em 1º de junho de 1959, mas retornou após alguns dias e exerceu a presidência da Câmara em 1962.
Voltou a ser presidente do legislativo janaubense no período de 1973 a 75 quando exerceu o segundo mandato de vereador de 31 de janeiro de 1973 até o final de 1976. E cumpriu o terceiro mandato de legislador no período de 1977 a 1982, sendo presidente da Câmara em 1979.
ELEITO VICE E DEPOIS ASSUME COMO PREFEITO
Além de vereador, “seu” Zica Mendes também foi representar o povo na prefeitura. Foi eleito vice-prefeito e tomou posse em 31 de janeiro de 1967. Diante do afastamento do prefeito, Zica se tornou prefeito de Janaúba em 8 de março de 1970 e concluiu o mandato em 30 de janeiro de 1971.
Foto Oliveira Júnior
José Custódio Mendes morou em Janaúba durante 80 anos.
Durante a gestão do prefeito Zica Mendes a cidade de Janaúba se organizou para o desenvolvimento. Foi construída a praça da igreja Matriz. Ainda na função de prefeito de Janaúba, “seu” Zica Mendes se empenhou para a instalação do sinal de recepção e emissão do canal de televisão o que proporcionou uma maior conexão da população com o mundo.
VALORIZAÇÃO E RESPEITO AO POVO GORUTUBANO
“O povo gorutubano merece respeito”. Essa colocação em tom de cobrança teria sido do produtor rural e ex-prefeito de Janaúba, José Custódio Mendes. Zica Mendes solicitava pela valorização do povo gorutubano. Na visão do gorutubano José Custódio Mendes, a população de Janaúba, principalmente os gorutubanos, tem que ter melhores condições de saúde, educação, enfim, que seja possibilitada aos janaubenses e gorutubanos uma vida digna.
MAIS INCENTIVO À EDUCAÇÃO
A educação faz parte da vida de “Zica Mendes”. Ele estudou na escola rural em Janaúba onde era oferecido o estudo apenas da primeira à terceira série. “Zica Mendes” aprendeu a lê e adquiriu conhecimentos através dos ensinamentos da professora Bertolina.
Mesmo com o pouco acesso aos estudos, o gorutubano José Custódio Mendes fez com que a educação fosse ato primordial na família. Todas as filhas do casal Eny e Zica Mendes não só estudaram quanto adquiriram o gosto em se tornar professoras e, com isso, transmitirem os ensinamentos.
Ele lamenta em não ter, durante a gestão de prefeito, obtido a criação e implantação de cursos superiores para que os moradores pudessem continuar os estudos sem a necessidade de abandonar a cidade para se formar em faculdades de outras regiões.
MAIS RESPEITO NA POLÍTICA
Vereador por três mandatos, José Custódio Mendes se dizia orgulhoso em ter contribuído, também na missão de vice-prefeito e prefeito, pelo bem-estar da população e pelo desenvolvimento de Janaúba através de um trabalho honesto.
Perguntado sobre o que gosta e o que não gosta de Janaúba, “seu” Zica Mendes havia dito que tem grande orgulho deste município e gosta principalmente do povo daqui. Quanto ao ponto negativo de Janaúba, o ex-prefeito Zica Mendes entende que os processos políticos deveriam ser mais respeitosos e que os candidatos eleitos cumprissem as promessas. O gorutubano José Custódio Mendes cita que não gosta de mentiras.
VELÓRIO
O corpo do ex-prefeito e ex-vereador José Custódio Mendes, o “seu Zica”, é velado no plenário Dr. Rômulo Sales de Azevedo, na Câmara Municipal de Janaúba, desde às 18h desta terça-feira. Amanhã, quarta-feira, dia 31, às 8h, terá uma sessão fúnebre por parte da Câmara de Vereadores quando então será prestada homenagem póstuma ao ex-prefeito e ex-vereador, “seu” Zica, avô materno do atual vereador Sérgio Coelho.
Ás 9h da manhã haverá uma missa e logo em seguida, às 10h, o corpo do ex-prefeito José Custódio Mendes deixará o plenário da Câmara e será sepultado no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, nesta cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS