FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O CANTOR E COMPOSITOR BELCHIOR AOS 70 ANOS

Foto O Globo arquivo

Cantor Belchior.

Cantor Belchior fez show em Janaúba; a MPB está de luto

A voz dele silencia, mas ficam eternizados em nós os sentimentos de um “Rapaz Latino-Americano” que nos proporcionavam a reflexão da vida através das letras em “Como Nossos Pais”

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Ao tomar conhecimento da notícia neste domingo, dia 30 de abril, parei e pensei: será que é verdade? Infelizmente, sim. Era a confirmação da morte de um ídolo que, através da sua voz, nos cativou – eu e uma considerável legião de fãs. O cantor e compositor cearense Belchior morreu neste fim de semana. O corpo dele foi encontrado na manhã de hoje, domingo, dia 30, em casa, na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Belchior estava com 70 anos. De acordo com a Polícia Civil gaúcha, o artista faleceu de causa natural.
Foto Cleo Velleda 21 09 1999
Belchior, cantor e compositor.
Apesar de que há mais de uma década o cantor e compositor Belchior havia se afastado do cenário artístico, Belchior estampou o seu talento na musicalidade brasileira. Perdemos a presença desse cearense, mas a sua voz eco pelos cantos, inclusive aqui em Janaúba, cidade que teve o privilégio de receber o cantor Belchior (não recordo a data). Sim, o moço que tinha “medo de avião” (música) desembarcou em solo gorutubano e soltou o vozeirão em microfone no restaurante onde até então funcionou o “Espeto & Companhia”, no centro de Janaúba.
Em meu acervo musical, desde a fita cassete, seguindo pelos CDs, em pen drive e em computador sempre teve a presença do talento artístico de Belchior. São músicas suaves que nos levam ao imaginário e definem a nossa realidade sem deixar para trás os bons tempos.
Foto reprodução
Capa de disco do cantor Belchior.
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, nascido em Sobral, no Ceará, em 26 de outubro de 1946, estudou medicina em Fortaleza, mas abandonou o curso antes de se formar para se dedicar a vida de músico.
O corpo do cantor Belchior será transportado de Porto Alegre-RS para Fortaleza-CE, onde haverá o velório e sepultamento.
TRAJETÓRIA DE BELCHIOR
Entre 1965 e 1970, tocou em festivais de música no Nordeste e, em 1971, venceu o IV Festival Universitário da MPB com a canção "Na Hora do Almoço", cantada por Jorge Melo e Jorge Teles.
Em 1972, Elis Regina gravou a faixa "Mucuripe", parceria de Belchior e Fagner, o que deu grande impulso à carreira do compositor, que já estava morando no Rio. Lá, ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner e Ednardo, entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.



Foi nos anos 1970 que o compositor consolidou sua discografia, sempre com letras que se aproximam das artes, da filosofia e da literatura. "Mote e Glosa" (1974), seu disco de estreia, é o cartão de visitas do projeto musical de Belchior. O trabalho contém canções como a que dá título ao álbum, além de "A Palo Seco" e "Todo Sujo de Batom".
Dois anos depois, ele lança "Alucinação", álbum que marca a sua carreira e que o firmou como grande revelação da MPB. Nele, estão clássicos como "Apenas um Rapaz Latino Americano", "Como Nossos Pais", "Velha Roupa Colorida" e "Sujeito de Sorte".
Sucesso popular e de crítica, o músico chegou a lançar mais álbuns, entre eles "Coração Selvagem" (1977), "Era Uma Vez um Homem e o Seu Tempo" (1979), "Cenas do Próximo Capítulo" (1984), "Elogio da Loucura" (1988) e "Baihuno" (1993), que consolida as principais ideias que o músico teve em sua carreira.
Em agosto de 2009, parentes e amigos do músico relataram ao "Fantástico" não ter notícias sobre o Belchior há cerca de dois anos. O sumiço pegou muitos de surpresa e repercutiu internacionalmente, tendo destaque em jornais como o britânico "The Guardian".
Apesar do burburinho provocado pelas possíveis motivações de seu afastamento, o próprio Belchior, que desde 2006 cortara laços com empresários, produtores e a família, declarou que tinha se isolado em uma pousada de um povoado remoto no Uruguai para finalizar o trabalho de tradução para o português da "Divina Comédia", de Dante Alighieri.
O autoexílio evidenciou a forte presença do tema da evasão da sociedade em sua obra, do primeiro ao último disco autoral, já indicando ao público um percurso de fuga que ele próprio pudesse vir a seguir. (Fonte: Folha de São Paulo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS