FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PRODUTORES DA SERRA GERAL SÃO CAPACITADOS SOBRE GESTÃO COM QUALIDADE EM CAMPO

Qualificação foi proporcionada através da parceria do Sindicato Rural de Janaúba, Senar Minas e Sicoob Credivag

Ação atendeu produtores de Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Porteirinha, Verdelândia e Mato Verde

Foto Oliveira Júnior
Dirigentes do Sindicato Rural de Janaúba, do Senar Minas e do Sicoob Credivag com os produtores que participaram da Gestão com Qualidade em Campo.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “O mercado é exigente, com isso é preciso a transição para adequar as necessidades sem perder o padrão de qualidade”, dessa forma definiu Fernanda Baldi Nogueira sobre a adesão da fazenda São Jorge, que é da sua família e está situada no município de Verdelândia, ao Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), realizado entre agosto e outubro deste ano na parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e do sistema Sicoob Credivag e que envolveu 10 propriedades na região da Serra Geral de Minas. A solenidade de entrega dos certificados foi no dia 8 de novembro, no parque de exposições desta cidade.
Foto Oliveira Júnior
Produtor rural Isaías Gonçalves, Fernanda Nogueira e o pai Pedro Nogueira, Júlio César Diniz, presidente do Sicoob Credivag, a instrutora Teí Gazzinelli e José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba.
Ainda jovem, Fernanda Nogueira se aliou ao pai Pedro Nogueira no gerenciamento da fazenda que segue tradições familiares no agronegócio. No GQC, pai e filha foram instruídos sobre a administração de uma empresa rural e as particularidades da legislação, comunicação, marketing, contabilidade, comércio e tecnologia. 
Foto Oliveira Júnior:
Produtores do sítio Alvorada, no município de Nova Porteirinha, e da fazenda Sonho de Infância, no município de Mato Verde, recebem os certificados do GQC.
O primeiro passado dado, segundo Pedro, foi desfazer daquilo que era ocioso e ocupava espaço na propriedade que fica distante 35 quilômetros de Janaúba. “Fizemos uma limpeza e, diante disso, ganhamos espaços e proporcionamos um ambiente melhor”, mencionou Pedro Nogueira, que é técnico em agropecuária e desde a juventude ajuda a família na fazenda.
Foto Oliveira Júnior
Produtor rural Isaías Gonçalves, Júlio César Diniz, presidente do Sicoob Credivag, o produtor Marcelo Meireles, a instrutora Teí Gazzinelli, o produtor Marcel Meireles e José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba.
A meta de Pedro e da filha Fernanda é elevar a produção de queijo até 2020, passando de 345 para 500 unidades diariamente atendendo o mercado local, regional e interestadual, pois já destina o produto para o estado de São Paulo. Fernanda se encarrega da motivação dos funcionários que são capacitados para evitar desperdício na produção, enquanto que o pai adota métodos para a comercialização e aumento na captação de leite na própria fazenda.
DE PAI PARA FILHO
O engenheiro agrônomo Marcelo Leite Meireles também recebe o incentivo e o auxílio familiar. Ele divide com o filho Marcel Souza Meireles a administração e produção da fazenda Terra Nova, em Jaíba. Lá, eles investem no plantio de banana e na criação de potros quarta de milha. “A nossa meta é produzir banana de qualidade e ter potros de alta linhagem”, citou Marcelo ao destacar que para atingir a meta é preciso que haja a promoção da qualificação da mão de obra.
A expectativa dos dirigentes da fazenda Terra Nova é elevar a produção de banana de 15 toneladas para 30 toneladas e aumentar o plantel para 10 potros num ano.
Foto Oliveira Júnior
Entrega do certificado do GQC para os produtores da fazenda Beira Rio e Umbuzeiro, ambas no município de Jaíba.
EMPRESÁRIOS RURAIS
O GQC em Janaúba ocorreu em três meses e os participantes foram orientados por Maria Tereza Gazzinelli Porto, a Teí, que é instrutora do Senar Minas e administradora de empresas. Nesse período, os empresários rurais receberam informações sobre planejamento estratégico, gerencial e operacional. Eles aprenderam sobre controle das receitas e despesas; princípios da qualidade; comercialização, marketing e finanças; planejamento e relação com fornecedores e com o mercado; e procedimentos operacionais entre outros.
Houve participação de produtores de Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Porteirinha, Verdelândia e Mato Verde.
Sérgio Azevedo, o Vermelho, mobilizador do Senar Minas em Janaúba, destaca que o GQC mostra para o produtor que é possível ir além e ampliar a visão de negócio. Esse também é o raciocínio de Júlio César Diniz, presidente do Conselho Deliberativo do sistema Sicoob Credivag. Segundo Júlio César, é uma oportunidade ao produtor se qualificar e ainda investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais. “O GQC apresenta o quanto podemos mostrar que temos capacidade de melhorar a performance da gestão”, declarou Júlio César que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Os produtores da fazenda Filadélfia, em Janaúba, e da fazenda AJM, no município de Porteirinha, também participaram do GQC.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, classificou como de suma importância esse programa, pois possibilita ampliar a visão empresarial do produtor rural. José Aparecido se diz entusiasmado com a iniciativa dos filhos em ajudar efetivamente os pais numa clara demonstração de incentivar a permanência do produtor rural na atividade. Ele enalteceu a parceria entre o Sindicato Rural de Janaúba e o Senar Minas a qual, em pouco mais de seis anos, realizou 600 cursos resultando na qualificação de mais de 7 mil produtores e trabalhadores rurais e elogiou o sistema Sicoob Credivag em incorporar à essa parceria objetivando em que o produtor possa reduzir custos e buscar eficiência na condução do negócio. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO