FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

FUNDAJAN PASSA POR UM COLAPSO FINANCEIRO QUE PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO HOSPITAL A QUALQUER MOMENTO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior, Fernando Lucas e Girleno Alencar) – O hospital da Fundajan, de Janaúba, em meados de agosto último, decidiu suspender a internação de casos de Neonatologia/Pediatria e Cirurgias Eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E isso pode voltar a acontecer a qualquer momento. A Fundajan poderá fechar o hospital diante do colapso financeiro pelo qual a fundação enfrenta.
O principal motivo alegado foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, que haviam deixado o hospital em dificuldades. A decisão, à época, surpreendeu a Superintendência Regional de Saúde, sediada em Montes Claros, que mandou uma equipe verificar a situação do Fundajan.
O comunicado foi enviado ao Corpo de Bombeiros e Samu, que são responsáveis por encaminhar pacientes. Na correspondência, os médicos diretores salientam que para não deixar a população desassistida, seriam assegurados os atendimentos dos casos de Urgência e Emergência e dos casos de Obstetrícia e Neonatologia. O Fundajan é o segundo maior hospital de Janaúba e região da Serra Geral e se destaca por contar com 10 leitos de UTI Neonatal. Na década de 90, chegou a apresentar os melhores indicadores brasileiros de atendimento neonatal.
A Fundação de Assistência Social de Janaúba é considerada Hospital Amigo da Criança por intermédio do desempenho da equipe do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, que tem a Fundajan como mantenedora. Segundo Luciano Sartori, presidente da Fundajan, o hospital está sem os medicamentos necessários para os atendimentos e não tem como adquiri-los devido à falta de recursos e dos repasses.
Alguns dias depois dessa atitude extrema por parte da direção daquele hospital, o governo liberou cerca de R$ 180 mil que daria, segundo eles, um fôlego para trabalhar.
Porém, agora, ao que parece, este fôlego está chegando ao fim e novamente os atrasos nos repasses colocam em xeque o atendimento hospitalar da Fundajan.
De acordo com Luciano Sartori, diretor-presidente da Fundação, existe a possibilidade de recursos, repassados pelo governo e que estão em poder da prefeitura, serem repassados à Fundajan. Porém, caso isso não ocorra, os referidos atendimentos serão, novamente paralisados. “Estamos na expectativa de que os repasses sejam depositados, ainda esta semana, para aí sim termos condições de adquirir medicamentos e conseguir novo fôlego”, disse.
Não é a primeira vez, em poucos anos, que a Fundajan passa por crise financeira. No ano de 2009 apresentou um alto prejuízo, acumulando dívida muito grande. O principal problema é a baixa remuneração paga pelo SUS. A superintendência regional de saúde, esclarece que Janaúba conta com gestão plena e define as ações que devem ser realizadas.
Luciano Sartori diz que a realidade é a de que, se o dinheiro repassado em agosto acabar, como deve ocorrer em breve, as coisas se complicam. Ele explica que, inclusive enviou ofício ao Ministério Público, que é o curador da saúde janaubense, à Superintendência Regional em Montes Claros e à Secretaria Estadual de Saúde, alertando para o grave problema e pedindo auxílio para que os recursos venham o mais rápido possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA