FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

FUNDAJAN PASSA POR UM COLAPSO FINANCEIRO QUE PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO HOSPITAL A QUALQUER MOMENTO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior, Fernando Lucas e Girleno Alencar) – O hospital da Fundajan, de Janaúba, em meados de agosto último, decidiu suspender a internação de casos de Neonatologia/Pediatria e Cirurgias Eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E isso pode voltar a acontecer a qualquer momento. A Fundajan poderá fechar o hospital diante do colapso financeiro pelo qual a fundação enfrenta.
O principal motivo alegado foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, que haviam deixado o hospital em dificuldades. A decisão, à época, surpreendeu a Superintendência Regional de Saúde, sediada em Montes Claros, que mandou uma equipe verificar a situação do Fundajan.
O comunicado foi enviado ao Corpo de Bombeiros e Samu, que são responsáveis por encaminhar pacientes. Na correspondência, os médicos diretores salientam que para não deixar a população desassistida, seriam assegurados os atendimentos dos casos de Urgência e Emergência e dos casos de Obstetrícia e Neonatologia. O Fundajan é o segundo maior hospital de Janaúba e região da Serra Geral e se destaca por contar com 10 leitos de UTI Neonatal. Na década de 90, chegou a apresentar os melhores indicadores brasileiros de atendimento neonatal.
A Fundação de Assistência Social de Janaúba é considerada Hospital Amigo da Criança por intermédio do desempenho da equipe do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, que tem a Fundajan como mantenedora. Segundo Luciano Sartori, presidente da Fundajan, o hospital está sem os medicamentos necessários para os atendimentos e não tem como adquiri-los devido à falta de recursos e dos repasses.
Alguns dias depois dessa atitude extrema por parte da direção daquele hospital, o governo liberou cerca de R$ 180 mil que daria, segundo eles, um fôlego para trabalhar.
Porém, agora, ao que parece, este fôlego está chegando ao fim e novamente os atrasos nos repasses colocam em xeque o atendimento hospitalar da Fundajan.
De acordo com Luciano Sartori, diretor-presidente da Fundação, existe a possibilidade de recursos, repassados pelo governo e que estão em poder da prefeitura, serem repassados à Fundajan. Porém, caso isso não ocorra, os referidos atendimentos serão, novamente paralisados. “Estamos na expectativa de que os repasses sejam depositados, ainda esta semana, para aí sim termos condições de adquirir medicamentos e conseguir novo fôlego”, disse.
Não é a primeira vez, em poucos anos, que a Fundajan passa por crise financeira. No ano de 2009 apresentou um alto prejuízo, acumulando dívida muito grande. O principal problema é a baixa remuneração paga pelo SUS. A superintendência regional de saúde, esclarece que Janaúba conta com gestão plena e define as ações que devem ser realizadas.
Luciano Sartori diz que a realidade é a de que, se o dinheiro repassado em agosto acabar, como deve ocorrer em breve, as coisas se complicam. Ele explica que, inclusive enviou ofício ao Ministério Público, que é o curador da saúde janaubense, à Superintendência Regional em Montes Claros e à Secretaria Estadual de Saúde, alertando para o grave problema e pedindo auxílio para que os recursos venham o mais rápido possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA