FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SEBRAE E PRODUTORES LANÇAM MARCA REGIÃO DE SALINAS

A conquista da identidade própria vai abrir mercado para mais de 100 produtores que fabricam 15 milhões de litros de cachaça por ano

SALINAS (por Cida Santana) – Amanhã, quinta-feira, dia 28 de julho, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), promove na cidade de Salinas, aqui no Norte de Minas, o lançamento da marca Região de Salinas. A cachaça é um dos mais legítimos representantes da produção artesanal mineira e a região é precursora do movimento de valorização deste produto. A Região de Salinas possui registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.
De acordo com a Apacs, a região abriga cerca de 100 produtores distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total, inteiramente artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano, comercializada sob mais de 50 marcas. Os atributos naturais da região são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo de outras bebidas ao redor do mundo. Estes são, aliás, alguns dos requisitos exigidos pelo INPI para a conquista da marca Região de Salinas.
O lançamento da marca é parte integrante do trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae Minas junto aos produtores de cachaça da região. “Através da organização de um grupo de produtores de cachaça, e trabalhando sua identidade com foco em novos mercados e melhor posicionamento, nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e consumidores”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro. Os produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado.
PRODUTORES DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA MARCA REGIÃO DE SALINAS
Edson Souza Martins produz a cachaça ‘Encantos da Marquesa’ há nove anos na região. Ele acredita que a criação da marca Região de Salinas é fundamental para alavancar ainda mais a produção da bebida. “ Temos uma cachaça de alta qualidade e essa identificação regional que está sendo criada vai ajudar a valorizar nosso produto, dar maior visibilidade no circuito turístico e contribuir para a diminuição da informalidade, que prejudica quem trabalha dentro da lei e paga os impostos” diz.
Edson Souza produziu 60 mil litros de cachaça em 2015 e tem a expectativa de repetir esse numero este ano. Ele acredita ainda que a marca regional vai contribuir para a exportação, o que também incrementa o seu negócio. O produtor já vendeu o seu produto para a Alemanha e agora está acertando a comercialização para a Itália,
Dono da marca “Tabua”, em Salinas, Lucas Mendes destaca que a criação da marca Região de Salinas é importante tanto para os produtores como para os consumidores. “Com essa marca vamos criar uma identificação geográfica com o público, que terá a confiança de que, ao adquirir uma cachaça aqui da região, vai consumir um produto com todas as características e qualidades da autêntica cachaça de Salinas. Vamos criar um feedback com o nosso consumidor” argumenta Lucas, que também vende a bebida para a Alemanha.
O presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), Aldeir Xavier de Oliveira reforça que a criação da marca tem o objetivo de certificar quais são as cachaças que verdadeiramente são produzidas na região. “ Muitas cachaças encontradas e que são tidas como produzidas na região de Salinas são de outras regiões. Então, com este selo, vamos certificar o que realmente é produzido aqui. Isso valoriza as nossas marcas, que têm a nossa qualidade. Vamos vender um produto que tem origem e procedência ”, afirma.
MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
Conforme avaliação realizada pela Federação Nacional das Associações de Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), divulgada pelo Sebrae, os consumidores das classes A e B descobriram a cachaça como produto de qualidade, passando a assumir o consumo da bebida antes tratada como direcionada somente às classes menos favorecidas. O aumento da demanda começou de forma espontânea e passou a ser observado há cerca de uma década.
De acordo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil tem uma produção de cachaça estimada em 1,4 bilhões de litros por ano. A cadeia produtiva da bebida movimenta cerca de R$ 7 bilhões anualmente. No país, estima-se que a atividade envolve em torno de 40 mil produtores de cachaça. Calcula-se que destes, 98% são pequenos e microempresários. O setor gera em torno de 600 mil empregos diretos e indiretos.
Conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as ações de promoção da cachaça estão avançando com participação nas feiras internacionais. A Agência e o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) mantém convênio com investimento de R$ 1,3 milhão para promover o produto no exterior. Atualmente, 38 empresas participam da iniciativa, com foco nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. A cachaça já é reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na Colômbia e no México. Em qualidade, a bebida brasileira não perde para nenhum outro destilado. (Fonte: Sebrae Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA