FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE JANAÚBA - VESTIBULAR 2022/2

Imagem
ATENÇÃO GALERA Essa é a chance de você realizar seu sonho de entrar na faculdade Vestibular 2022/2 Funorte Janaúba. Se liga nessa novidade, estamos com bolsas de 70 à 90% de desconto O vestibular será de forma presencial, na nossa unidade, no dia 23/07, às 14h Inscreva-se no nosso site funortejanauba.com.br Já marque aí no seu calendário e não fique de fora dessa mega oportunidade FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG Contatos: (38) 3821-3427 e (38) 9 9877-6968

COMO SÃO AS VIDAS DAS PESSOAS POR TRÁS DA COLETA SELETIVA

PORTEIRINHA (por Daniel Cristian de Jesus Silva*) – O município de Porteirinha, no Norte de Minas, faz parte dos poucos, dentre os 853 municípios, que já implantaram o trabalho de coleta seletiva, sendo um dos pioneiros no extremo norte do estado. Essa iniciativa contribui com o trabalho e vem de encontro aos anseios dos trabalhadores da coleta seletiva do município que deixaram de frequentar o “lixão”, que passa por uma adaptação para se tornar aterro sanitário. Para terem uma nova rotina coletando as matérias recicláveis nas portas das residências, um novo estilo de trabalho que simboliza mais dignidade.
Foto Daniel Cristian
Com geração de renda e trabalho formalizado, os catadores cooperados contribuem para a sustentabilidade ao separar materiais recicláveis.
No município, em 2008, nascia a Associação de Catadores de Matérias Recicláveis (Ascarp), a partir da união e do trabalho de pessoas não assalariadas, na época, composta por quatro membros. Hoje, mais estruturada, a associação já possui espaço próprio e os catadores contam com o apoio da administração municipal para o desenvolvimento da atividade. A equipe cresceu e já se soma, atualmente, 10 catadores.
A senhora Alzira Maria de Jesus é uma das trabalhadoras que compõe a equipe de reciclagem da associação. A “catadora”, de 63 anos, é mãe de 10 filhos e casada. As dificuldades financeiras foram uns dos motivos que levaram a Alzira para a coleta. Ainda no início dessa profissão, sendo uma das primeiras em todo o município, antes mesmo da criação da associação, teve que enfrentar o preconceito, o analfabetismo, o racismo e a falta de colaboração para se dedicar e desenvolver este trabalho que sempre contribuiu para o sustento da família. “Morava em Espinosa (aqui no Norte de Minas), de lá vim morar aqui em Porteirinha. E escolhi ir para as ruas e lixões catar materiais por ser uma atividade que gera renda. Mas não era nada fácil. Muita gente não importava e nem sabiam da importância do nosso trabalho”, revela.
Pelas mãos da dona Alzira, os variados tipos de materiais que para muitos ainda são considerados lixo, como as caixas dos litros de leite consumido, as garrafas pets e de vidro, os papéis e os papelões, dentre outros recicláveis, não passam despercebidos. “Nós recolhemos tudo que os moradores deixam nos sacos da coleta seletiva. Chegando aqui no galpão nós separamos, limpamos e destinamos para a prensa. O que não presta pra gente, mandamos para o ‘lixão”, acrescenta.
Além da superação, a determinação e a força de vontade diante das dificuldades são as marcas desses trabalhadores. É o caso de Isaías Maximiano da Silva, trabalhando com a reciclagem desde 2012. Isaías, pai de duas crianças, casado e “ex-desempregado”, encontrou na coleta seletiva uma saída para uma nova chance de vida. “Agradeço a Deus por essa segunda chance. Eu levava uma vida errada e não tive grandes oportunidades. Mas depois da coleta seletiva, as portas se abriram e sou mais feliz, fazendo o que gosto e o que dá prazer: coletar”, revela. Atualmente, ele é o presidente da entidade. Refletindo sobre os benefícios de estudar, faz planos para o futuro, "Conclui o Ensino Médio recentemente e iniciei o curso Técnico em Enfermagem. Meu desejo é concluir e melhorar ainda mais na vida", vibra.
O encorajamento e a persistência pelo trabalho lhe renderam ainda a oportunidade de ser contratado pelo Governo do Estado como Catador Mobilizador. Essa indicação, que valoriza e reconhece o trabalho de pessoas que se preocupam com os cuidados ambientais, objetiva a implantação da coleta seletiva em outros municípios da região. (*Estudante do 3º período de Jornalismo, em Montes Claros)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

MORRE O TALENTOSO E IRREVERENTE EDIR CARLOS, O GALEGO CABELEIREIRO DE JANAÚBA QUE ATUAVA EM BELO HORIZONTE; ELE FALECEU EM ACIDENTE COM CARRO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM