FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

APOIO AO PRODUTOR EM RISCO DIANTE DA DECISÃO DO GOVERNO ESTADUAL EXTINGUIR A RURALMINAS

Foto Paulo & Galego
José Aparecido Mendes e Ricardo Quadros: diretor licenciado e o vice-presidente da Faemg, respectivamente.
MONTES CLAROS (Por Nairlan Clayton Barbosa) – O governo estadual enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de reforma administrativa que pretende economizar R$ 1 bilhão ao ano. Entre as propostas está a extinção da secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e outras seis unidades da administração estadual. No campo das fundações, serão extintas a Ruralminas e a Hidroex.
A proposta prevista no Projeto de Lei 3.510/16, do governador, será tema da audiência pública conjunta das Comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Assuntos Municipais e Regionalização nesta quarta-feira, dia 22 de junho, às 14 horas, no Auditório da ALMG.
Vinculada à secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Ruralminas é responsável por planejar e executar projetos de logística de infraestrutura e de engenharia para o desenvolvimento social e econômico do meio rural. O projeto estabelece que a Seapa e Seda   passarão a exercer as finalidades da Fundação Rural Mineira.
Conforme o texto, os direitos dos servidores efetivos integrantes da atual estrutura serão preservados, sendo que os cargos das carreiras de analista de desenvolvimento rural, técnico de desenvolvimento rural e auxiliar de desenvolvimento rural serão lotados na Sede. A proposição tramita em regime de urgência.
No Norte de Minas, entidades de classe se manifestaram sobre a possibilidade de extinção da Ruralminas. Para Ricardo Laughton Quadros, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas gerais (Faemg), por exemplo, o governo estadual está indo na contramão dos produtores, especialmente os norte-mineiros. José Aparecido Mendes, diretor licenciado da Faemg e presidente licenciado da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte), reforça a colocação de Ricardo.
“É frustrante para o produtor saber que um dos órgãos que o ampara esteja em processo de extinção. Acaba uma Fundação quando na verdade o Estado deveria estar fortalecendo, além da própria Ruralminas, outras instituições que servem ao produtor, como a Epamig, Emater e IMA”, afirma Ricardo Quadros.
Ele também diz que quem mais perde são os produtores do Norte do estado, em função do semiárido ser uma região que por si só traz dificuldades e necessita regularmente da assistência dos órgãos estaduais.
“O produtor norte-mineiro enfrenta, por décadas, problemas que vão desde o plantio até a pecuária, tem sofrido prejuízos em decorrência do fator climático. A Fundação Rural Mineira promove o desenvolvimento regional sustentável com dignidade para os produtores, especialmente os menores. Acabar com isso é retirar mais uma ferramenta importante de sustentação das mãos do produtor norte-mineiro, região desprezada culturalmente”, concluio dirigente da Faemg.
BENEFÍCIOS
Os setores do governo estadual, no entanto, veem como benéfica a chamada reforma administrativa. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, em entrevista, assegurou que ela será benéfica ao crescimento da economia mineira.
Sobre a extinção da Sede, ele informou que Comitês estarão assumindo a criação dos projetos que beneficiem ao agricultor, restando a empresas como a Codemig, a qual dirige atualmente, a execução desses projetos junto as Associações e os produtores do Estado.
“Existe aí um equívoco grande. A Sede, por exemplo, está sendo extinta. As políticas públicas a cargo da secretaria de Desenvolvimento Econômico serão absorvidas na formulação e coordenação pelos Comitês Temáticos. Os Comitês Temáticos, como o de desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável, segurança pública, por exemplo, respondem diretamente ao gabinete do governador’, esclarece Marco Antônio.
De acordo com o executivo, do Comitê Temático de Desenvolvimento Econômico e Sustentável fazem parte o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que propõe crédito, a Codemig, que ajuda na instalação, a secretaria de Fazenda, que cuida da gestão tributária, a de Meio Ambiente, que vai ajudar na questão do licenciamento, a secretaria de Turismo, a de Ciência e Tecnologia. (Fonte: O Norte, 22/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA