FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

GESTANTES, NO NORTE DE MINAS, RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

BRASÍLIA DE MINAS (por Jerúsia Arruda) – O banco de leite humano do hospital Senhora Santana, de Brasília de Minas, aqui no Norte do Estado, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 27 de abril, um curso para casal gestante com objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos futuros pais sobre os assuntos ligados ao dia a dia do bebê.
O curso é realizado mensalmente, ministrado por equipe do banco de leite do hospital, composta por nutricionista, enfermeira, técnica em enfermagem, médica pediatra, bioquímica e assistente social. A cada edição, são oferecidas 10 vagas para casais.
Foto Elson Lages
As gestantes podem levar o companheiro e, no treinamento, todos são preparados para lidar com o processo de amamentação e cuidados com o bebê.
De acordo com a coordenadora do banco de leite, a nutricionista Gracyele Cangussu, o curso em grupo pequeno permite a proximidade necessária para uma boa conversa e deixa os casais mais à vontade para apresentar suas dúvidas e serem orientados.
“As mulheres podem levar o companheiro, o pai do bebê, a mãe ou até outro acompanhante e, no treinamento, todos são preparados para enfrentar as possíveis dificuldades e os desafios que podem aparecer durante o processo de aleitamento materno e cuidados de rotina com o bebê”, explica a coordenadora.
De acordo com Gracyele Cangussu, os participantes do curso recebem orientações sobre alimentação na gestação e lactação; benefícios do aleitamento materno exclusivo; preparo das mamas; como segurar corretamente o bebê; cuidados com o bebê (umbigo, troca de fraldas, banho, como vestir); cólicas e vacinação; e direitos e deveres das mães durante a internação. As futuras mamães são orientadas sobre os tipos de parto e incentivadas a manterem o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação durante os primeiros meses de vida do bebê.
“O curso é de fundamental importância para que nós mães possamos cuidar dos nossos bebês de forma carinhosa, mas com a segurança necessária. No meu caso, o tema cólicas chamou muita atenção. É uma ótima iniciativa do Município em promover esse momento de aprendizado”, avalia a técnica em enfermagem Vileide Cardoso de Matos, gestante e participante do curso.
Ao final do curso, os participantes, além de receber certificado e participar de sorteio de brindes, também são convidados a conhecer as instalações da maternidade do Hospital Senhora Sant’Ana, que possui 13 leitos.
O prefeito Jair Oliva Junior destaca que o banco de leite humano do hospital, inaugurado em 2012, é o segundo da região e talvez o único em cidade do porte de Brasília de Minas no Estado.
“O aleitamento materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê, e o banco de leite humano é uma alternativa para as mães que não produzem leite suficiente. O curso, além de incentivar a amamentação, também ajuda no cadastramento de novas doadoras voluntárias, aumentando, assim, o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso”, observa o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO