FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PREFEITURA CONSTRÓI NOVA TRAVESSIA, MAS EMPRESA FERROVIÁRIA FECHA PASSAGEM: ENTENDIMENTO PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA

FERROVIA ENVIA AO SITE DO JORNALISTA OLIVEIRA JÚNIOR NOTA EXPLICATIVA SOBRE A SITUAÇÃO

Foto Oliveira Júnior
Momento em que foi executada a implantação da travessia sobre a linha férrea.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os condutores de veículos encontraram dificuldades na manhã de terça-feira, 1º de março, para seguirem do bairro Padre Eustáquio ao centro desta cidade. Isso porque a nova passagem sobre a linha férrea foi interditada pela Ferrovia Centro Atlântica sobre a alegação de que não teria autorizada essa travessia nas imediações do pátio da estação ferroviária.
Foto Oliveira Júnior
Empresa ferroviária interdita nova passagem de carros na cidade de Janaúba alegando falta de solicitação para a travessia sobre os trilhos.
A nova passagem foi feita na noite de sexta-feira, dia 26 de fevereiro, e a empresa responsável disse que recebeu ordem da prefeitura para realizar o serviço mediante a extinção de outra travessia (construída da mesma maneira em 2007) poucos metros adiante, também fora do pátio de manobra das locomotivas e vagões da empresa ferroviária.
A intenção da prefeitura com essa nova passagem sobre a linha férrea é adequar ao fluxo do trânsito local que absorve o aumento da frota, em se tratando apenas de automóveis e motocicletas, duas unidades diariamente. Essa nova travessia fica em torno de 50 metros da travessia existente, na rua Belo Horizonte com a avenida Osvaldo Cruz, local que detém um dos maiores movimentos de veículos, inclusive do sistema de segurança pública e de saúde hospitalar.
Foto Virgílio Dutra
Empresa usa barras de ferro e tábua para obstruir travessia sobre trilhos em Janaúba.
VEREADOR ELOGIA PREFEITURA PELA NOVA TRAVESSIA
Equipe da empresa ferroviária esteve reunida com a equipe de governo da prefeitura de Janaúba, no dia 1º deste mês, para equacionar o problema. Enquanto isso, funcionários da ferroviária fixavam barras de ferro e tábuas impedindo o uso da nova passagem pelos veículos. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Janaúba informou que a intenção do prefeito Yuji Yamada (PRP) é inclusive o bom senso, ressaltando que a nova travessia atende o clamor da população.
O vereador Carlos Isaildon Mendes (PSDB), adversário político do atual prefeito, durante a reunião ordinária da Câmara na segunda-feira, dia 29 de fevreiro, elogiou a atitude da prefeitura – embora tenha sido na calada da noite – em modificar a passagem de veículos sobre a linha férrea. Isaildon mora no bairro Padre Eustáquio é se diz conhecedor do transtorno que é a atual passagem de veículo do bairro para o centro paralelamente à travessia de veículos do centro para o bairro que não é raro ocorrer congestionamento no local.
Foto Oliveira Júnior
Situação quando as barras de ferro e tábuas foram retiradas para liberar o trânsito sobre a linha férrea.
A nova passagem ficou interditada na terça-feira e quarta-feira, pois no início da noite de quarta-feira, dia 2, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público desobstruir a nova passagem cujo ato, inclusive, foi aplaudido pelo público que presenciou a cena.
Na quarta-feira, dia 2, o site do jornalista Oliveira Júnior entrou em contato com a Ferrovia Centro Atlântica, inclusive a Assessoria de Comunicação dessa empresa – instalada em Belo Horizonte – com o intuito de obter esclarecimentos sobre o impasse e também com relação às normas de travessia sobre a linha férrea e ainda sobre a velocidade da locomotiva e vagões na cidade de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Nova passagem aberta pela segunda vez vem sendo utilizada pelos condutores de veículos em Janaúba.
Na sexta-feira, dia 5, a Ascom da Ferrovia Centro Atlântica encaminhou nota explicativa ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a situação e adiantou que busca o entendimento com a prefeitura para oficilializar a nova passagem, desde que esteja em conformidade com as normas de segurança.
Acompanhe a seguir a nota da Assessoria de Comunicação da Ferrovia Centro Atlântica com relação a instituição de travessia sobre a linha férrea na cidade de Janaúba:
“A Ferrovia Centro-Atlântica informa que qualquer interferência na estrutura da linha férrea, sendo ela um bem da União, deve ser aprovada pelos órgãos reguladores. Uma passagem de nível construída de forma inadequada coloca em risco a comunidade e a operação ferroviária. Por isso, a construção desses cruzamentos só pode ser realizada levando em conta a análise técnica do local e seguindo rigorosos critérios de segurança, que envolvem, por exemplo, a condição de visibilidade do maquinista e do motorista, além de toda sinalização obrigatória. A empresa reforça ainda que existe uma distância mínima de segurança de 1,5 km (um quilômetro e meio) entre uma passagem de nível e outra, recomendada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A velocidade máxima permitida para as composições ferroviárias que trafegam no trecho de Janaúba é de 35 km/h. A velocidade é monitorada pelo equipamento de bordo da locomotiva e pelo centro de controle operacional da empresa, que para o trem automaticamente se esse limite for ultrapassado.
A empresa continua em contato com a Prefeitura para solucionar a questão dentro das normas de segurança”.
Essa foi a nota explicativa da Ferrovia Centro Atlântica enviada ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a implantação de travessia em linha férrea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS