FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PRODUTORES DE JANAÚBA DEBATEM SOBRE OS DESAFIOS DA PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Reverter os danos causados pela seca dos últimos anos e ao mesmo tempo assegurar em plena atividade os empreendimentos do agronegócio, principalmente o frigorífico de Janaúba que voltou a funcionar há pouco mais de um ano. Esses serão os pontos chave do seminário que acontecerá nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, o Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, a partir de 8h.
Foto Oliveira Júnior
Bovinos do Norte de Minas encaminhados para o frigorífico Minerva, em Janaúba: atividade motiva a pecuária e gera centenas de empregos.
A expectativa é reunir produtores rurais, principalmente os criadores de bovinos, de vários municípios do Norte de Minas, assim como oportunizar aos consultores técnicos, extensionistas e estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, ambos do campus da Unimontes em Janaúba, momento de aprimoramento e transferência de ideias.
“É necessário que haja o desenvolvimento da bovinocultura no Norte de Minas de maneira a valorizar a pecuária nessa região do semiárido e ainda, assim, garantir a eficácia do frigorífico Minerva, em Janaúba, através do qual facilita a comercialização e abate do gado. Isso também favorece a qualidade de vida população, pois essa unidade frigorífica gera, atualmente, 500 empregos diretos e em torno de 2 mil empregos indiretos”, explica José Aparecido Mendes Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
O seminário Desafios da Bovinocultura no Semiárido acontecerá nesta quarta-feira das 8h às 17h, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e do governo do Estado através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com outras entidades e instituições.
Serão abordados temas como manejo e recuperação de pastagens, produção de silagem de qualidade e cenário da bovinocultura para 2016. De acordo com o coordenador técnico regional da Emater-MG, André Caxito, a agropecuária no Norte de Minas vem sofrendo impactos negativos devido a redução dos índices pluviométricos e das consequências das estiagens prolongadas. “O evento é oportuno para discutirmos as tecnologias de produção, manejo e conservação de forragens no semiárido. É um passo para promovermos uma integração entre pessoas e instituições que respiram e vivem a agropecuária no semiárido mineiro”, disse.
PALESTRAS NO SEMINÁRIO
Abordar os desafios e perspectivas da bovinocultura no semiárido mineiro. Esse é o objetivo do seminário Desafios da Bovinocultura no Semiárido, que acontecerá nesta quarta-feira no Centro Cultural do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, no período das 8h às 17h.
Estão programadas as seguintes palestras: programa de manejo de pastagens para recria de bovinos no semiárido mineiro, a ser proferida pelo zootecnista Adilson de Paula Almeida Aguiar;
A palestra recuperação de pastagens no semiárido mineiro terá esclarecimento por parte do também zootecnista João Newton Pereira Lopes, enquanto que Leonardo Alencar, do Minerva Foods (frigorífico de Janaúba) fará comentários sobre o cenário da carne bovina para 2016.
O zootecnista Edson Poppi participará do seminário ocasião em que fará explanação acerca da produção de silagem de qualidade. O médico veterinário Lucas José Mari explicará aos produtores rurais e estudantes de Agronomia e Zootecnia sobre a microbiologia da ensilagem.
PERDA DE 70% DAS PASTAGENS
O Norte de Minas convive nos últimos 4 anos com uma das piores secas nas últimas seis décadas. É uma situação crítica para o agronegócio o que afeta tanto na economia quanto no aspecto social. Nesse período a região contabiliza a perda de 70% nas pastagens e contabiliza a redução em 50% no rebanho bovino.
Segundo dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o rebanho do Norte de Minas teria, hoje, 1,8 milhão de cabeças de gado, enquanto que em 2010 eram em torno de 3,3 milhões bovinos. A diminuição foi em decorrência de mortes e venda precoce para abate diante da falta de pastagens, que em 2010, abrangiam 4 milhões de hectares. Entretanto, nos últimos anos os produtores presenciaram a perda de 70% da produção de capim em função da falta de chuva regular.
O pensamento entre os agricultores e pecuaristas é unânime. Eles são favoráveis por atitudes que possibilitem a reversão dessa situação.
PREJUÍZO DE R$ 2 BILHÕES
Levantamento técnico da Coordenadoria Regional da Emater-MG, de Montes Claros, aponta que nas últimas quatro safras – de 2011/2012 a 2014/2015 – o volume de perdas no Norte de Minas devido às irregularidades climáticas superamos R$ 2 bilhões, considerando apenas as perdas das safras de grãos e redução da produção de leite.
REGIÃO DE JANAÚBA: 65 MILHÕES DE LITROS DE LEITE
O Território da Serra Geral, que tem Janaúba como polo, é composto por 16 municípios que estão inseridos no semiárido norte mineiro. Dentre as atividades agropecuárias da região, a bovinocultura se destaca com um rebanho de aproximadamente 500 mil cabeças e produção de leite em torno de 65 milhões de litros por ano.
As áreas de milho e sorgo para alimentação animal somam 40 mil hectares e as áreas de pastagens 480 mil hectares. Nos últimos 4 anos a região vem sofrendo com estiagens prolongadas e com chuvas abaixo da média histórica, causando grandes perdas e evasão do rebanho. Houve, aproximadamente, uma redução de 30 % do número de bovinos e 50 % do leite produzido. (Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122 CAUSA A MORTE DA EMPRESÁRIA DULCE COSTA LOPO, DA PALIJAN DE JANAÚBA: CARRO CAPOTOU PERTO DE CAPITÃO ENÉAS

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO