FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE JANAÚBA - VESTIBULAR 2022/2

Imagem
Vem ser Funorte Janaúba você também. Se liga no Vestibular Funorte Janaúba 2022/2 Inscrições abertas! Estude nos formatos: EAD Digital Presencial E se liga porque só na Funorte Janaúba tem ✅ Estágio desde os primeiros períodos ✅ Professores mestres e doutores ✅ Núcleo de Carreiras ✅ Núcleo de Inovação e Tecnologia ✅ Núcleo de Orientação Psicopedagógica ✅ Avaliação de excelência pelo MEC Te esperamos por aqui!! Vem ser Funorte Janaúba, mude de vida já! VEM SER FUNORTE Janaúba Mais informações acesse funortejanauba.com.br/vestibular FUNORTE Faculdades de Janaúba situada na rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234 - Bairro São Vicente – Janaúba-MG Contatos: (38) 3821-3427

MORRE O FOLCLÓRICO PEDRO MARQUES, DENTISTA E EX-VEREADOR QUE EMANCIPOU JAÍBA E ESTEVE NO PROGRAMA DA XUXA, NA TV GLOBO

Foto álbum de família
Pedro Marques de Oliveira, dentista e ex-vereador em Jaíba.
JAÍBA (por Oliveira Júnior) – Manhã de ontem, sábado, dia 21 de novembro, a população de Jaíba, aqui na região da Serra Geral de Minas, recebe a triste notícia referente ao falecimento do ilustre morador Pedro Marques de Oliveira, um dos fundadores do município de Jaíba, localidade pela qual encarou árdua luta pelo desenvolvimento e independência do povo jaibense. Jaíba chora pela morte do folclórico Pedro Marques.
No dia a dia, Pedro Marques exercia a profissão de protético. Ele buscava de toda forma devolver o sorriso para o povo que o procurasse. No entanto, a forte influência e o jeito simples de ser um líder deram a Pedro Marques a notoriedade regional e até nacional. Sim, ele difundiu o nome de Jaíba para todo o território brasileiro com participação em programa nacional da Rede Globo de Televisão.
Pedro Marques foi vereador em Jaíba muito antes desta localidade ter sido emancipada. Aliás, o folclórico Pedro Marques foi uma das lideranças atuantes pela emancipação de Jaíba – fato ocorrido em 27 de abril de 1992 – que até então pertencia aos municípios de Monte Azul e Manga. A margem esquerda do rio Verde Grande, que corta a cidade de Jaíba, era território de Manga e tinha a denominação de Jaibênia (do rio Verde até próximo ao então distrito de Matias Cardoso). A margem direita do rio Verde era território monteazulino e denominava de distrito de Otinolândia.
Justamente a comunidade de Otinolândia concedeu a Pedro Marques a honra e o direito de representar o povo perante o legislativo de Monte Azul. Pedro Marques foi eleito vereador e representou Otinolândia (hoje, Jaíba), na Câmara de Monte Azul. Na condição de vereador, ele obteve muitos benefícios para a comunidade, apesar das dificuldades de recursos e distância da sede do município. Pedro e outras lideranças não mediram esforços pela emancipação de Jaíba e a luta resultou em pontos positivos, afinal, Jaíba obteve a independência política administrativa.
Na primeira eleição municipal em Jaíba, em 1992, o povo de Jaíba reconheceu o empenho de Pedro Marques dando lhe 256 votos – quase 15% da votação do município – sendo o segundo vereador mais votado. Ele conseguiu a reeleição em 1996 com 345 votos, também o segundo mais votado no município jaibense.
O jornalista Oliveira Júnior acompanhou o plebiscito que resultou na emancipação de Jaíba. Naquele dia em que os moradores dos então distritos de Jaibênia (Manga) e Otinolândia (Monte Azul) e de outras comunidades, o vereador Pedro Marques estava eufórico com a manifestação pública. Personagem influente, irreverente e folclórico de Jaíba, Pedro Marques deixou a sua marca. No dia do plebiscito, em Jaíba, ele convidou o jornalista Oliveira Júnior e também um magistrado (não recordo o nome) que atuava como juiz eleitoral para um almoço em sua casa – e a votação permanecia – onde o cardápio era farto. Nas várias salas, mesmo as improvisadas, da casa de Pedro Marques era visível o banquete. Aliás, ele tinha o hábito de boa receptividade.
Eram vários tipos de carne bovina, suína e aves e outras iguarias, sobretudo o tradicional feijão tropeiro. No semblante de Pedro Marques era estampada alegria da oportunidade a ser concedida àquela comunidade a se manifestar livremente pelas reivindicações visando o crescimento do local. Após deixar o jornalista Oliveira Júnior e o juiz eleitoral “com água na boca” com o almoço que os aguardava, o folclórico Pedro Marques mostrou um congelador repleto de refrigerantes para servir aos convidados e ao povo, e mais adiante, num lugar estratégico havia outro congelador...porém, neste recipiente haviam cervejas...sim...burlando a lei seca...mas que somente seria (e foi) servida após o resultado do plebiscito que aprovou a emancipação de Jaíba. Caso fosse nos dias de hoje, o juiz eleitoral poderia determinar a prisão do folclórico Pedro, mas naquela ocasião, momento de alegria, momento de união entre a população, o magistrado quis entender que nada viu além do anormal. E seguiu mais um fato irreverente do folclórico Pedro Marques.
Depois de exercer dois mandatos consecutivos de vereador no recém-criado município de Jaíba, Pedro Marques se afastou da política eletiva e apostou as fichas no filho Brazilino Marques de Oliveira, o comunicador Brás da Viola, que também foi vereador por dois mandatos em Jaíba. Brás iniciou com vitória no ano de 2000 ocasião em que obteve 349 votos e foi reeleito em 2004 com 516 votos. Na eleição seguinte, em 2008, ficou na suplência ao conquistar 311 votos. Contudo, manteve registrado na história política de Jaíba a sequência de representatividade iniciada pelo pai, Pedro Marques.
Os moradores de Jaíba, principalmente os adultos e idosos, sabem os mais variados causos tendo folclórico Pedro Marques como protagonista. Estudioso, apesar de não ter frequentado a escola continuadamente, o vereador Pedro Marques volta e meia surgia com ideias que deixava qualquer um de queixo caído, é claro, que tinha gente que não acreditava nas proezas de Pedro por entender que uma simples pessoa não teria tanta capacidade. Mesmo assim o protético Pedro Marques não importava com a discordância. E cada paciente que deixava o consultório dele com uma nova dentadura leva consigo as histórias e ideias do pensador jaibense.
Dentre as colocações e invenções de Pedro Marques estava a nomenclatura de uma vacina: JAIBAHEURECAELECTROTERAPIANTICANCEROMORFÉTICOANTIAIDES. Sim, esse nome mesmo com 54 letras que ele repetia. Pedro insistiu por essa invasão...quem sabe algum dia alguém leve adiante o conhecimento do jaibense que também chamou a atenção para outra sugestão, a mudança da bandeira nacional.
A ideia do então vereador jaibense Pedro Marques ganhou repercussão nacional. Ele defendia a mudança na letra do hino nacional brasileiro e a fixação de uma nova bandeira no país e até confeccionou a bandeira e a levou à Rede Globo de Televisão. O posicionamento do cidadão de Jaíba convenceu a produção da TV Globo que o convidou a participar do programa da Xuxa, apresentado por Xuxa Meneghel. E para lá foi o folclórico Pedro Marques, sendo entrevistado pela Xuxa e mostrado para todo o Brasil a bandeira do jaibense e outros causos. Pelo jeito, a ideia de uma nova bandeira não foi em vão, mas quem sabe algum dia alguém cisma de hastear essa bandeira do irreverente Pedro Marques.
O ex-vereador Pedro Marques morreu na manhã de ontem, sábado, dia 21 de novembro, diante do agravamento da enfermidade. O corpo dele é velado no plenário da Câmara Municipal de Jaíba e o sepultamento do ex-vereador Pedro Marques de Oliveira está previsto para às 13h30 deste domingo, dia 22, no cemitério Vida Nova, em Jaíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM