FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

GREVE “BRANCA” DOS MÉDICOS FAZ DIRETORA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA PEDIR DEMISSÃO

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A crise financeira e administrativa do Hospital Regional de Janaúba, que se arrasta há anos, fez a funcionária pública municipal Débora Catarina de Santana Matos a colocar o cargo de direção do hospital à disposição da Fundação Hospital de Janaúba, mantenedora da unidade hospitalar. A greve “branca” de parte dos médicos iniciada no dia 2 de setembro foi um dos pivôs pela decisão da diretora a solicitar a sua exoneração do cargo. A pedido do prefeito, Débora Santana ficará na função até o final deste mês. Mesmo remota, há possibilidade dela continuar na direção.
Foto Oliveira Júnior
Débora Catarina de Santana Matos, diretora hospitalar. 
A escolha pelo nome de Débora Santana para dirigir o hospital levou se em consideração o fato dela ser funcionária pública municipal concursada na função de advogada e, diante disso, houve uma despesa a menos para o erário público, considerando que a Fundação é gerida pela prefeitura. Caso Débora leve adiante a sua decisão de entregar a direção será a quinta mudança no comando do hospital em menos de três anos.
CINCO DIRETORES EM 3 ANOS
No início de janeiro de 2013 coube à Enfermeira Lara Jamille Silveira Silva a direção da unidade hospitalar. Ela permaneceu até maio de 2013 quando então assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e repassou ao contador Milton José Oliveira Filho a direção hospitalar. Milton ficou pouco tempo e sendo substituído, ainda em 2013, por Jilvânia Cordeiro, que atuava na administração hospitalar há mais de 5 anos. Em 6 de janeiro de 2014 o bancário Jurandi Alencar tomou posse na direção do Hospital Regional de Janaúba e ficou até 1º de maio de 2015. Até a posse de Débora, em 22 de junho, a unidade foi comandada por uma comissão, uma vez que outras pessoas recusaram em ocupar o cargo. 
Há quase três meses na direção do maior e mais movimentado hospital do Norte de Minas, com exceção de Montes Claros, Débora Santana tem se desdobrada, juntamente com a sua equipe de trabalho composta por destacados profissionais da área de saúde e hospitalar, com o intuito de ampliar a qualidade do atendimento e também assegurar a importância do Hospital Regional que é uma referência em atendimento e no cumprimento das normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO
Um dia após assumir a direção do hospital, meados de junho, Débora teria dito que “a tarefa (direção) realmente exige muita dedicação e comprometimento”. Funcionária pública municipal efetiva e oriunda do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan), onde, juntamente com a diretoria, promoveu uma ampla organização, Débora estava entusiasmada e positiva pela nova missão em consolidar o Hospital Regional a fim de que a população tenha um atendimento de qualidade.
Foto Oliveira Júnior

Reunião com alguns médicos que se dizem insatisfeitos com as condições de trabalho no Hospital Regional. 
No dia 3 deste mês ao receber a reportagem do Jornal da Serra Geral e do site do jornalista Oliveira Júnior em sua sala, no hospital, Débora Santana ressaltou que, apesar da dificuldade financeira pela qual a Fundação tem enfrentada, vem ocorrendo resultados positivos na gestão hospitalar. Ela divide a sala de trabalho com mais três colegas – inclusive com duas Enfermeiras que conhecem bem os setores clínicos e administrativos da unidade hospitalar. A direção tem mantido o pagamento salarial dos funcionários em dia.
A declaração da diretora foi um dia após o início do movimento por parte dos médicos que prestam serviço no hospital insatisfeitos com as condições de trabalho. Os médicos não paralisaram os atendimentos (greve branca), mas durante reunião, dia 2, com parte da imprensa, inclusive com a presença do Jornal da Serra Geral e do site do jornalista Oliveira Júnior, foram categóricos que passariam a atender a partir daquele momento dentro das possibilidades que o hospitalar oferecesse.
NOVA REUNIÃO COM OS MÉDICOS
O manifesto dos médicos surpreendeu a direção da Fundação Hospitalar e a administração pública municipal, pois, segundo as duas instituições, havia uma reunião com os médicos agendadas para o dia 4 deste mês. Os médicos, por sua vez, alegam que nas atas de reuniões anteriores com a fundação teriam alertado sobre a insatisfação da classe.
A referida reunião ocorreu no dia 4. Contudo, a greve “branca” permanece com o comprometimento dos médicos em atender das possibilidades que lhes cabem. Nova reunião seria nessa sexta-feira, dia 11. Mas, a pedido da comissão dos médicos o encontro foi transferido para amanhã, segunda-feira, dia 14.
AÇÕES PARA “SALVAR” O HOSPITAL
A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Hospitalar de Janaúba estão conseguindo recursos – valores não informados – para o custeio do hospital, incluindo medicamentos. O secretário de Saúde deste município, Gilson Urbano Araújo, reuniria nessa sexta-feira, dia 11, com o prefeito interino Rodrigo Rodrigues para tratar do aporte de R$ 100 mil para aquisição de medicamentos para o Hospital Regional que recentemente investiu em torno de R$ 80 mil na obtenção de remédios e outros utensílios na assistência hospitalar. 
Além disso, é aguardado o posicionamento do governo quanto à proposta de renegociação de dívida. Nessa quinta-feira, dia 10, houve uma reunião com os secretários de saúde da região da Serra Geral de Minas para traçar metas e ações que favoreçam os hospitais. E na sexta-feira, dia 11, o secretário Gilson Urbano teria uma audiência, em Montes Claros, com a subsecretária estadual de Políticas e Ações de Saúde, Mirim Maria de Souza, em busca de apoio do governo do estado para minimizar o drama do sistema hospitalar de Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

GRAVE ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA, NESTA SEXTA-FEIRA, CAUSA A MORTE DO EMPRESÁRIO JANAUBENSE FRED, DO CAFÉ JANAÚBA: BATIDA ENTRE ÔNIBUS E CAMIONETE

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA BR-122 COM 2 MORTES E UMA VÍTIMA GRAVEMENTE FERIDA: BATIDA ENTRE CARRO E MOTO NO TRECHO PORTEIRINHA PARA JANAÚBA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO