FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PRODUTORES DO SUL DE MINAS VÊM CONHECER AS PLANTAÇÕES DE BANANA EM JANAÚBA, NO PROJETO GORUTUBA E NO PROJETO JAÍBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um grupo de 30 produtores rurais do Sul de Minas chega nesta terça-feira, 4 de agosto, à cidade de Janaúba com a missão de verificar in loco as técnicas utilizadas pelos fruticultores do Norte de Minas na produção de banana. A vinda dos produtores é uma iniciativa do Sebrae Minas sob a coordenação da consultora janaubense Fabiana Rodrigues Rocha, da unidade de Passos, em parceria com a Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte).
Em clima de expectativa, os produtores rurais de Delfinópolis, que fica quase na divisa de Minas com o estado de São Paulo, embarcaram nessa segunda-feira com destino ao Norte do estado. O percurso é de aproximadamente 900 quilômetros. Delfinópolis é um dos principais produtores de banana, ficando atrás de Jaíba, Janaúba e Nova Porteirinha, todos do Norte de Minas e que ocupam as três primeiras colocações no ranking mineiro na produção de banana.
Foto divulgação
A consultora janaubense do Sebrae Fabiana Rocha com alguns dos produtores de Delfinópolis que vieram conhecer as plantações de bananas no Gorutuba e no Jaíba.
A primeira diferença que os visitantes sentirão será o clima. Do frio para o calor. Contudo, eles têm algum em comum com os fruticultores da região de Janaúba. Além do apoio da consultora do Sebrae Minas, a gorutubana Fabiana Rocha, os produtores do Sul de Minas têm contato direto e indireto com o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, que é o maior produtor de banana justamente em Delfinópolis – Yamada também lidera a produção dessa fruta no Norte de Minas, mais especificamente em Jaíba, Janaúba e Nova Porteirinha.
Os fruticultores de Delfinópolis visitarão algumas fazendas no Projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha, e no Projeto Jaíba, no município de mesmo nome. Eles vêm respaldados pela Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e região (Adelba). Amanhã, quarta-feira, dia 5 de agosto, às 9h, os produtores de Delfinópolis participarão do Encontro da Bananicultura a ser realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no km 155 da BR-122, na cidade de Nova Porteirinha, quando então estará em debate a organização da bananicultura nacional, a sustentabilidade do setor e os desafios da safra e mercado da fruta.
A bananicultura está presente em Delfinópolis há 22 anos. Começou tímida com 10 produtores disponibilizando uma área total de 20 hectares. Em 2013, ou seja, 20 anos de atividade, o plantio de banana alcançava 967 hectares com uma produtividade de 25 mil quilos e uma produção anual de 24 mil toneladas movimentando em torno de R$ 21 milhões para o setor. A banana prata anã era a variedade mais cultivada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA