FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PARLAMENTO JOVEM DISCUTE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS; ESTUDANTES DE JANAÚBA, ITAMARANDIBA, MONTES CLAROS E CAPELINHA APRESENTAM PROPOSTAS

Reportagem do jornal Gazeta Norte-Mineira
Foto Oliveira Júnior
Plenária regional do Parlamento Jovem com estudantes de Janaúba, Montes Claros, Itamarandiba e Capelinha.
MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – O crescimento da violência nas escolas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha foi um dos focos de discussão do plenário regional do Parlamento Jovem realizado na sexta-feira, dia 21 de agosto, em Montes Claros, com o propósito de discutir a questão de segurança pública e direitos humanos. A proposta levantada nesta 6ª edição, por Capelinha, é que cada escola capacite um professor, responsável para resolver os conflitos, buscando a conciliação e também preparado para enfrentar esse assunto. A proposta será levada para a etapa estadual, que reunirá os alunos de diversos municípios que acontece de 21 a 23 de outubro.
Foto Oliveira Júnior
Maria Clara Oliveira, de Janaúba: humanização no trânsito em favor das crianças, dos idosos e dos deficientes.
Outra proposta levantada pelos alunos é a criação e ampliação de projetos sociais, tanto para a cidade como na zona rural, evitando a inserção de jovens na vida criminal. As alunas Amanda Sampaio e Ana Beatriz explicam que Capelinha não tem o projeto Fica Vivo, que é reivindicado, assim como pedem a ampliação de projetos como Projovem, Parlamento Jovem e Conselhos Regionais de Assistência Social. Elas lembram que a cidade está apresentando indicadores criminais, principalmente nas escolas periféricas e isso tem incomodado muitos professores e alunos.
Foto Oliveira Júnior
Gilvan de Jesus Souza, de Janaúba: expansão da Guarda Mirim, que surgiu através de movimento idealizado pela Câmara de Vereadores de Janaúba; e criação do projeto Aprendiz Jovens.
Na cidade de Janaúba, Gilvan de Jesus Souza e Maria Clara Oliveira pedem que sejam criados e expandidos projetos de prevenção social, como o Guarda Mirim e Aprendiz Jovens, evitando que os jovens entrem na criminalidade. Pediram também que seja implantado um serviço voluntário no trânsito, para facilitar a acessibilidade e deslocamento das crianças e idosos além dos deficientes, nos casos onde precisam usar as faixas de pedestres. O problema é mais grave nas imediações das escolas ou do Mercado Municipal de Janaúba.
A pauta de Itamarandiba é a evasão escolar e por isso, Wesley Araújo Filho e Roseli Gomes sugeriram que sejam desenvolvidas atividades desportivas, para com isso, deixar os jovens ocupados e distantes dos atrativos ofertados pelo tráfico de drogas. No entendimento dos alunos, o esporte é uma arma para estimular os jovens a priorizarem as escolas. Também propuseram a utilização de atividades artísticas com essa finalidade. Os dois estudantes salientam que desde quando foram extintos os jogos esportivos nos bairros, cresceu a violência nessas localidades.
Foto Oliveira Júnior
Josielma Luquini, coordenadora estadual do Parlamento Jovem.
Nas propostas de Montes Claros, o estudante Sávio Silva Rodrigues sugeriu a criação de Abrigos de Mulheres em todas as cidades, para os casos onde elas são vítimas de violência. No Norte de Minas, somente Montes Claros tem esta unidade. Também que seja criado o serviço obrigatório nos órgãos públicos e universidades para os detentos de bom comportamento, permitindo a ressocialização deles e reinserção na sociedade. Por fim, propôs a ampliação de projetos como o Parlamento Jovem para todas as escolas e municípios, despertando os jovens e adolescentes para a vida social.
Foto Oliveira Júnior
Representantes dos 4 municípios que participaram do polo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, entre eles o vereador Sérgio Coelho, presidente da Câmara de Janaúba, no Parlamento Jovem.
A coordenadora estadual do Parlamento Jovem, Josielma Luquini, explica que a expectativa é de maior participação dos jovens na discussão dos assuntos de interesse da sociedade e por isso, espera uma ampla manifestação deles, na defesa das propostas, que podem deixar de ser deles para se transformar em um pedido estadual. Ela lembra que existe uma visão distorcida sobre o Poder Legislativo e por isso, os jovens se envolvendo nas discussões, podem fazer a diferença.
O Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas com diversas Câmaras Municipais. O projeto tem como foco estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, para melhor compreender da organização dos poderes, e a importância da participação popular no Parlamento. Esse ano, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira, edição de sábado, dia 22/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA