FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CIDADÃO RURAL ATENDE QUASE 20 MIL PESSOAS EM JANAÚBA

Foto Sílvio Silva
Meninas cuidam das unhas por ocasião do programa Cidadão Rural realizado no distrito de Vila Nova dos Poções, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior e Cecília Oliveira) – Numa realização conjunta do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), o Programa Cidadão Rural atende quase 20 mil pessoas neste município. O Programa Cidadão Rural é uma das metas que José Aparecido Mendes Santos, presidente do sindicato rural, incorporou à sua gestão no sentido de melhorar a qualidade de vida no campo. Todas as ações do programa têm sido desenvolvidas nas comunidades rurais.
Foto Paulo Henrique Ribeiro

No Cidadão Rural, José Aparecido Mendes e dona Maria, viúva de Almerindo que era conhecido como Prefeito e comerciante na Vila Nova dos Poções. Dona Maria foi atendida na área de oftalmologia com exame de vista.
Essa interelação do Senar Minas com o sindicato de Janaúba mostra a força e a importância dessas duas entidades na formação social e na valorização da cidadania do produtor rural e dos seus familiares. Coordenado pelo Senar Minas, o Programa Cidadão Rural acontece apenas 10 vezes por ano e Janaúba se sente privilegiado por fazer parte desse seleto grupo de 10 municípios mineiros que contam com essa ação global e neste ano ocorreu a 4ª edição do programa no município janaubense.
“Estou muito feliz com o resultado da ação do 4º Programa Cidadão Rural, o segundo no distrito de Vila Nova dos Poções que realizamos nesse sábado (dia 22) com 1.815 pessoas assistidas por intermédio de 3.630 atendimentos com 32 tipos de serviços prestados gratuitamente à população realizado pelo Sindicato Rural de Janaúba, Senar Minas e parceria com a Prefeitura de Janaúba, entidades parceiras e órgãos”, declarou José Aparecido Mendes ao destacar a dedicação de 205 colaboradores que doaram esse dia de trabalho voluntário à comunidade da Vila Nova dos Poções, distante 18 quilômetros da cidade.
Foto Sílvio Silva
No distrito de Vila Nova dos Poções houve orientação e prevenção sobre a higiene bucal, durante o programa Cidadão Rural.
Para Levy de Paula Souza, 61 anos, receber o serviço perto de casa foi muito bom. Há 16 anos, ele ficou cego de um olho e precisa fazer exame de vista anualmente, mas há três anos não fazia. Segundo ele, trabalha de pedreiro na zona rural e o dinheiro que ganha é pouco. “Ser atendido gratuitamente e perto de casa foi maravilhoso”, disse. A gratidão de Levy se assemelha ao depoimento de dona Ana Albina Pereira, 65 anos, que foi atendida pelo Programa Cidadão Rural no distrito de Barreiro da Raiz, em 2013. Dona Ana Albina foi atendida por profissional da área de Oftalmologia, pois necessitava da prevenção fato que, segundo ela, teria sido submetido pela última vez há 20 anos. Segundo ela, se não fosse pelo serviço gratuito proporcionado pelo Programa Cidadão Rural, provavelmente ainda iria esperar cerca de um ano para fazer o exame.
No ano passado, no Barreiro da Raiz, foram realizados 6.085 atendimentos. A 1ª edição do Programa Cidadão Rural em Janaúba foi em 2010, na Vila Nova dos Poções. Em 2011, no distrito de Quem Quem. Em 2012 não houve devido ao período eleitoral. O Sindicato Rural já articula a realização de mais uma edição do programa para o ano de 2015.
Foto Sílvio Silva
Por intermédio do Senar Minas e do Sindicato Rural, meninas do distrito de Vila Nova dos Poções, em Janaúba, aprendem no programa Cidadão Rural a confeccionar pano de maneira artesanal.
No último sábado, Angélica Ferreira Ramos e Hebert de Oliveira Santos, ambos de 17 anos e estudantes do 3º ano do Ensino Médio, aproveitaram a oportunidade para tirar a carteira de identidade e o título de eleitor, durante o Programa Cidadão Rural na Vila Nova dos Poções. Disseram que pretendem votar este ano para escolher governantes comprometidos em ajudar a população. Tereza Maria da Conceição compareceu ao evento para tirar a segunda via da certidão de nascimento para ela e para os quatro filhos. “Preciso delas para ter outros documentos”, esclarece.
As atividades do Programa Cidadão Rural foram prestigiadas pelo coordenador de Promoção Social do Senar Minas, José Belas Gonçalves, e pelo gerente regional do Senar Minas, Dirceu Martins, e ainda pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes. Sábado passado houve a prevenção de cárie junto a 505 moradores, a maioria crianças, ocorreram 203 exames de vistas, 130 cortes de cabelo, além da distribuição de mudas de árvores, emissão de carteira de identidade, CPF, registro de nascimento e de casamento, CPF, título de eleitor, diversão e orientações jurídicas e previdenciárias.
Aproximadamente 2 mil pessoas das comunidades rurais de Angico, Canta Grilo, Jacaré Grande, Paraguaçu e Vila Nova dos Poções foram atendidas sábado durante o Programa Cidadão Rural. “Parabenizo os organizadores desse programa na comunidade quilombola de Vila Nova dos Poções. Eu estive lá e vi o trabalho de ação social”, comentou Mauricio Marques da Silva, do movimento quilombola do Gorutuba, Vila Nova dos Poções. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e Senar Minas)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS