FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PEQUENOS PRODUTORES RURAIS INSTALADOS PRÓXIMO AO AEROPORTO DIZEM QUE SÃO AMEAÇADOS DE DESPEJO PELA PREFEITURA DE JANAÚBA


Foto Oliveira Júnior

  Cícera Aparecida: "Há 18 anos a gente trabalha aqui e nunca ninguém veio aborrecer nós".

 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Aproximadamente 50 famílias de pequenos produtores rurais correm o risco de serem despejadas na área onde se encontram há mais de 20 anos. Isso porque a prefeitura de Janaúba deseja doar a área para empresários implantarem indústrias.
O local é no bairro Santa Terezinha, próximo ao aeroporto municipal, e foi determinado pela prefeitura há menos de 15 anos como área industrial.
Na verdade, o local há mais de 25 anos foi reservado para a escola Agrotécnica Federal, mas como o projeto dessa escola, que hoje seria universidade federal, foi arquivado, a área passou a ter outros fins.

Foto Oliveira Júnior


Valter da Silva Siqueira: "A situação está piorando cada vez mais para o nosso lado".


Em reunião realizada na manhã de ontem, domingo, dia 15 de janeiro, numa das áreas ocupadas por pequenos agricultores há mais de 20 anos, os pequenos produtores querem permanecer no local onde cultivam hortaliças, verduras, frutas e criam animais, como galinhas, porcos e até gado.
         “Ocupo uma área de quatro hectares onde planto hortaliças, verduras e frutas”, diz Jorge Cardoso de Oliveira que solicita ao prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) que vá visitar esses pequenos agricultores e entender porque eles (produtores) querer ficar no local. “O meu sustento está aqui”, justifica Jorge Cardoso que planta e colhe quiabo, maxixe, mamão e maracujá.

Foto Oliveira Júnior

Vereador Avelino “Dodô” Rodrigues: "O compromisso que tínhamos com o prefeito foi 'por terra' na última terça-feira. Acabou a esperança".

         Com 52 anos de idade e receosa de que o mercado de trabalho não a absorveria facilmente pelo fator idade, Cícera Aparecida entende que será um fracasso caso perder esse espaço que ocupa há 18 anos. Se for despejada, Cícera falou que irá para a casa do prefeito pedir comida. “Meu suor é sangue. Trabalho aqui para sobreviver”, declarou a produtora rural que ocupa pouco mais de dois hectares de onde tira o sutento da família através do plantio de milho, feijão, amendoim e da cria de galinhas e porcos.
Cícera informa que dessa pequena, mas valiosa área era consegue cultivar e colher o que lhe garante a sobrevivência e garantia de ter o arroz com feijão na refeição, além de pagar as constas de água e luz. Ela ressalta que nos 18 anos em que se encontra no local nunca os pequenos produtores foram aborrecidos como está ocorrendo na atualidade.

Foto Oliveira Júnior


Jorge Cardoso de Oliveira: “O que eu sei é cultivar a terra”.


         “O prefeito prometeu para nós que não iria nos tirar. Foi até promessa de campanha”. Desta forma expressou Valter da Silva Siqueira ao cobrar de José Benedito o cumprimento do compromisso firmado durante as eleições de 2008 quando ele, candidato a prefeito, foi atrás desses pequenos produtores rurais e lhes asseguraram, caso eleito fosse, faria o possível para legalizar a situação dos ocupantes. “Nós confiamos nele e agora vem cutucando cada um de nós”, diz Valter que cultiva abóbora, mandioca, feijão e melancia que são comercializados, em sua maioria, junto às escolas objetivando a merenda dos alunos.

OUÇA AS FALAS DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS E DO VEREADOR SOBRE O PROVÁVEL DESPEJO:





         O vereador Avelino Rodrigues Filho (PRB), o Dodô, que é líder do prefeito, participou da reunião e lamentou a atitude da administração municipal que até terça-feira (dia 10 de janeiro) da semana passada assegurada o compromisso de não perturbar os pequenos agricultores instalados há mais de 15 anos nas proximidades do aeroporto. O acordo, segundo o vereador, era de que o prefeito se esforçaria pela titulação de legitimidade para os pequenos produtores.
         “Perdemos a confiança e os pequenos produtores e eu acreditamos que a esperança é de que o nossos desejo não será mais concretizado”, declarou o líder do prefeito e também líder dos pequenos agricultores. Juntamente com as famílias dos pequenos produtores ameaçados de despejo, o vereador Dodô articula ua audiência pública e até um manifesto para que a prefeitura respeite as famílias desses agricultores dando lhes condições para sobreviverem e produzirem alimentos.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns Zé Benedito por sujar o PT e valorizando a Classe Rica, voçê vai se candidatar pelo PT ou PSDB este ano???

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

GRAVE ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA, NESTA SEXTA-FEIRA, CAUSA A MORTE DO EMPRESÁRIO JANAUBENSE FRED, DO CAFÉ JANAÚBA: BATIDA ENTRE ÔNIBUS E CAMIONETE

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA BR-122 COM 2 MORTES E UMA VÍTIMA GRAVEMENTE FERIDA: BATIDA ENTRE CARRO E MOTO NO TRECHO PORTEIRINHA PARA JANAÚBA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO